sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


alhos & bugalhos

Frase do Dia

"Aqui é o Oeste, senhor. Quando a lenda é maior que o fato, publique-se a lenda"
O Homem Que Matou o Facínora

Orçamento 2013 foi aprovado
O Legislativo itajuipense aprovou na manhã de ontem (6), na 15ª sessão ordinária o Projeto de Lei 26/2012, de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre o Orçamento 2013. O Orçamento tem um valor global de R$ 37.025 milhões e contempla a administração municipal, autarquia e o legislativo.
Participaram da sessão os vereadores Edmilson Borges, Fábio Almeida, Gean Slva, Gilmário Costa, Maria da Conceição Leite, Vinicyus Guimarães e Wagner Moreira.
O projeto foi enviado depois de aprovado o chefe do Executivo  sancionar.

Direto do jornalsportnews

15° BPM realiza formatura de 165 novos alunos do PROERD na cidade de Itajuípe

Na tarde da última quarta-feira (5), 165 alunos da rede municipal de Itajuípe, participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que foi realizada no Salão Paroquial da igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e contou com a presença do Comandante do 15° BPM de Itabuna Tenente Coronel Lemos, A secretaria de Educação do Munícipio Itália Castro, Diretoras dos Colégios participantes e autoridades locais. O Proerd que é uma versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education – Educação para Resistir ao Uso e Abuso de Drogas (D.A.R.E.), surgido em 1983 no EUA, é um programa que consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influencias diárias que contribuem ao uso de drogas e à pratica de violência, desenvolvendo habilidades para resistí-las. Este projeto é marcante devido á novidade desta ação ter sido desenvolvida fora da cidade de Itabuna, onde se concentram todas as atuações deste programa. A partir da qualificação de novos profissionais, o Batalhão vai expandir suas atividades contemplando outros municípios da área do 15° elevando o trabalho já desenvolvido que já formou mais de 6000 crianças, durante os oito anos em que foi implantado na região Grapiúna. Esta última turma na cidade de Itajuípe teve a frente da coordenação a 1° Ten PM Heidilane e suas aulas foram ministrada pelas SD PM Renata e Sd Adriana. Os temas tratados com os alunos durante o cursos foram sobre o cigarro, a maconha, o álcool, os inalantes, prevenção e posicionamento contra o bullying, as bases da amizade, decidindo de forma confiante e ação pessoal. (fonte: id). A formatura foi marcada por muita alegria e descontração com a participação dos alunos na apresentação de peças infantis que tinham como tema “Hoje é dia de PROERD” e “Luz, Câmera, Ação”. Na oportunidade foram entregues certificados aos Diretores dos Colégios que participaram do projeto e certificados e brindes aos alunos que se destacaram pelo empenho no curso e pelas melhores redações. Essa é mais uma ação que a Policia Militar desempenha para atuar em prol da prevenção e conscientização dos jovens para que não se envolvam com as drogas e a violência em nossas cidades. - jornalsportnews.blogspot.com.br

CENTENÁRIO DE JORGE AMADO É LEMBRADO NA RUSSIA

Jorge Amado é, provavelmente, o autor brasileiro mais lido na Rússia. O público russo o conheceu ainda nos tempos da União Soviética. No centenário de seu nascimento foi comemorado em Moscou com a apresentação, no fim de novembro, da tradução russa de seu livro Tocaia Grande.

Para a tradutora de Tocaia Grande, Varvara Roll, foi sua primeira experiência de tradução de um autor brasileiro. Questionada por que acha que os leitores russos devem conhecer o livro Tocaia Grande, ela responde: “Porque neste livro, tal como nos outros, há muitas coisas que faltam na nossa vida russa… Por exemplo, uma grande paixão…”

Os primeiros romances de Jorge Amado publicados na Rússia foram Cacau e Suor, em 1934, em uma revista literária. Jorge Amado se tornou muito popular, primeiro, por motivos políticos. Os camponeses soviéticos, que haviam passado pelos anos de fome na década de 1930, lendo Seara Vermelha, identificavam-se com a vida dos camponeses brasileiros, viam-na como uma história sobre si mesmos.

Mas a ideologia não foi nem a única, nem a principal causa do sucesso de Jorge Amado na Rússia. Como sabemos, Jorge Amado ficou desapontado com o comunismo nos anos 50 e a União Soviética caíu em 1991… No entanto, apesar disso, Jorge Amado é ainda mais admirado na Rússia, mais do que Machado de Assis. www.blogdogusmao.com.br


Direto do 

BANCOS OFICIAIS – CEF E BB – DESAFIAM JUSTIÇA E RETÊM PAGAMENTOS


Considerado o sistema de informática mais avançado do mundo, os bancos brasileiros demonstram que, quando querem, desmoralizam até mesmo a própria credibilidade como proprietários dos softwares e sistemas mais avançados entre todos os estabelecimentos bancários da comunidade internacional.
Isso foi feito por eles recentemente em Ilhéus, quando relutavam a cumprir uma decisão proferida pelo juiz da 3ª Vara do Trabalho, em bloquear os recursos do Município, através do sistema Bacen Jud, para em seguida realizar o pagamento dos servidores municipais, em suas contas, como geralmente era executado através dos anos.
Toda essa execução foi planejada numa audiência especial, na qual foi firmado um acordo judicial com as atribuições das partes envolvidas: A Caixa Econômica Federal manter os valores bloqueados até autorização judicial de transferência para o Banco do Brasil, que deveria depositar em conta especial e, imediatamente, transferir os recursos para a conta corrente dos servidores.
No mesmo acordo firmado com a Justiça e o Ministério Público Trabalhista, caberia à Prefeitura entregar, no prazo de 24 horas os arquivos com o restante do pagamento de setembro e do mês de outubro e, em 48 horas, enviar os arquivos com a folha do mês de novembro, sob pena de multa diária estipulada em R$ 20 mil.
Mais aí foi que começou o calvário dos servidores, haja vista a sanha argentária dos dois estabelecimentos bancários, com o argumento de que a operação não seria fácil de realizar. Ou seja, seria um trabalho estressante e impossível dar um simples comando através de um teclado do computador do gerente da Caixa Econômica Federal para que os recursos chegassem ao Banco do Brasil.
Pior do que a negativa de dar o tal comando, o gerente da Caixa, de prenome Celso, se negou até mesmo a receber o secretário da Administração de Ilhéus, José Nazal, sob o absurdo argumento de que o expediente já teria encerrado. E Nazal, que tentava solucionar uma crise, bateu com a cara na porta de uma instituição que se diz parceira das prefeituras.
No Banco do Brasil, o servidor também recebeu um tratamento desumano e enganado por falsas promessas (também) de que a operação teria dificuldades em ser feita, marcando horários para não serem cumpridos.
Mesmo com os recursos para pagar os servidores no banco, a agência responsável pelo pagamento em Ilhéus (0019-1) não disponibilizou os valores nas contas correntes dos servidores no dia 5 de dezembro. Entretanto, cobrou as taxas de manutenção da conta corrente no mesmo dia, com juros e IOF, numa demonstração de que sabiam “dar além da queda, o coice”. Ou seja, ficou com o dinheiro do servidor e ainda cobrou taxas pelo erro do próprio banco. É assim que agem os bancos, inclusive os oficiais.

Naquela mesa

 Antônio Callado (1917-1997), João Saldanha (1917-1990), Darcy Ribeiro (1922-1997) e Maysa (1936-1977), grandes brasileiros que deixaram saudade, agora “dividem” uma mesa de botequim em Maricá, RJ. É que a prefeitura pôs no Canal da Cidade estas esculturas em bronze para homenagear os quatro — que, cada um no seu tempo, tiveram casa de praia ali (Maysa, aliás, morreu num acidente de carro quando dirigia para Maricá). A obra é do casal de artistas plásticos Alexandre e Rosaura Shiachticas. Repare que há uma cadeira vazia para quem quiser sentar e tirar fotos - Do ancelmo.com

Filme do Dia
O Homem Que Matou o Facínora
(Man Who Shot Liberty Valance, The, 1962)
The Man who shot Liberty Valance
• Direção: John Ford
• Roteiro: James Warner Bellah (roteiro), Willis Goldbeck (roteiro), Dorothy M. Johnson (estória)
• Gênero: Faroeste
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 123 minutos
• Tipo: Longa-metragem

 Sinopse: Em 1910, o Senador Ransom Stoddard e sua esposa Hallie chegam numa pequena cidade para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne). Entrevistado por um repórter, Stoddard conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance por meio da lei. Doniphon, um respeitado caubói, insistia na validade da lei do revólver. Além das diferenças de estilo, Doniphon e Stoddard compartilhavam o interesse pela mesma mulher (Hallie, na época uma garçonete de saloon), além da mesma mesma vontade de acabar com a tirania.
Elenco

• John Wayne  
Tom Doniphon
• James Stewart  
Ransom Stoddard
• Vera Miles  
Hallie Stoddard
• Lee Marvin  
Liberty Valance
• Edmond O'Brien  
Dutton Peabody
• Andy Devine  
Link Appleyard
Doc Willoughby
• John Carradine  
Major Cassius Starbuckle
Nora Ericson
Amos Carruthers
Peter Ericson
• Woody Strode  
Pompey
• Lee Van Cleef  
Reese

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.
 
Itajuipe 60 anos

Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...