Em crise permanente Hospital Dr. Montival Lucas realiza eleições
Com dificuldades
administrativas e econômicas a Associação Beneficente de Itajuipe, mantenedora
do hospital Dr Montival Lucas, realiza nesta quinta-feira (5), Assembleia Geral
com a finalidade de eleger a nova
diretoria, que dirigirá os destino do hospital.
Durante
a assembleia será eleita a nova diretoria executiva; após posse dos eleitos; apreciação
das contas do exercício 2017 e o que ocorrer. O HML acumula dividas com o INSS,
fornecedores, funcionários, FGTS, queixas trabalhistas, e tiveram uma área de
terreno arrestada em leilão, através do Processo nº 2002.33.01.001158-2 da ação de
Execução Fiscal, que
tramitou pelo Juízo da Única Vara Federal de Ilhéus-BA.
Atualmente
segundo informações a administração municipal repassa R$ 30mil mensalmente, para
pagamento dos plantões médicos, além de recursos do SUS pelos atendimentos
hospitalares e conta com a contribuição de parcela da população que contribuem
com uma taxa mensal. Nos bastidores
a disputas pela administração do hospital tem se mostrado acirrada.
A
Associação Beneficente de Itajuípe (antiga Sociedade Beneficente Hospital
Pirangi) que neste ano completa 83 anos,
foi criada em 10 de janeiro de 1935, sendo os seus fundadores Osvaldo Paes Coelho,
João Sampaio Rêgo, João Fernandes, Alexandre
Souza e José Pena e atualmente a associação é presidida por Lisiane da
Silva Sena
Itajuípe: Cadastramento biométrico eleitoral tem inicio indefinido
Com o
final do prazo para o recadastramento se esgotando no próximo dia 31 de janeiro,
o cadastramento biométrico dos eleitores itajuipenses, ainda não tem data para
ser iniciada.
Segundo
informações não oficiais, o processo de cadastramento só terá inicio com a
transferência do Cartório Eleitoral que funciona em uma das salas do Fórum
Desembargador Dr. Orlando Pereira dos Santos, para outro imóvel no município, que
dependerá ainda de adequação no sistema de informática que integra o cartório
ao TREBa.
Inquérito contra Geddel redistribuído para Alexandre de Moraes
Depois de o ministro Edson Fachin, do Supremo
Tribunal Federal (STF), autorizar, em dezembro, novo inquérito para investigar
o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), por crime de peculato, foi definido
nesta terça-feira (2) que o relator do caso será o ministro Alexandre de
Moraes. Também são investigados nesse inquérito o deputado Lúcio Vieira Lima
(PMDB), o diretor legislativo da Câmara Afrísio Vieira Lima Filho, e a mãe
deles, Marluce Vieira Lima. O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR)
por um novo inquérito – além do que já investiga o caso do ‘bunker’ com R$51
milhões apreendidos em Salvador – surgiu após o ex-assessor parlamentar Job
Brandão entregar ao STF, em novembro, cópias dos extratos de sua conta bancária
que, segundo ele, confirmam a devolução de cerca de 80% do seu salário para a
família Vieira Lima. Em petição assinada por seu advogado Marcelo Ferreira, o
ex-homem de confiança da família anexou extratos da movimentação financeira de
sua conta no período entre janeiro de 2012 e novembro de 2017.
Secretaria da Educação orienta sobre devolução e descarte de livros didáticos
Os gestores das escolas da rede
estadual estão sendo orientados pela Secretaria da Educação do Estado sobre o
descarte e devolução de livros didáticos. Para 2018, os estudantes e
professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental devem entregar os
materiais para reutilização e cada escola precisa adotar medidas destinadas a
estimular as devoluções, e também registrar a quantidade de livros devolvidos.
Já os livros do Ensino Médio, que encerram o ciclo trienal de atendimento, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático, serão descartados, podendo ser entregues aos próprios alunos ou distribuídos para cooperativas de reciclagem credenciadas pelo Governo do Estado, de acordo com a Portaria nº 359 de 20 de janeiro de 2011, da Secretaria da Educação do Estado.
“Com a devolução dos livros, a escola pode avaliar as reais necessidades de novos livros, realizar remanejamento e solicitar livros da reserva técnica ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promovendo o uso adequado dos recursos públicos”, explica a coordenadora de Monitoramento do Livro Didático e Biblioteca da secretaria, Alessandra Santana.
Quanto ao descarte, Alessandra ressalta que “caso os estudantes não queiram ficar com os livros, o gestor escolar deve seguir os procedimentos da Portaria nº 359, preenchendo todos os formulários que estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)”. A solicitação, completa, deve ser publicada no Diário Oficial pela Secretaria da Educação.
Além da devolução e descarte dos livros, os diretores devem ter atenção sobre o recebimento dos livros didáticos durante o mês de janeiro de 2018, mantendo uma pessoa responsável pelo procedimento nas escolas. Para garantir que os livros escolhidos pelos professores para o uso neste ano letivo foram entregues corretamente pelos Correios, é fundamental que sejam conferidos os pacotes que são acompanhados com o nome e endereço da escola, e ainda de rótulo com especificações do conteúdo. Em caso de discordância, o gestor deve entrar em contato com o FNDE pelo e-mail livrodidatico@fnde.gov.br.
Já os livros do Ensino Médio, que encerram o ciclo trienal de atendimento, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático, serão descartados, podendo ser entregues aos próprios alunos ou distribuídos para cooperativas de reciclagem credenciadas pelo Governo do Estado, de acordo com a Portaria nº 359 de 20 de janeiro de 2011, da Secretaria da Educação do Estado.
“Com a devolução dos livros, a escola pode avaliar as reais necessidades de novos livros, realizar remanejamento e solicitar livros da reserva técnica ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promovendo o uso adequado dos recursos públicos”, explica a coordenadora de Monitoramento do Livro Didático e Biblioteca da secretaria, Alessandra Santana.
Quanto ao descarte, Alessandra ressalta que “caso os estudantes não queiram ficar com os livros, o gestor escolar deve seguir os procedimentos da Portaria nº 359, preenchendo todos os formulários que estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)”. A solicitação, completa, deve ser publicada no Diário Oficial pela Secretaria da Educação.
Além da devolução e descarte dos livros, os diretores devem ter atenção sobre o recebimento dos livros didáticos durante o mês de janeiro de 2018, mantendo uma pessoa responsável pelo procedimento nas escolas. Para garantir que os livros escolhidos pelos professores para o uso neste ano letivo foram entregues corretamente pelos Correios, é fundamental que sejam conferidos os pacotes que são acompanhados com o nome e endereço da escola, e ainda de rótulo com especificações do conteúdo. Em caso de discordância, o gestor deve entrar em contato com o FNDE pelo e-mail livrodidatico@fnde.gov.br.
Por hoje
é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo:
Ponto Final.
Publicação simultânea:
correioitajuipense.blogspot.com
– academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e
correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.
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