terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Ilhéus lidera casos de Aids no Sul da Bahia


alhos & bugalhos

Duelo entre ACM Neto e Rui Costa vai marcar o ano eleitoral


Resultado de imagem para acm neto e rui costa

O eleitor baiano vai assistir em 2018 um duelo eleitoral entre os dois principais protagonistas políticos do estado: o governador Rui Costa, petista que busca a reeleição, e o prefeito de Salvador ACM Neto, do DEM, que está em seu segundo mandato consecutivo na prefeitura e almeja chegar ao Palácio de Ondina.As questões que enfrentarão – explicam os cientistas políticos e professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Joviniano Neto e Paulo Fábio Dantas Neto, em seus artigos escritos com exclusividade para o Portal A TARDE (leia abaixo) – não se restringem à política local e suas alianças. Passam por questões nacionais, como o governo do presidente Michel Temer (PMDB) com suas reformas impopulares e o suspense em torno da candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ameaçado por condenações judiciais na Operação Lava Jato.

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes mantém a tradição

Os dois santos voltam juntos em procissão

Nesta segunda-feira (1º de janeiro) a Igreja Católica manteve uma das suas grandes tradições: a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, que abre os festejos religiosos de Canavieiras. Diferentemente do que acontece em outras cidades, duas imagens seguem em procissão da Igreja da Sagrada Família, na praça da Capelinha, até o cais do bairro Birindiba,

A partir daí, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes segue de barco numa procissão marítimo-fluvial, enquanto a imagem de São Pedro percorre as ruas da cidade até o porto grande, no sítio histórico, local onde os dois santos se encontram e voltam num só cortejo de volta à Igreja da Sagrada Família, onde será celebrada uma missa.

A procissão é uma tradição antiga dos pescadores, que homenageiam os seus padroeiros no primeiro dia do ano. Eles pedem a proteção de Bom Jesus dos Navegantes e de São Pedro contra as agruras do mar, bem como muito sucesso nas pescarias durante todo o ano. Os festejos é promovido pela Paróquia de São Boaventura, com o apoio da Colônia de Pesca Z-20.



Justiça diz não a dois vereadores de Ilhéus que queriam o 13º





Os vereadores Tarcísio Paixão (PSD) e Luiz Escuta (PP), de Ilhéus, entraram na Justiça com um mandado de segurança para a Câmara de Vereadores pagar o 13º salário dos vereadores. Eless alegaram que o presidente do Legislativo, Lukas Paiva (PSB), cometeu ilegalidade e não pagar o 13º. A juíza plantonista, Théa Cristina, indeferiu o pedido dos dois vereadores.

Ilhéus lidera casos de Aids no Sul da Bahia
Resultado de imagem para aids

Ilhéus, Teixeira de Freitas e Porto Seguro lideram a lista de municípios que notificaram mortes por Aids entre 1º de janeiro a 18 de dezembro, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Ilhéus registrou 12 óbitos. Porto Seguro teve 8 mortes de crianças e uma de adulto. Já Teixeira de Freitas notificou 9 falecimentos pela doença. Além das três cidades, houve mortes em Eunápolis (6), Itabela e Nova Viçosa no Extremo-sul. Na região sul, outras mortes aconteceram em Itabuna (4) e Una (3). O maior número de vítimas fatais da Aids está em Salvador, com 91 adultos e 36 crianças. Juazeiro teve 10, Santo Antônio de Jesus 9, Jequié 8, Feira de Santana 7 e Serrinha 6. Na Bahia, a Aids matou 196 adultos e 64 crianças em 2017.



Papa pede menos consumismo e mais esforço pela paz



Resultado de imagem para papa francisco

O papa Francisco aconselhou aos fieis nesta segunda-feira, 1º, que abandonem a "bagagem inútil" da vida em 2018 e evitem a "banalidade do consumismo e as conversas vazias". O pontífice refletiu sobre o verdadeiro significado da vida durante a missa de Ano Novo realizada na Basílica de San Pedro.Diante de um público de 40 mil pessoas, o papa pediu foco na construção de um mundo pacífico e acolhedor, em especial para refugiados e imigrantes. No Dia Mundial da Paz, Francisco ressaltou que o esforço deve ser voltado na busca da paz para aqueles que vivem em regiões de conflito.A receita do papa para chegar ao essencial também inclui realizar um momento de silêncio diário para se estar com Deus. Fazer isso ajudaria a "evitar que nossa liberdade se veja corroída pela banalidade do consumismo, pelo estrondo dos comerciais, pela torrente de palavras vazias e por ondas avassaladoras de conversas vazias e gritos", segundo o papa.

Conta de luz fica mais barata em janeiro



Resultado de imagem para charges de energia eletrica 

Os consumidores pagarão mais barato pela conta de luz em janeiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária do mês será a verde, ou seja, não haverá cobrança de taxa extra. Nos meses de outubro e novembro, devido aos níveis reduzidos dos reservatórios das hidrelétricas e escassez de chuvas, a Aneel adotou a bandeira vermelha patamar 2, a mais cada do sistema. A cobrança adicional na conta de luz, neste caso, é de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já em dezembro, a agência reguladora baixou a bandeira vermelha para o patamar 1, quando são cobrados R$ 3 a cada 100 kWh. A taxa extra se deve ao acionamento das usinas térmicas, que tem um custo maior para a produção de energia.

Confira como garantir a aposentadoria por idade



Resultado de imagem para charges de aposentadoria por idade 

A dona de casa que deixou o emprego para cuidar dos filhos, o trabalhador com idade avançada que foi demitido e o autônomo que parou de pagar os carnês da Previdência Social não precisam abrir mão de ter uma renda no futuro. Eles podem voltar a fazer recolhimentos ao INSS e pedir a aposentadoria por idade, que é mais adequada para esses casos, pois exige menos tempo de contribuição. P ara garantir o benefício, é preciso ter, no mínimo, 15 anos, ou 180 contribuições ao INSS. O segurado só pode pedir essa aposentadoria ao completar 60 anos, no caso das mulheres, e 65 anos, para os homens. A aposentadoria por tempo de contribuição, por outro lado, fica bem mais difícil para esses segurados, pois, apesar de não ter idade mínima, exige 35 anos de recolhimentos dos homens e 30 anos das mulheres.
Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento de hermann hesse__________________________

Resultado de imagem para charge de ano novo


Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultânea:

correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...