A criação de uma comissão em apoio à estadualização do Hospital de Base, tendo como integrantes o Ministério Público Estadual, OAB, Câmara de Vereadores, sindicatos, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina (Cremeb) está sendo proposta.
Na última quarta-feira (18), os vereadores Wenceslau Júnior, Claudevane Leite e Ricardo Bacelar participaram da reunião com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla  para decidir se a gestão do Hospital de Base passará para o Governo do Estado.
O vereador Ricardo Bacelar considerou que o município precisa se posicionar se tem condições de administrar os recursos. “Não importa nesse momento se é o Estado, ou o Município que será o responsável. É a vida das pessoas que está em jogo, o problema é a saúde pública”, afirmou.
Segundo Claudevane Leite, o Hospital de Base vive uma crise interna, com a má gestão do município. “Não é admissível um hospital do porte do base, está batendo na porta da Sesab todo mês, para pedir algodão, injeção, agulha e o pior, luvas, essencial nos procedimentos hospitalar o que vem colocando em risco a vida dos pacientes”, ressaltou.
O vereador Wenceslau Júnior também se posicionou a favor da comissão. “Sou a favor da democracia. Se o prefeito quer a consulta popular então que assim seja”. Wenceslau completou que é notório que o Estado conta com melhores condições para gerir o maior hospital do sul e extremo sul da Bahia e que atende mais de 110 municípios.