terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Matrículas para a rede estadual começam hoje


alhos & bugalhos

Matrículas para a rede estadual começam hoje



Resultado de imagem para escolas de itajuipe

Não precisa correr. Quem pretende estudar em uma das 1.282 unidades escolares da rede estadual de ensino pode efetuar a matrícula a partir de hoje (16) até o próximo dia 29 de janeiro. A matrícula contempla toda a Educação Básica e suas modalidades: Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos (EJA); Inclusiva e Indígena. O início das aulas está previsto para dia 19 de fevereiro. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio estadual, independentemente de ser a unidade que o aluno pretende estudar. Para quem busca comodidade, também é possível fazer o procedimento pela internet. Estão aptos a realizar a matrícula online os estudantes da rede estadual que vão mudar de escola e os alunos oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 30 municípios baianos. Para tanto, é preciso utilizar o código de matrícula que receberam nas suas escolas de origem e acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Universidades baianas oferecem 6.890 vagas pelo Sisu

Resultado de imagem para escolas de itajuipe


Na próxima quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar as notas do Enem 2017.

Na Bahia, as universidades federais vão disponibilizar 6.890 vagas para mais de 100 cursos de graduação através do Sisu. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai disponibilizar 4.514 vagas em 89 opções de cursos superiores.

Resultado de imagem para ufsbA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai oferecer 480 vagas em 15 possibilidades de graduação. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar 900 vagas em 18 escolhas de cursos.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) vai apresentar 996 vagas em 30 alternativas de cursos superiores.  As inscrições no SISU vão começar no dia 29 de janeiro e seguirão até o dia 1º de fevereiro. Os resultados estarão disponíveis a partir do dia 2 de fevereiro.

Sebrae alerta para envio da declaração anual e regularização do CNPJ
Resultado de imagem para sebrae mei

Os pontos de atendimento do Sebrae em Itabuna e Ilhéus retornaram ao expediente normal nesta segunda-feira (15), e já estão atendendo microempreendedores individuais (MEI) para efetuar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Aqueles que estão com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) suspenso e precisam regularizá-lo até o próximo dia 23 também podem contar com o auxílio da instituição.

Para ter acesso ao atendimento, basta agendar pelos telefones (73) 3613-9734 (Itabuna) e (73) 3634-4068 (Ilhéus), das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas. O Sebrae em Itabuna funciona na rua Paulino Vieira, 175, centro. Já em Ilhéus, na avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Business Center, loja 5, térreo, Cidade Nova.

A declaração é gratuita e obrigatória, e deve conter o faturamento bruto registrado pela empresa em 2017, além de informar se houve contratação de funcionário. Ao declarar as informações, o MEI mantém resguardados os benefícios garantidos pela formalização, como a emissão de notas fiscais, isenção de tributos, aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

O gerente adjunto do Sebrae na região de Ilhéus, Michel Lima, lembra que, apesar do prazo para a declaração se encerrar somente em 31 de maio, é importante que o MEI forneça o quanto antes as informações, evitando o pagamento de multas, juros e correção monetária. O boleto referente a janeiro de 2018, cujo vencimento é em fevereiro, só será emitido se o empreendedor já tiver feito a sua declaração.

Em relação ao MEI com o CNPJ suspenso, é possível conferir a listagem com os registros nesta situação no Portal do Empreendedor, por meio da busca por CNPJ ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF). A inadimplência do MEI envolve o não pagamento de guia mensal (DAS) referente aos períodos de apuração de 2015, 2016 e 2017 e/ou não entrega de declaração anual (DASN-SIMEI) referentes aos anos de 2015 e 2016.

Após o dia 23 de janeiro, poderá ocorrer o cancelamento definitivo do CNPJ, previsto no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A baixa definitiva do CNPJ não poderá ser revertida e os débitos migrarão automaticamente para o CPF vinculado.

Registro – De acordo com dados do Sebrae, o número de microempreendedores no Sul da Bahia aumentou de 22.332, em 2016, para 26.005, até novembro de 2017. Na região, o município de Itabuna lidera com 9.150 MEI, seguido por Ilhéus, com 6.786 MEI registrados até 31 de dezembro de 2017.

Com chineses, Governo negocia desapropriações na área do Porto Sul

Resultado de imagem para porto sul  bahia


 (do Pimenta)- Neste final de semana, uma equipe envolvida com o Complexo Intermodal Porto Sul começou a tratar das desapropriações na área do terminal e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Os contatos começaram na região onde deverá ser construída uma ponte sobre o Almada, fazendo a ligação com o porto off-shore. As ações também buscam acelerar a triagem e realocação de animais silvestres da região.

A expectativa é de que, agora, as obras finalmente saiam do papel, depois da vinda de missão chinesa ao Brasil e assinatura de protocolos entre os governos federal e estadual com grupos empresariais orientais.

As obras do Porto Sul foram anunciadas ainda no Governo Wagner, no final dos anos 2000, mas sofreram idas e vindas por causa de polêmicas ambientais e de questões societárias envolvendo a principal interessada no Porto Sul, a Bahia Mineração (Bamin).

O projeto prevê construção de terminais portuários (privado e público) na zona norte de Ilhéus, interligando-os com armazéns e a Ferrovia Oeste-Leste, que está com quase 100% das obras paralisadas.

Por enquanto, sobra descrença popular no anunciado.

Da parte dos governos,  a sinalização de que agora vai depois do interesse – e do dinheiro – dos chineses, via Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) e China Railway Engineering Group n.10 (Crec).


Desconto no benefício do aposentado pode ser golpe


Resultado de imagem para golpes estelionatos

O desconto de R$ 21 na aposentadoria de Milton Francisco de Souza, 68 anos, foi descoberto por acaso, quando ele desconfiou de um nome no extrato de pagamento emitido pelo INSS.A anotação era o nome de uma associação que Souza afirma não ter contratado. Com valor baixo, a mensalidade passou despercebida por quase quatro anos, segundo o aposentado. "Isso acontece desde que me aposentei, em 2014", diz. Mensalidades ou parcelas de empréstimos consignados não podem ser descontadas da conta de aposentados e pensionistas sem a autorização dos beneficiários. Se não há contrato assinado, os descontos são ilegais



Pensamento do Dia
Resultado de imagem para o pensamento se sor juana inés de la cruz___________________________
Resultado de imagem para charges golpe nos aposentados

Por hoje é só... Vou guardar a linha, a agulha e o dedal. Vou bater o martelo: Ponto Final. Publicação simultânea:

correioitajuipense.blogspot.com – academiaalcooldeitajuipe.blogspot.com e correioitajuipensedenoticias.blogspot.com *Redação o Bolso do Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...