quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


alhos & bugalhos

Frase do Dia
' O que me atrai é a curva
livre e sensual. A curva
que no encontro sinuoso
dos nossos rios, nas nuvens
do céu, no corpo da mulher
preferida. De curva é feito
 
todo o universo. O universo
curvo de Einstein '

Orçamento 2013 será votado em última discussão hoje

O Legislativo itajuipense vota na manhã de hoje na 15ª sessão ordinária o Projeto de Lei 26/2012, de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre o Orçamento 2013. O Orçamento tem um valor global de R$ 37.025 milhões e contempla a administração municipal, autarquia e o legislativo.
O projeto seria votado na sessão da última quinta-feira (29), que não foi realizada por falta de quorum.

COMANDO DO 15º BPM FORMA JOVENS DO PROERD EM ITAJUIPE

 
Ten. Coronel Lemos e Tenente Heidilane Coordenadora do PROERD
Do - noticiasligacaodireta.blogspot.com.br- O Comando do 15º BPM esteve em Itajuipe na tarde desta quarta feira dia 5 realizando cerimônia de formação   de 165 jovens estudantes das escolas do município ALBERTO HAGE - ESCOLA ROTARY E LURDES PINNILOS participantes do PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA  AS DROGAS (PROERD) desenvolvido pela Policia Militar. Essa iniciativa vem de forma didática trabalhar os alunos para os perigos das Drogas  ilicitas com a licitas. De acordo o Ten. Coronel Lemos que concedeu entrevista ao vivo a Tudo Fm Itajuipe 96,1 o objetivo é prestar mais um serviço de relevante importância a sociedade, não de forma repressora mas envolvendo, escola, professores, Conselho Tutelar e os pais no sentido de ser um fator multiplicador de ações a partir desse projeto, criando uma consciência entre esses jovens visando a médio prazo um numero bem maior de crianças longe das drogas. Itajuipe depois de Itabuna é a segunda cidade sob a Jurisdição do 15º BPM a receber esse projeto.

Na foto as Soldados Adriana e Renata e alunos . Elas  ministraram as aulas do PROERD nas escolas do município

BAHIA DEIXARÁ DE RECEBER 8,8 BILHÕES COM VETO DOS ROYALTIES


Com o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que redistribuiria os royalties de do petróleo, a Bahia e seus municípios deixarão de ganhar 8,8 bilhões nos próximos 8 anos (2013 – 2018), sendo 700 milhões a mais se consideramos apenas em 2013, segundo dados do Diretor de Assuntos Financeiros e Econômicos do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Sergio Furquim.

As estimativas foram calculadas pelo IAF, com base no rateio proposto e vetado pela Presidente e se considerando, de forma conservadora um incremento real anual de 2014 a 2018 de 13% ao ano, bem abaixo do ganho real anualizado nos últimos anos.

Se o projeto fosse aprovado, estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, perderiam dinheiro. A parcela cairia dos atuais 26% para 20% já a partir de 2013. Os municípios que produzem petróleo e hoje ficam com 26% dos royalties, passariam a receber 15% no ano que vem e 4%, em 2020. Já a parcela de cidades não produtoras passaria de 1,75% para 21% a partir de janeiro.

A parcela dos estados não produtores saltaria de 7% para 21%. Enquanto o estado da Bahia recebeu 452 mi ano passado, a cidade carioca Campos de Goytacazes recebeu um valor equivalente a 1,18 bi. A cidade, que é menor que Feira de Santana, ganhou três vezes mais que a Bahia inteira.

Em 2011, a União em todos os seus impostos e contribuições, arrecadou 698 bi. Desse valor, em São Paulo conseguiu arrecadar um total de 279 bi. Já na Bahia arrecadou 13 bi. “Imagine a diferença de atividade econômica entre esses dois estados, e ainda estão querendo concentrar mais receitas, mais investimentos em lugares que já são mais favorecidos economicamente, como é o caso dos estados do Sudeste”, explica o Diretor. Ele ainda esclarece que se São Paulo conseguiu arrecadar 279 bilhões, o ideal seria que a Bahia tivesse atividade econômica para arrecadar 70 ou 80 bilhões, e não somente 13 bi.

Oscar Niemeyer deixa legado para a Bahia

 
Poucos sabem, mas Oscar Niemeyer tem duas obras assinadas em Salvador. A primeira delas é a escultura no túmulo de Carlos Marighella, localizada no Cemitério Quinta dos Lázaros. A segunda é a enigmática Praça de Oxum, inaugurada em 1993 e que se situa no Terreiro da Casa Branca (Ilê Axé Iyá Nassô Oká), na Avenida Vasco da Gama. No largo pertencente ao terreiro, existia um posto de gasolina. Foi a mobilização da comunidade e de intelectuais como D. Timóteo Amoroso Anastácio e Pierre Verger que reconquistaram o espaço. Segundo o antropólogo e Ogã do Terreiro da Casa Branca, Ordep Serra, a melhor opção para a recuperação do terreno era conseguir que algum arquiteto fizesse gratuitamente o projeto da futura praça. "Como um presente mesmo", diz. Surgiu, então, a proposta de que Niemeyer assinasse o desenho. Faltava oficializar o convite. "O contato com Niemeyer foi feito pelo então deputado Fernando Santana, que era muito amigo dele. E aí foi uma comitiva fazer pessoalmente o pedido", explica o antropólogo. Jornal A Tarde.
Corpo de Oscar Niemeyer é embalsamado e aguarda traslado para Brasília, onde será velado
OGLOBO - As homenagens oficiais a Oscar Niemeyer, morto na noite de ontem aos 104 anos, começarão na tarde desta quinta-feira. O corpo do arquiteto deve seguir às 12h para Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto. No fim da tarde, volta para o Rio, seguindo para o Palácio da Cidade, onde haverá uma cerimônia restrita.
O velório só será aberto ao público no Rio na manhã de sexta. No mesmo dia, à tarde, está marcado o enterro no Cemitério São João Batista. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou luto de três dias no Estado.

IPVA mais barato em 2013

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Pernambuco vai baixar em 2013. Os números exatos estão em processo de finalização pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), explicou o gerente do Segmento de Veículos/IPVA, Júlio Lóssio, antecipando, porém, que haverá queda. No mercado local de venda de veículos, especula-se que a redução média pode chegar a 15%. Para este ano, já havia ocorrido diminuição no Estado, de 4,8%. Outro forte indicativo é que São Paulo e Minas Gerais anunciaram esta semana reduções médias para o tributo de 8,56% e 11%, respectivamente. A perspectiva de queda de dois dígitos se deve à certeza de que os valores venais dos veículos seminovos, medidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficará bem mais baixo este ano. O presidente da Associação de Revendedores de Veículos Automotores de Pernambuco (Assovepe), Antônio Selva, explicou que no mercado local - fiel da balança para os cálculos da Fipe - a queda média foi de 20%.

Aposentado em dezembro de 2002 deve pedir revisão

 
O segurado do INSS que começou a receber a aposentadoria em dezembro de 2002 tem apenas até o final deste ano para fazer um pedido de revisão de seu benefício. A Previdência Social estipula um prazo de dez anos-- conhecido como decadência-- para que os segurados peçam alguma correção na grana que recebem. O prazo de dez anos começa a correr a partir do dia 1º do mês seguinte ao do recebimento do primeiro benefício. Isso quer dizer que quem começou a receber uma aposentadoria, pensão ou auxílio em dezembro de 2002 tem até o dia 1º de janeiro do ano que vem para dar entrada em um pedido de revisão. Porém, como 1º de janeiro de 2013 é feriado de Ano-Novo, o recomendável é que o pedido seja feito até o final deste mês, para evitar uma negativa do INSS por conta do prazo.

Filme do Dia
As Sandálias do Pescador (The Shoes of the Fisherman)



  • Sinopse
Todos os olhos fitam o Vaticano, aguardando a fumaça branca que comunica a eleição do novo Papa. O novo pontífice é a única pessoa capaz de trazer paz ao mundo ameaçado por uma guerra nuclear. Adaptado a partir do best seller de Morris L. West, o filme é, ao mesmo tempo, uma história sobre a atual intriga geopolítica e sobre os bastidores do Vaticano. Anthony Quinn interpreta um político russo recém-liberto do cativeiro que é indicado para ser o Papa Kiril Lakota. Produção indicada para dois Oscar® e ganhadora do Globo de Ouro pela trilha sonora criada por Alex North.
Elenco
 ... Kiril Lakota
 ... Piotr Ilyich Kamenev 
 ... Fr. David Telemond
 ... George Faber
 ... Cardinal Rinaldi
 ... Cardinal Leone
 ... The Elder Pope 
 ... Dr. Ruth Faber

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...