sábado, 1 de abril de 2017

Legislativo aprova lei que autoriza repasses para o HML


alhos & bugalhos*

Personalidades Carismáticas

Aristharcho Weyll, ACM, Sebastião Otoni, Vicente Pires e Carlos Sodré

Sebastião Otoni de OliveiraMacaubense da gema, nasceu em 05 de outubro de 1925, fixando residência em Itajuípe, na década de 40, foi comerciário, trabalhando em coletorias de Itapé, União Queimada e na sede do município de Itajuípe, declinando assumir a Coletoria de Xique Xique, posteriormente ingressou no setor de Fiscalização Geral das Rendas Municipais de Itajuípe.

Membro atuante na comunidade itajuipense, foi integrante da Campanha Nacional de Educandários da Comunidade (CNEC), órgão mantenedor do Colégio Dr. Diógenes Gomes da Costa Vinhaes, fez parte por décadas da Sociedade Beneficente de Itajuípe, entidade mantenedora do Hospital Dr. Montival de Souza Lucas, atuando também como membro do Sindicato dos Produtores Rurais de Itajuipe, Rotary Club, Aliança dos Artistas e Operários de Pirangy e da Associação dos Empregados no Comércio de Itajuípe.

Na Loja Maçôncia Acácia do Sul foi membro ativo desde 1955, onde ocupou diversos cargos da hierarquia maçônica, inclusive o venerelato.

Em 2002, ano do Cinqüentenário de Emancipação Política-Administrativa do Município de Itajuípe, Sebastião Otoni de Oliveira, apresentou na sessão  Comemorativa dos 74 anos de existência da Loja Maçônica Acácia do Sul, uma dissertação sobre a história da loja desde a sua fundação no dia 14 de julho de 1928, cuja data da comemorava-se a “Queda da Bastillha” data esta escolhida previamente de comum acordo, como símbolo da luta que eles iriam empreender contras as forças políticas de Ilhéus que eram contra a emancipação de Itajuípe.

Politicamente exerceu o exercício de vereança por três legislaturas, apresentando expedientes que proporcionaram bem estar da população do município.

No ano de 1971 assumiu a administração municipal (biênio 1971/1972), implementando um governo visionário com a realização de diversas obras necessárias para um fiel desenvolvimento expansionista do município.

Entre as obras realizadas em seu governo destaca-se: A construção da Avenida Julieta Maron Ramos que liga o centro da cidade a Escola Estadual Polivalente, a abertura da Rua Salomão Mafuz que liga o Hospital Dr. Montival de Souza Lucas ao Bairro Santa Rita de Cássia , o saneamento e aterro na área onde está edificado a Escola Municipal Lourdes Pinillos (antiga 2 de Julho), construção da Escola Municipal Frei Henrique Woltering, no  Bairro Alto da Liberdade, deu ampla atenção com obras e saneamentos na sede, distritos e povoado, em convênio com a CEPLAC, construiu o acesso que liga Itajuípe a BR 101, pelo acesso norte.

Neste ano de 2017, Sebastião Otoni de Oliveira completa 92 anos de idade, brindando-nos com exemplos de austeridade, prioridades e responsabilidade. “Um governante pode transformar e atender aos reclames da população, não como um favor e sim como obrigação peculiar que o cargo requer.”

Municípios

Legislativo aprova lei que autoriza repasses para o HML



Através da Lei Municipal nº 961, de 31 de março, aprovada pelo Legislativo Itajuipense, fica o Executivo Municipal autorizado a celebrar convênio de cooperação financeira com a Associação Beneficente de Itajuípe, órgão mantenedor do Hospital Dr. Montival de Souza Lucas.

Os recursos será repassados mensalmente até o dia 31.12 do corrente ano e cobrirá necessariamente o atendimento a população itajuipense nos serviços de urgências/emergências e serviços de transportes através de ambulâncias em sobre aviso, ambos com funcionamento de 24 horas que serão proporcionado pelo HML.

Pela lei também fica criada uma Comissão com a finalidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e o bom funcionamento do hospital, bem como a prestação de prestação de contas do convênio a ser feita pelo ente conveniado ao ente convenente, devendo apresentar mensalmente relatório sobre a aplicação dos recursos provenientes do presente convênio ao Município de Itajuípe e Hospital Dr. Montival de Souza Lucas através de sua mantenedora.

Estados

UESC realiza vestibular para cursos de graduação EAD


A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) abre edital para realização do vestibular para o preenchimento de mais de 240 vagas para cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os candidatos poderão optar pelo curso de biologia, letras vernáculas, pedagogia e matemática distribuídos nos polos de Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Ibicuí. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no site da uesc (www.uesc.br), no período de 03 a 24 de abril de 2017.

As provas do Vestibular EaD 2017 serão realizadas na data provável de 18 de junho de 2017, às 13h e serão aplicadas no Polo, no qual o candidato se inscrever. Apenas os candidatos que optarem por concorrer a vaga nos Cursos dos Polos de Ilhéus e Itabuna, realizarão as provas no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A prova será composta de 45 questões objetivas e uma Redação, com critérios específicos para cada curso.
A UESC já oferece a modalidade de Ensino a Distância desde o ano de 2007 e trabalha com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Para a coordenadora do NEAD (Núcleo de Educação a Distância da UESC), profa. Maridalva Penteado, a EaD tem sido uma nova alternativa de aprendizagem que as pessoas têm encontrado para adquirir sua graduação com horários e turnos de estudo flexíveis. “O aluno do Ensino a Distância da UESC conta todo suporte tecnológico, material impresso gratuito, encontros presenciais e tutores especializados para proporcionar uma graduação de qualidade”, acrescentou.
Para saber mais sobre inscrição, polos, cursos, vagas, prova, atendimento especial para candidatos e etapa classificatória, acesse o edital que está disponível na página da UESC – www.uesc.br.


Nacionais
Avaliação negativa do governo chega a 55%


A avaliação negativa do governo do presidente Michel Temer (PMDB) aumentou para 55% no primeiro trimestre do ano, mostra pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na última sexta-feira (31). No levantamento anterior, divulgado em dezembro, o porcentual dos que avaliavam o governo como ruim ou péssimo era de 46%.A avaliação positiva do governo Temer, por sua vez, também registrou queda de 13% para 10% entre dezembro de 2016 e março deste ano. A avaliação regular do governo do peemedebista caiu para 31% em março, ante 35% na última pesquisa. Os que não souberam ou não responderam sobre a avaliação representaram 4% dos entrevistados, ante 6% em dezembro. A aprovação pessoal do presidente também piorou. 

Desemprego atinge recorde de 13,5 milhões de pessoas


A taxa de desocupação no Brasil ficou em 13,2% no trimestre encerrado em fevereiro de 2017, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta sexta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 12,50% e 13,40%, com mediana de 13,20%. Em igual período de 2016, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 10,2%. No trimestre encerrado em janeiro de 2017, o resultado ficou em 12,60%.O País registrou o patamar recorde de 13,547 milhões de pessoas desempregadas no trimestre encerrado em fevereiro de 2017, dentro da série histórica da Pnad Contínua, iniciada no primeiro trimestre de 2012 pelo IBGE.
Conta de luz terá bandeira vermelha em abril, define Aneel

As contas de luz de abril vão incluir a bandeira vermelha, o que vai implicar na cobrança de taxas extras para todos os consumidores do País. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 31, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira vermelha, que será aplicada em seu primeiro patamar, será adicionado R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pela Aneel, que avalia a situação dos reservatórios em todo o País para tomar uma decisão. Em março, as chuvas já tinha ficado abaixo das expectativas, o que levou à necessidade de acionar mais termelétricas para abastecer o País. Na avaliação da agência, a situação se agravou. A preocupação agora é poupar água nos reservatórios para garantir que não haja escassez depois do fim do período chuvoso. Para guardar essa água, é necessário ligar mais usinas termelétricas.

Folclores Políticos
Lembranças de Jucelino

Três dias antes de morrer, Juscelino viera de sua fazendinha em Luziania e pernoitara no apartamento do primo Carlos Murilo, em Brasília. Estava triste e deprimido por tantas injustiças e perseguições, e fez a esse seu primo e meu xará a seguinte confissão que, autorizado por ele, agora, pela primeira vez, vou revelar:

-Meu tempo, aqui na terra, está acabado. Tenho o quê, de vida? Mais dois, três ou cinco anos? O que eu mais quero agora é morrer. Não tenho mais idade para esperar. Meu único desejo era ver o Brasil retornar à normalidade democrática. Mas isso vai demorar muito e eu quero ir embora.

Estava sem dinheiro e tomou 10 mil cruzeiros emprestados. Tendo Ulysses Guimarães e Franco Montoro como companheiros de voo, viajou para São Paulo e desceu em Guarulhos, porque o aeroporto de Congonhas estava fechado. Ficou hospedado na Casa da Manchete, em São Paulo.

No dia seguinte, JK despediu-se de Adolfo Bloch, que depois revelava:

-Ele deu-me um abraço tão forte e tão prolongado que parecia estar adivinhando ser aquele o nosso ultimo encontro. E chegou a mostrar-me o bilhete da Vasp, como prova da sua viagem, naquela noitinha, para Brasília.

E morreu dormindo. Mas, desde a véspera, havia telefonado para seu fiel motorista, Geraldo Ribeiro, pedindo-lhe que fosse a São Paulo busca-lo de carro, e marcando um encontro no posto de gasolina, quilômetro 2 da Dutra.

Pergunta-se hoje: por que Juscelino estava despistando e escondendo a sua real intenção de não ir para Brasília e sim de retornar ao Rio? Não queria que dona Sarah soubesse?  Seria algum encontro amoroso?

E era.
O pensamento do Dia
  Pixinguinha

Tu és, divina e graciosa estátua majestosa
do amor, por Deus esculturada
e formada com o ardor,
da alma da mais linda flor, de mais ativo olor
e que na vida é a preferida pelo beija-flor.


Por hoje é só...  Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultâneas: correioitajuipense.blogspot.com – academialalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Legislativo Itajuipense julga as Contas do Executivo Exercício 202

  Moisés Olímpio dos Santos é homenageado com denominação de rua em Itajuípe   alhos & bugalhos Moisés Olímpio dos Santos é homenageado ...