quinta-feira, 20 de abril de 2017

UFSB TORNA-SE PONTO DE COLETA VOLUNTÁRIA DE ELETROELETRÔNICOS

alhos & bugalhos*

Itajuípe: Gean Silva discute melhorias no sistema de captação e distribuição de água no município


O presidente da Câmara Municipal de Itajuípe, Gean Silva, juntamente com o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, se reuniu com o presidente interino da Companhia de Engenharia e recursos Hídricos da Bahia (CERB), Antônio Matos, e vereadores e lideranças dos municípios de Itajuípe e Capela do Alto Alegre, na tarde desta quarta-feira (19). A reunião, realizada na sede da CERB, teve o objetivo de discutir e apresentar diversos pleitos para ampliação do abastecimento de água nos municípios.
O município de Itajuípe, que esteve representado pelo vereador Gean Silva, protocolou a solicitação para implantação do abastecimento de água no Assentamento Loanda e da construção do novo sistema de água que visa atender os bairros, Alto da Liberdade e Nova Itajuípe. Durante a reunião, o deputado Zé Neto comentou a importância das solicitações para o município. “Os pleitos do nosso amigo Gean fortalecem as solicitações que já foram encaminhadas, as quais estamos acompanhado de perto. A cidade de Itajuípe teve, tem e terá sempre a nossa atenção, pois somos sempre recebidos com carinho e afeto pela gente boa dessa cidade”, disse.

Coelba


Visitando a Coelba Neoenergia em Salvador o vereador Gean Silva, levou na pauta as reinvidicações do Programa Luz Para Todos e o Orçamento da Iluminação do Trevo de Itajuípe, o primeiro vai atender aos agricultores e famílias que residem no campo, o segundo atenderá, aos estudantes, trabalhadores e todos que precisam entrar e sair em nossa cidade a noite com mais segurança.

O vereador Gean em sua pagina na rede social diz que Ficará no aguardo das respostas e que estar atentos para cobrar os pleitos solicitados.

Sucatas
Reuni�o com a promotora

Em seu périplo  Gean Silva esteve no Fórum Desembargador Orlando Pereira no ultimo dia (12) juntamente com os Vereadores Joacy Caires, João Magalhães e Mateus Mattos, em uma visita à Promotora de Justiça Cinthia Portela Lopes. 
O motivo da visita foi discutir a situação de trinta e oito carros que encontram-se abandonados nas vias públicas do Município. Estes veículos têm causado sérios transtornos para a comunidade, inclusive no que diz respeito à saúde, pois tornam-se aptos a se transformarem em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, já que acumulam água das chuvas. 
A Promotora se colocou a inteira disposição da Casa para contribuir com esta ação. O primeiro passo é chamar à responsabilidade os donos destes veículos e dar-lhes um prazo para a retirada dos mesmos, porém como muitos não foram identificados, o objetivo é alcançar estas pessoas através dos meios de comunicação.
Caso o problema persista serão tomadas as medidas cabíveis.

Descartes de resíduos sólidos
Reuni�o com o Promotor de Justi�a Dr. Yuri Lopes

Visando atender a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os vereadores itajuipense Gean Silva (presidente do legislativo), José Antônio, Lusiane Maia, Joacy Caires e Roney Barbosa participaram ontem (10), de um encontro realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o Promotor de Justiça e Meio Ambiente, Dr. Yuri Mello visando buscar soluções para descarte de resíduos produzidos por comerciantes, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos pós-consumo.



Durante o encontro foi discutido a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).



O encontro também visa colocar Itajuípe no patamar de igualdade aos principais municípios desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inovará com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.



Itajuípe e os municípios que o circundam mantém lixões de forma irregular, o que traz a necessidade de elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o compromisso de respeitar as Leis de Políticas Públicas e Resíduos Sólidos, não descartando a criação de um consórcio com outros municípios.



Também estiveram presentes à reunião o Procurador Geral do município, Pedro Augusto Vivas, e o Secretário de Planejamento e Tecnologia, Marcos Luedy. (ASCOM - Facebook)

UFSB torna-se ponto de coleta voluntária de eletroeletrônicos
COLETORES ELETROETRÔNICOS - UFSB-400x400

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a EcologAmbiental, irá disponibilizar coletores nos seus três campi (Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro) para receber eletroeletrônicos que serão destinados para reciclagem. Os pontos de coleta receberão equipamentos da própria universidade, trazidos de casa pelos servidores e estudantes, assim como da comunidade em geral.

A empresa EcologAmbiental, localizada em Ilhéus, irá recolher o material, fazer a desmontagem e triagem e promover a reciclagem de seus componentes.

No geral, os produtos eletroeletrônicos são classificados em três linhas:
– Linha Verde: microcomputadores, notebooks, celulares, tabletes;
– Linha Marrom: TV, monitor de LED/LCD, produtos de áudio, DVD/VHS;
– Linha Azul: Batedeiras, ferro elétrico, liquidificador.


Poderá ser depositado nos coletores microcomputadores, notebooks, celulares, TV monitor de LED/LCD, produtos de áudio, DVD/VHS, batedeiras, ferro elétrico, liquidificador e baterias de celulares.

Não poderão ser depositados equipamentos chamados de linha branca, tais como geladeira, máquina de lavar roupas ou micro-ondas; nem pilhas alcalinas, lâmpadas fluorescentes, TV de tubo/plasma.

A iniciativa da ação é da Coordenação de Sustentabilidade e ficará sob a responsabilidade do Ecotime, que já é responsável por outras campanhas, como a da Coleta Seletiva, em Itabuna, e da coleta de óleo de cozinha usado, em Teixeira de Freitas.


Estado capacita prefeitos e gestores para captação de recursos
(Foto: Manu Dias/GOVBA)


A Bahia possui 417 municípios, distribuídos pelas mais diversas regiões e onde vivem 15 milhões de pessoas. Com características geográficas, culturais e econômicas diferentes, cada um desses municípios precisa de políticas públicas específicas para atender às demandas dos moradores. Para que as prefeituras possam elaborar projetos que se transformem em políticas publicas eficientes, o governador Rui Costa participou do seminário 'Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021' nesta quinta-feira (19), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. 

O evento, destinado a prefeitos e gestores municipais, foi promovido pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a UPB. Na ocasião, Rui destacou que é preciso haver um alinhamento entre as prioridades do governo federal, estados e municípios. “O PPA [Plano Plurianual] serve para isso. É um planejamento de quatro anos, para que se possa alinhar os projetos dos municípios com as possibilidades dos governos estadual e federal. Por isso é importante a gente capacitar os prefeitos e os gestores e alinhar os esforços, concentrando prioridades”.

Rui acrescentou a necessidade de modernizar os atores econômicos locais para a construção de ações e iniciativas que garantam o desenvolvimento da Bahia. “Neste sentido, o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, está percorrendo a Bahia com uma caravana, discutindo quais são as prioridades para cada uma das regiões”.

"Fui o único que saiu de campanha devendo R$ 11 mi", diz Rui

Resultado de imagem para dinheiro dividas


O governador Rui Costa (PT) reafirmou, ontem, que está com a consciência tranquila no que se refere a supostos repasses não declarados à sua campanha. Em entrevista coletiva, o petista ressaltou que recebeu menos que o seu oponente em 2014, Paulo Souto (DEM), e que até hoje tem dívida. “Eu fui o único candidato na história que saiu com uma dívida de R$ 11 milhões para o partido pagar. E não foi por falta de gente querendo contribuir. Limitei a minha campanha a contribuições legais, por isso saí com dívida. Sempre fui defensor de um fundo público de campanha”, assinalou.“Não tenho receio nenhum. Cada atitude que tomo penso no orgulho que tenho dos meus pais e no orgulho que minhas filhas terão. Não perco cinco minutos de sono pensando em coisas erradas que não fiz. A Itaipava doou para Paulo Souto mais do que doou para mim. Olhe todas as prestações de contas das empresas, elas doam aos principais candidatos, de acordo com as pesquisas que vão fazendo.
Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de olavo bilac_______________________________________________
Resultado de imagem para charges de politicas corruptos

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultâneas: correioitajuipense.blogspot.com – academialalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...