quinta-feira, 3 de maio de 2012


alhos & bugalhos
Câmara Municipal de Itajuípe
 
Câmara Municipal de Itajuípe em reunião de comissões 

12ª Sessão Ordinária
1º  Período da 14ª Legislatura
Dia 03 de Maio 2012
Horário 09. 30 hrs
Pauta
Projeto de Lei 15/2012 – Autoria - Executivo Municipal - Altera em parte, a Lei Municipal nº. 704, de 22/11/2004, e 821, de 24.02.2011, e dá outras providências – Aumento dos Professores do Município.
Tramitação - Despachar para as Comissões de Legislação, Finanças e Educação - Relator – edil Eduardo Portela

Estatura do cargo
Após o embate com a APLB e com os professores, o prefeito, Marcos Dantas, na última sexta-feira (27) casou estranheza nos professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Frei Henrique Woltering, no Alto da Liberdade, quando numa cena inusitada, o alcaide empunhou uma vassoura e varreu as dependências da escola.
Uma cena digna de um personagem quixotesco que saiu de um filme de última categoria. É de se perguntar: Será que em quase oito anos de governo, o prefeito não conseguiu ter noção da altura do cargo que ocupa, ou é simples populismo barato?
Não é a primeira vez que o prefeito protagoniza cenas como esta. Ele já foi ajudante de pedreiro, jardineiro e outras funções mais com o intuito de mostrar que está preocupado como o andamento de suas obras que sempre acabam inacabadas.
Já pensou o Juiz e o Promotor, varrendo o Fórum, o Padre e os Pastores, varrendo os templos, executando as tarefas dos operários em vez de julgar ou arrebatar ovelhas.
Sai ou não sai
A professora Márcia Lima ontem deu uma entrevista em uma FM local, onde fez um balanço das ações de sua pasta durante o período em que ela ocupou o cargo e sobre a impossibilidade de atender aos reclames dos professores.
No inicio de fevereiro ela informou que só ficaria na Secretaria até o final de fevereiro.
Vieram às águas de marços, as cores de abril e o mês de Maria e a mesma ainda responde pelo cargo.
Se ela realmente tivesse saído no mês de fevereiro, não estaria se desgastando na peleja que envolve o Executivo Municipal, com a APLB e os professores que estão ávidos por um aumento que atenda aos reclames da classe.
Falta autonomia aos secretários e diretores, pois nem sempre o real é realizado, pela simples insensibilidade do gestor em ceder pelo menos um pouquinho.

Rio Almada
 Foto ilustrativa (internet)
Enquanto o poder público, as entidades e ONGs com finalidades ambientalistas não se mexem em pró da revitalização do Rio Almada. Nau da Pitangueira e os moradores ribeirinhos, já estão se mobilizando para promover uma limpeza com remoção de baronesas, lixos e entulhos que sufocam o rio.
É bem capaz dos ambientalistas empombarem a ação de limpeza  em nome da conservação do combalido rio.

Segurança
A população itajuipense voltou a sentir na pele os efeitos da violência. Carro tomado em assalto, assalto a estabelecimento comercial, foi a tônica dos últimos dias, sem falar no tráfico de drogas que cresce a cada dia no município.
A Câmara atendendo a requerimento do vereador Zézinho Mansur, irá agendar nos próximos dias mais uma audiência pública para discutir os poderes constituídos, Policia Militar e Civil e segmentos civis organizados, soluções para o problema que aflige a comunidade num todo.

Plantão para tirar Titulo Eleitoral em itajuípe


Desde ontem (2), o Cartório Eleitoral da 136ª  Zonas Eleitoral que atende Itajuípe e Barro Preto funcionará das 8h às 18h. O plantão vai até o próximo dia 9, quando termina o prazo para alistamento de novos eleitores e transferência de domicilio eleitoral.
Para atender à demanda, o Oficial do Cartório, antecipa que haverá plantão também no sábado e no domingo, dias 5 e 6, das 8h às 18h.
STF considera nulos títulos de terra localizados em área indígena no sul da Bahia

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou parcialmente procedente a Ação Cível Originária (ACO) 312, que discutia a anulação de títulos de propriedade de terras localizadas na área da Reserva Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia. A Funai (Fundação Nacional do Índio), autora da ação, alegou que a área é ocupada desde tempos remotos pelos índios pataxó-hã-hã-hãe. Por maioria, os ministros consideraram nulos os títulos de propriedade localizados dentro da reserva.
A votação seguiu o voto proferido pelo relator do caso, ministro Eros Grau (aposentado), no início do julgamento, em 2008. Na sessão de hoje (2), em que foi retomado o julgamento, acompanharam o entendimento do relator as ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha e Rosa Weber, e os ministros Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Celso de Mello e Ayres Britto. O ministro Marco Aurélio divergiu e votou pela improcedência da ação.

Câmara amplia punição para quem negar atendimento médico emergencial

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei 3331/12, do Poder Executivo, que aumenta a pena para instituições e profissionais que condicionarem o atendimento médico emergencial a qualquer tipo de garantia financeira (cheque-caução ou nota promissória). A proposta ainda será votada no Senado.
O projeto muda o Código Penal (Decreto-Lei2.848/40) para criar um novo tipo de crime específico relacionado à omissão de socorro (artigo 135). Atualmente, não há referência expressa nesse artigo quanto ao não atendimento urgente de saúde.
A pena definida pelo projeto é de detenção de três meses a um ano e multa. Hoje, a punição prevista para omissão de socorro é detenção de um a seis meses ou multa. Os agravantes continuam os mesmos, com aplicação da pena em dobro, se da prática resultar lesão corporal grave; e até o triplo, em caso de morte. (Ag. Câmara)
GOIS DE PAPEL
Ontem foi dia de celebridade para a gandula Fernanda Maia. Como se sabe, a moça, alvinegra, bateu um bolão na final da Taça Rio, quando devolveu a bola rapidamente para a jogada que resultou no primeiro gol do Botafogo. Aliás, para 93% dos internautas ouvidos em pesquisa no site da coluna -- que ainda está em andamento aí do lado direito -- Fernanda devia posar para a “Playboy”. Os outros 7% devem ser vascaínos chateados com a derrota. Com todo o respeito
Por Hoje é Só. Vou bater o Martelo.

Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...