terça-feira, 4 de abril de 2017

IBGE abrirá mais de 26 mil vagas temporárias para Censo Agropecuário


alhos & bugalhos*

Contas do Executivo, Legislativo e do SAAE exercícios 2016 estarão à disposição dos contribuintes para consultas
Resultado de imagem para correioitajuipense

Através do Edital nº. 001/201, de 31 de março, o legislativo itajuipense, disponibiliza pelo prazo de 60 dias, para consultas públicas, às contas do Executivo Municipal, do Legislativo e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE, referentes ao Exercício 2016. A disponibilização das contas atende a Resolução 1338/2015, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado a Bahia – TCMBa.

Os interessados poderão dirigir-se a sede do legislativo sito à Rua Rotary, 48 – Centro, no período de 07 de abril a 07 de junho do corrente ano, nos horários das 08 às 12 horas.

Findo o prazo as contas serão despachadas para as Comissões para análise e emissão de parecer, opinando pela aprovação ou rejeição das mesmas.


Câmara de Itabuna proíbe celulares no banco
Resultado de imagem para camara de itabuna

A Câmara de Itabuna teve que promulgar duas leis, por falta de ação da Prefeitura. Ela publicou no Diário Oficial a lei 2.387, sobre novas regras para os bancos e a lei 2.388, sobre o transporte escolar.

A primeira lei dá 180 dias para os bancos reforçarem o sistema de vigilância com câmeras que devem filmar um raio de 10 metros nas calçadas, inclusive à noite.

Capacetes, bonés e celulares passam a ser proibidos dentro das agências. As lotéricas e os correspondentes bancários também terão que instalar câmeras, dentro e fora. De: aregiao.com.br



Já a lei do transporte escolar permite um alvará de licença para cada 1.200 habitantes e exige 10% da frota adaptada para alunos com deficiência. 200 pessoas poderão prestar o serviço. Hoje são 80.

As duas leis foram aprovadas entre novembro e dezembro. “Elas sofreram sanção tácita que ocorre quando o Executivo deixa de proclamar a existência formal da lei em 15 dias”, explica o presidente da casa, Francisco Reis.

Campus Party deve reunir 4 mil pessoas na Arena Fonte Nova

 O governador Rui Costa com o itajuipense Maciel Barreto (a esquerda) Campeão do CaseMod por diversas vezes

 
Maciel Barreto quando discursava no lançamento da Campus Party - Bahia

A capital baiana será palco, entre os dias 9 e 13 de agosto, de uma edição da Campus Party, evento tecnológico que completa 10 anos no Brasil, com edições em 20 países e planos de expansão para outras regiões do Brasil. Em Salvador, o evento acontecerá na Arena Fonte Nova, tendo como tema principal Inovação Produtiva e a expectativa de reunir 4 mil campuseiros, que contarão com internet de 20 gigabytes para aproveitar mais de 250 horas de atividades e conteúdo; expectativa de atrair 30 mil visitantes, além de apresentação de projetos de instituições tecnológicas e de ensino, palestras, workshops, robótica, maratona de negócios, dentre outras atividades, e ainda instalação de 1.500 barracas para os participantes que chegam do interior e de outros estados do país.


O encontro, que reúne principalmente jovens com foco na tecnologia, tem a missão de entender como será o futuro e traz sempre cinco temáticas principais – Inovação, Ciências, Empreendedorismo, Criatividade e Entretenimento. Na Bahia, a edição do evento foi confirmada após a articulação do Governo do Estado, através do titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Vivaldo Mendonça, junto ao presidente da Campus Party, Francesco Farruggia.

Com a vinda do evento para Salvador, as secretarias do estado estão se articulando para o desenvolvimento de projetos que poderão ser apresentados durante a Campus Party. Na avaliação do governador Rui Costa, o acontecimento traz para Salvador a possibilidade de ampliação das perspectivas profissionais de jovens baianos e proporciona o estímulo à troca de ideias na área tecnológica. “É mais uma oportunidade para que jovens inseridos na tecnologia ampliem seus horizontes e interajam com os demais participantes. Só temos a comemorar a vinda de mais esse evento para a nossa capital”, afirmou o governador, na manhã desta segunda-feira (3), durante coletiva que acontece no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para apresentação do detalhes da realização do evento.



A primeira edição regional acontecerá em junho em Brasília e, em seguida, é a vez de Salvador sediar o evento. “Temos em torno de 500 mil campuseiros cadastrados em nossa plataforma e morando em diversas regiões do país. Vemos um enorme potencial a ser explorado, uma vez que a Campus Party fomenta iniciativas focadas em inovação”, explica Francesco Farruggia.

Sobre a Campus Party


A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, e dições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador, El Salvador, Cingapura, Itália, Portugal e Estados Unidos.

As comunidades acadêmicas e científicas, além dos coletivos ligados à tecnologia, já foram ativadas pela Campus Party e pelo Governo do Estado. Eles receberam com grande entusiasmo a notícia e já colaboram na construção do conteúdo do evento. Em 2017, a Campus Party Brasil completa dez anos de existência.

IBGE abrirá mais de 26 mil vagas temporárias para Censo Agropecuário



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará neste ano o Censo Agropecuário. Os trabalhos terão início em 1 de outubro e devem durar cinco meses. Para dar conta da demanda serão contratos, de forma temporária, 26.010 profissionais de diversas áreas em todo o país. Em Minas Gerais serão 2.626 vagas. De acordo com informações do IBGE, os salários variam de R$ 1.600 a R$ 4 mil reais. Do total de vagas previstas para o estado, cinco delas são para quem tem ensino superior e as demais o pré-requisito é ensino médio.Apesar disso, segundo o órgão, os números definitivos serão divulgados nos editais dos dois processos seletivos, cuja publicação está prevista para os dias 10/04 e 24/04/2017. Mais informações podem ser conseguidas na página do instituto. A previsão inicial de vagas para o Censo era de mais de 82 mil vagas temporárias, mas devidos aos cortes promovidos pela gestão de Michel Temer, que chegaram a 50%, o número foi drasticamente reduzido.

Folclore Políticos

O elevador de Lott

Essa é de Sebastião Nery no livro 1950 Histórias do Folclore Político Brasileiro.
Ano 1958, o marechal Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra, conhecido por ser irredutível nas suas convicções e nos rigores disciplinares, apoiado por Juscelino Kubitschek, preparava-se para disputar a presidência da república contra Jânio Quadros (que venceu).
Último de Carvalho, deputado do PSD, encarregado de fazer a campanha de Lott em Minas, mandou ao Rio conversar com o presidenciável um poderoso coronel mineiro, que voltou indignado:


- Não voto naquele homem de jeito nenhum. Depois da conversa, que aliás foi curta e seca, eu ia entrando no elevador, ele segurou no meu braço: 'Nesse elevador não, que é privativo do ministro. O senhor desce pelo de cá, que é o do público. O senhor não acha que foi uma desconsideração comigo?
- Não, coronel. Acho que o senhor deve votar nele. O Brasil está precisando de um homem assim, que tenha moral para botar cada qual no seu elevador.


O pensamento do Dia
Resultado de imagem para opensamento de santo agostinho

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultâneas: correioitajuipense.blogspot.com – academialalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...