segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


alhos & bugalhos

Frase do Dia
Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro.

Contas TCMBa
Na 128ª sessão ordinária que será realizada na próxima quinta-feira (12), o plenário do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCMBa) apreciarão as contas 2012 do município de 2011 de responsabilidade do gestor Marcos Barreto Dantas. O processo leva o número 07910-12 e será relatado pelo conselheiro Raimundo Moreira.
Na mesma sessão também serão analisadas as Contas do Legislativo 2012, de responsabilidade do gestor Edmilson Borges do Nascimento.
Deu Pádua
 Pádua com Gilka e Gean Silva
Antonio Pádua Gallo foi reconduzido no último sábado (8) a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Itajuípe. Pádua obteve 61 votos (65%), e sua oponente, Adriana Leite, foi sufragada com 31 votos (35%). É a segunda vitória de Pádua em 2012. Em outubro ele foi eleito vereador pelo PTN para a legislatura 2013/2016.
Com esta vitória Pádua acabou com as pretensões do grupo do prefeito Marcos Dantas, e do ex-prefeito Paulo Martinho ambos derrotados nas últimas eleições.
Pádua está afinado com a prefeita eleita Gilka Badaró (PSB) e bons frutos devem ser produzidos nestes próximos quatro anos.
 
Acusado de roubo de veículos e sequestros-relâmpago no sul da Bahia, Jonathas Dantas da Silva, 24 anos, acabou preso após um vacilo. Ao tentar levar o carro de uma mulher na última semana, em Itajuípe, o bandido  foi surpreendido pela reação da vítima, que gritou pedindo socorro.  Jonathas e outros elementos de seu bando fugiram, mas ele deixou documentos pelo caminho.
Com esse “presente”, a polícia localizou o ladrão na noite deste sábado, 8, em um lava-jato no bairro da Mangabinha, em Itabuna. Segundo a polícia civil, o local funcionava como garagem de carros roubados.
Com o ladrão, a polícia encontrou um Volkswagen Polo de cor preta, um Fiat Uno vermelho e um Gol. O Uno estava com placa que pertence a uma moto. As informações são do Portal do Sul da Bahia.

TCM assina convênio com MP para combater improbidade municipal
Assinado convênio com Ministério Público
O Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, e o Procurador-Geral de Justiça na Bahia, Dr. Wellington César Lima e Silva, assinaram quinta-feira (06/12), um Termo de Cooperação entre o TCM/BA e o Ministério Público Estadual, como parte da “Semana do Ministério Público”.
O evento, realizado no primeiro período da tarde, no Fiesta Convention Center, na Av. Antônio Carlos Magalhães, em Salvador, contou, além do Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva e do Presidente do TCM, Paulo Maracajá Pereira, com as presenças do Chefe da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, Antônio Veiga Argollo Neto, representando o Ministro de Estado, Chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage; o Procurador-Geral do Ministério Público Especial de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Maurício Caleffi e do Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público (GEPAM), Adriano Assis.
O Termo de Cooperação constitui objeto de parceria entre o Ministério Público da Bahia e o Tribunal de Contas dos Municípios visando a prevenção e o combate aos atos de improbidade praticados no âmbito municipal, aproximando, ainda mais, as instituições signatárias e reforçando, consequentemente, o intercâmbio de informações, documentos e serviços com o fim de aperfeiçoar e conferir maior efetividade às relevantes atribuições que lhes são legalmente conferidas.

RECEITA LIBERA CONSULTA AO ÚLTIMO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

 
Da Agência Brasil
A partir de hoje (10), os contribuintes que não caíram na malha fina em 2012 terão a consulta à restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) liberada. A lista dos beneficiados pelo último lote de restituições do IRPF estará aberta a partir das 9h na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Quem não entrar na relação é porque ficou na malha fina.
De acordo com a Receita Federal, 616.569 declarações ficaram retidas em 2012, contra 569.671 no ano passado. O principal motivo para a incidência na malha fina foi a omissão de rendimentos, que concentrou 69,12% das declarações retidas. As despesas médicas vieram em segundo lugar, com 11,56% das retenções. Para sair da malha fina, o contribuinte deve preencher uma declaração retificadora, mas só receberá a restituição em lote residual nos anos seguintes.

POTIRAGUÁ: EXEMPLO A SER SEGUIDO

 
O prefeito de Potiraguá, Olyntho Moreira (PP), mesmo não sendo candidato a reeleição está tendo um final de governo que poderia ser seguido pela maioria dos prefeitos derrotados da Bahia.

Durante o governo de Olyntho o município enfrentou o problema da queda de arrecadação em virtude do resultado do Censo 2010. A arrecadação diminuiu em 50%, passou de R$ 1.200.000( um milhão e 200 mil), para R$ 600 mil.

Mesmo assim não atrasou o pagamento dos funcionários, prestadores e o pagamento de fornecedores. No início de dezembro pagou o 13º salário, não deve nenhum prestador e fornecedor, e dia 22 vai inaugurar a praça central da cidade com recursos próprios, com direito a uma grande atração.

Questionado sobre essa sua forma de administrar, Olyntho Moreira é contundente:

“ mesmo com tanta dificuldade, mas com seriedade o trabalho aparece”.

Escolas podem ter aula de ética

 
Aprovado no mês passado no Senado, o projeto de lei que prevê a inclusão de duas novas disciplinas obrigatórias (Cidadania Moral e Ética, no ensino fundamental, e Ética Social e Política, no médio) já está causando polêmica antes de ser votado na Câmara de Deputados. Os defensores da proposta do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) argumentam que a atual crise de valores e o cenário de corrupção justificam os conteúdos. Mas educadores ouvidos pelo GLOBO são contra, alegando principalmente que a grade curricular do ensino básico já está saturada.O próprio Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) reprovam a iniciativa. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, frisa que as escolas públicas já têm 13 disciplinas obrigatórias.- A sobrecarga não contribui para o aluno ter foco nas disciplinas essenciais, que são Matemática, Língua Portuguesa e Ciências.Presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa diz que os dois órgãos trabalham juntos na reformulação da Educação básica. Para ela, a inclusão das disciplinas inviabilizaria o projeto político pedagógico das escolas.

Dia da verdade

A Comissão da Verdade não tem tido tanta dificuldade, como previa, para montar o quebra-cabeça da tortura e da morte na ditadura.
Quando bateram em retirada, os militares trataram de pôr fogo em muitos papéis. Mas deixaram rastros.
Segue...
A comissão encontrou material valioso num arquivo inocente sobre o Itamaraty.
Sem falar em anotações achadas na casa do coronel Júlio Miguel Molinas Dias, em Porto Alegre.
E o Zózimo, hein?...
Zózimo Barroso do Amaral (foto), o colunista maior que nós todos, foi vigiado pelo SNI, como revela documento em poder do coleguinha Lúcio de Castro, do canal ESPN, que vai exibir, de 18 a 21 deste mês, “Memórias do chumbo — O futebol nos tempos do Condor”.
Nosso Zózimo ficou na mira dos militares por ter escrito que a bandeira hasteada nas vitórias de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1 era a da Inglaterra e não a do Brasil.
Na verdade...
Zózimo, que era a favor da luz, foi em cana duas vezes na ditadura. Na primeira, por andar com gente do andar de cima, teve de aguentar, bem- humorado, um colega de cela brincar:
— Ih, os milicos endoidaram! Estão prendendo eles mesmos!

Filme do Dia
 Sandra Bullock
A Proposta
TELA QUENTE
22h20 Globo - A Proposta
(The Proposal, EUA, 2009) 
Direção: Anne Fletcher 
Elenco: Sandra Bullock (Margaret Tate), Ryan Reynolds (Andrew Paxton) , Malin Akerman (Gertrude), Craig T. Nelson (Joe Paxton), Mary Steenburgen (Grace Paxton), Betty White, Denis O'Hare, Oscar Nunez 
Sinopse: Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa e temida editora de livros, que se vê em apuros ao ser comunicada de sua deportação para o país-natal, o Canadá. Para evitar que isto ocorra e ela tenha que deixar seu cargo para um editor que é seu rival, ela declara estar noiva de Andrew Paxton (Ryan Reynolds), seu assistente. Perseguido por Margaret há anos, Andrew aceita participar da farsa mas impõe algumas condições. Juntos, eles vão ao Alasca onde a família de Andrew se prepara para comemorar o aniversário da vovó dele.
Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.

Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...