terça-feira, 11 de dezembro de 2012


alhos & bugalhos

Homenagem ao Centenário de Dr. Montival de Souza Lucas

Frase do Dia

Dr. Montival de Souza Lucas
1912 – 2012 – 100 Anos
Itajuipe comemora na próxima quinta-feira (13) o Centenário de Nascimento do Médico Montival de Souza Lucas.
 Dr. Montival Lucas (a esquerda) com Dr. Diógenes Vinhaes  )(centro) participando de uma formatura em Itajuípe
Dr. Montival como era tratado carinhosamente pela comunidade itajuipense, nascido em Sapeaçú, em 13 de dezembro de 1912, concluiu o curso de Medicina em 1937, pela Faculdade de Medicina da Bahia. Faleceu em 2 de novembro de 1986.
 Imóvel onde Dr. Montival e Família residiu desde a sua chegada em Pirangi (Itajuípe)

Dr. Montival chegou a Pirangi (Itajuipe) no ano de 1938. Teve atuação destacada no movimento em prol da emancipação de Itajuípe, bem como foi um incentivador na construção e implantação do Hospital Pirangi, na criação do Lactário Santa Eufrosina, do Ginásio 7 de Setembro e do curso Pedagógico e na criação da Legião Feminina de Educação e Combate à Tuberculose.
Como médico, tinha por hábito atender às sexta-feiras, em sua residência, as pessoas carentes e trabalhadores rurais; entretanto, nunca conseguir ficar nenhum dia sem que sua casa não estivesse com pessoas para serem consultadas.
Reconhecido pela competência profissional, dedicação e amor aos seus clientes e à cidade por ele escolhida para o exercício da profissão, poderia ser chamado de “o médico humanitário ou o médico dos pobres”.
Foi diretor do Hospital que leva o seu nome e tem também homenagem com o nome da rua onde morou.
Foi também Coordenador Médico do INSS em Itabuna.
Fonte – Memória Histórica de Itajuípe – Autor. Dr. Vicente Pires. Edição 2001.
 Dr. Montival em solenidade Maçônica tendo ao lado Dr. Agildo Miranda e Sr. Antonio Alves


Programação:
 Dia 13.12 –
07h30min Missa de Ação de Graças na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus; 08h40min Café da Manhã oferecido à Família Lucas, na sala alternativa da FLL; 10h00min Atos Celebrativos na Fundação Lourdes Lucas ( tributos às entidades municipais nas quais Dr. Montival  foi membro; Mostra de trabalhos sociais da fundação; Inauguração da sala de mamografia); 11:00 Instalação do busto e placa comemorativa do centenário, no hospital que tem o nome do homenageado; 20:30min. Noite festiva com música ao vivo no Clube Kamuá, oferecida pela família Lucas. 
 Dr. Montival com Dª. Lourdes Lucas e uma netinha

Hospital Dr. Montival de Souza Lucas
Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.

 Dr. Jonga Lucas, filho do saudoso Dr. Montival Lucas ao lado  da prefeita eleita Gilka Badaró. Em comum filhos de dois valorosos lutadores pela emancipação de Itajuípe.
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...