segunda-feira, 30 de agosto de 2010


    
Treinamento dos técnicos de urna
TRE-BA finalizou o treinamento dos 879 técnicos que trabalharão em todo o Estado, dando suporte às 35.600 urnas eletrônicas disponíveis para o pleito
Para garantir a segurança e o pleno funcionamento do processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está treinando os 879 técnicos que darão suporte às urnas eletrônicas durante as eleições no Estado. O treinamento começou na última segunda-feira (23) no auditório do Hotel Sol Bahia Atlântico e terminou sabado (28).

Os técnicos serão habilitados a preparar as 35.600 urnas que serão utilizadas durante o pleito na Bahia. Os profissionais também estarão aptos a fornecer suporte técnico e substituir possíveis máquinas com defeito no dia da eleição. Eles vão atuar nas 205 zonas eleitorais do Estado e iniciarão os trabalhos imediatamente após o treinamento, que inclui parte teórica e prática dos procedimentos com urnas eletrônicas.

A capacitação está a cargo da Coordenadoria de Eleições por meio da Seção de Logística e Voto Informatizado do TRE-BA.

A Urna
Nas eleições de 1996, a urna eletrônica começou a ser utilizada em 50 municípios e a partir de 2000 foi implantada em todo País. O voto informatizado realizado nessas máquinas possibilitou a apuração das eleições quase que de forma imediata.

A urna eletrônia só grava a indicação de que o eleitor já votou. Pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou, em respeito à Constituição Federal brasileira, que determina o sigilo do voto.

O equipamento hoje serve de modelo para diversos outros países, que vêm testando a capacidade da máquina para implantação em seus processos eleitorais. Na Bahia, 9,5 milhões de eleitores estão aptos a votar no próximo dia 3 de outubro e a urna entrará em ação mais uma vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...