quarta-feira, 7 de abril de 2010

Família do Jornalista Manoel Leal recebe idenização
LOCAL: Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB)
HORÁRIO: 8h
O QUE É: pagamento de indenização à família do jornalista Manoel Leal. Na oportunidade, o Estado encaminhará ao procurador geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva, ofício solicitando o desarquivamento do inquérito policial pertinente à morte do profissional de imprensa, em relação aos possíveis mandantes intelectuais do crime.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: no valor de R$ 100 mil, refere-se à indenização aos filhos e à viúva de Leal, como reparação pelo assassinato do fundador do jornal A Região, semanário com sede em Itabuna e circulação no Sul da Bahia. O pagamento atende a uma recomendação da Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). A reparação concedida pelo Governo da Bahia é a primeira do gênero no Brasil e, além do valor pecuniário, é um reconhecimento da responsabilidade do Estado na preservação da vida dos profissionais de comunicação e na garantia da liberdade de expressão.
O CASO: Manoel Leal foi assassinado com seis tiros, em janeiro de 1998, num crime em que até agora foi condenado ex-policial Mozar Brasil, apontando como o autor dos disparos, sem que os acusados como mandantes tenham sido ouvidos no inquérito policial. Leal foi um dos dez jornalistas e radialistas assassinados na Bahia na década de 80 do século passado. Além do seu caso, apenas o do radialista Ronaldo Santana, assassinado a tiros em Eunápolis, teve o indiciamento dos assassinos e mandantes, embora ninguém tenha ido a julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...