quarta-feira, 24 de agosto de 2011


UPB SE PREOCUPA COM CONDUTA DE PREFEITOS EM ANO ELEITORAL

A cassação de 32 prefeitos baianos por supostas irregularidades durante as disputas das eleições ou durante a gestão do mandato tem chamado à atenção da União dos Municípios da Bahia (UPB). Preocupado com a situação, o presidente da entidade, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, já anunciou um seminário no fim do ano com todos os prefeitos e candidatos a prefeitos para debater condutas vedadas em ano eleitoral.
Entre os palestrantes o prefeito Caetano busca contatos com os presidentes do TSE e TRE, assim como juristas especializados em legislação eleitoral. “Estamos trabalhando para colocar os prefeitos de frente com as maiores autoridades eleitorais do país. Infelizmente, por falta de conhecimento muitos prefeitos cometem erros que poderiam ser evitados. Em 2012 nosso objetivo é termos uma das eleições mais corretas na história política da Bahia”, afirma Caetano.
Questionado se há muito rigor por parte do TSE e do TRE em julgar os prefeitos, Caetano destacou que, “se há leis é para serem aplicadas. Hoje as eleições além de serem ganhas no voto, também precisam ser vitoriosas nos tribunais. O que precisamos é ter o máximo conhecimento dessas leis para não cometermos nenhum erro que leve a um caso de cassação de mandato, pois isso prejudica não apenas o político, mas todo o município. Pois quando há o afastamento a gestão para e a cidade também”.
ENCONTROS COM O TCM
Para orientar os prefeitos baianos sobre os erros de gestão que resultam no afastamento de prefeitos, a UPB iniciou em abril uma maratona pela Bahia com o TCM para orientar os prefeitos quanto aos casos de irregularidade durante gestões. Depois de passar por Salvador, Porto Seguro, Camaçari, Santa Maria da Vitória, Irecê, Juazeiro, Jacobina e Ilhéus, o próximo Encontro de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais acontecerá em Vitória da Conquista no dia 2 de setembro.

SANTAS MISSÕES EM ITABUNA

O bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula
Tendo como slogan “Unidos em Cristo para Viver em Comunidade”, serão iniciadas nesta quarta-feira (24), as Santas Missões Populares em Itabuna. Para marcar a abertura do evento, a coordenação diocesana programou uma Missa festiva que ser celebrada ao ar livre, no estacionamento da Câmara Municipal, com concentração a partir das 17h30min. Presidido pelo bispo Dom Ceslau Stanula, o ato litúrgico contará com a participação de noventa padres e leigos missionários redentoristas de várias partes do Brasil, além do clero e fiéis leigos das 14 paróquias do Vicariato Centro.
Promovida pela Diocese local, em comunhão com a Igreja da América Latina e do Caribe, as Missões são consideradas como tempo de revigoramento do anúncio do evangelho de Jesus Cristo aos povos e de despertar para uma autêntica vivência da prática cristã.  “Será um momento alto de reflexão sobre a Palavra de Deus, sobre o sentido da vida e sobre a finalidade da nossa existência, para fundamentar e aprofundar ainda mais os valores da unidade e da solidariedade na vivência humana nos dias de hoje”, elucida Dom Ceslau.
O bispo ressalta que a realização das Santas Missões atende ao apelo expresso no Documento da Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (Dc. Aparecida 2007). A cidade de Itabuna, revela o prelado, foi inserida no contexto da Missão Continental ao lado de outras três cidades brasileiras, tendo como tema “Sou Católico, Vivo Minha Fé”. O encerramento das Missões está programado para o dia 4 de setembro, com uma grande concentração no Parque Élzio Pinho de Magalhães (Espora de Ouro), a partir das 15 horas. Na oportunidade será celebrada a Missa da Perseverança Missionária.
+ LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...