quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Alhos & Bugalho
MD encampa reivindicação do vereador Gean Silva
 O projeto da rotatória BR 101/Itajuípe apresentado pelo Dnit em Salvador aos vereadores Gean Silva e Edmilson Borges


 Os vereadores Gean Silva e Edmilson Borges durante o encontro com o diretor do Dnit/Ba e o deputado federal Geraldo Simões. 

 Augusto Tércio, Edmilson Borges, Geral Simõe e Gean Silva durante o encontro em SSA

 Edmilson Borges, Capitão Fábio, Gean Silva, Geraldo Simões e o diretor do Dnit/SSA

Em sua última incursão na mídia o prefeito Marcos Dantas, toma como sua a reivindicação para construção por parte do Dnit, do trevo que liga a BR 101 a Itajuípe.
Desinformado, MD cometeu a gafe durante a posse do secretário estadual da Casa Civil Rui Costa, ao solicitar ao deputado Edson Pimenta a agilização da obra.
Gean Silva desde o inicio do mandato de vereador vem reivindicando através de várias Indicações apresentadas em plenário, a realização da obra, que seria uma rotatória, para facilitar as manobras dos motoristas que vem pela BR 101, e precisa acessar o trevo existente para chega em Itajuípe ou cidades circunvizinhas.

Em suas reivindicações Gean justificou a necessidade da rotatória, que por certo  evitará  acidentes graves, que constantemente tem enlutados famílias, indo inclusive a Salvador onde manteve contatos com o diretor do Dnit, reforçando o pleito.

Não é a primeira vez que este expediente e usado por MD.

A quem interessa possa

Na última quinta-feira (5), aconteceu no distrito do Sequeiro Grande, um assalto a mão armada ao motorista do caminhão de uma distribuidora de frangos, que atua na região. Eram mais ou menos 22h30min, quando os meliantes abordaram com violência o motorista, desferindo coronhadas, e roubando o dinheiro que ele tinha arrecadado com as entregas do dia.

O motorista foi encaminhado por populares até o hospital para cuidados médicos.

É a violência que começa célere em 2012. Assaltos, Tráfico de drogas, assassinatos e roubos estão deixando Itajuípe a mercê dos marginais.

Fica a indignação! O prefeito só tem o endereço aqui, Delegado não mora aqui, Comandante da Companhia da PM, não mora aqui, Juiz da Comarca, não mora aqui, Promotor tão pouco. Nada que intimide os marginais estão presente na cidade.

E fica o povo e os futuros eleitores nas Mãos de Deus que nem os segmentos civis organizados (a exemplo do Conselho de Segurança- Não tão nem aí..

Só fornalha.

Os centenários

O ano de 1912 pariu alguns brasileiros ilustres
Adoniran Barbosa — O “pai do samba paulista” nasceu João Rubinato (1912-1982), em Valinhos, SP. Foi ator, humorista, cantor e compositor. Com seu, digamos, “dialeto paulistano-italianês” único, doou à MPB clássicos como “Saudosa maloca”, “Trem das onze” e “Tiro ao Álvaro”. Representava no rádio vários personagens — um deles, Adoniran Barbosa, que o imortalizou.
Domingos da Guia — Revelado pelo querido Bangu, Domingos Antônio da Guia (1912-2000) foi um dos maiores zagueiros do Flamengo e da seleção, pela qual jogou a Copa de 1938, na França (deu Itália, ficamos em 3°). Sobre ele, disse o uruguaio Obdúlio Varela, um dos carrascos da Copa de 1950: “Foi o maior de todos.”
Evandro Lins e Silva — Piauiense de Parnaíba, Evandro Cavalcanti Lins e Silva (1912-2002) foi procurador-geral da República (1961-1963) e ministro do STF (1963-1969). Fundador do PSB, em 1947, ocupou o posto de chanceler, em 1963, e integrou à ABL. Jurista, criou a expressão “legítima defesa da honra” para defender Doca Street, acusado de matar Ângela Diniz, em 1976.
Herivelto Martins — Cantor, compositor, Herivelto de Oliveira Martins (1912-1992) foi também barbeiro e palhaço de circo. Nascido em Paulo de Frontin, RJ, casou-se três vezes e teve sete filhos (um deles, o cantor Pery Ribeiro, com Dalva de Oliveira). Compôs joias como “Ave-Maria do Morro” (com David Nasser).
Jorge Amado — Nenhum escritor brasileiro de ficção foi tão traduzido quanto o baiano de Itabuna Jorge Leal Amado de Faria (1912-2001). Seus 45 livros estão em 55 países. Autor de clássicos como “Gabriela, cravo e canela” (1958), “Dona Flor e seus dois maridos” (1966) e “Tieta do Agreste” (1977), é nosso escritor mais adaptado para TV. Foi deputado em 1945, pelo PCB.
Luiz Gonzaga — Pernambucano de Exu, Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989) popularizou a música nordestina num tempo em que a maioria dos brasileiros ignorava ritmos como baião, do qual seria “rei”. Compôs belezas como “Asa-branca” e “Assum-preto” (ambas com Humberto Teixeira) e gravou mais de 40 discos.
Mazzaropi — Amácio Mazzaropi (1912-1981), paulista da capital, encarnou o caipira brasileiro, herança da infância em Taubaté, para onde se mudou aos 2 anos. Artista de circo no início, notabilizou-se no cinema em filmes como “Chico Fumaça” (1956), “Jeca Tatu” (1959) e “Tristeza do Jeca” (1961). Mazzaropi morreria sem concluir seu 33° longa, “Maria Tomba Homem”.
Nelson Rodrigues — O genial dramaturgo, escritor e jornalista nasceu em Pernambuco, mas fez do Rio, onde viveu desde os 4 anos, o principal cenário de sua vasta obra. Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980) escreveu 17 peças, nove romances, cinco livros de contos e 13 de crônicas. Sua peça “Vestido de noiva” (1941) é considerada o marco inicial do moderno teatro brasileiro.
E em Itajuípe
João Adry – Nasceu em 10 de setembro de 1912, no município de Santa Maria da Vitória, falecendo em 21 de maio de 1992, em Itajuípe. Chegou para Pirangi em 10 de março de 1927, casou-se com Dª. Edith Ferreira Adry com que teve os filhos Neyde, Miriam, Glória, Leninha, Plinio, Antonio e Johny e como político teve participação ativa como fundador e presidente do Partido de Representação Popular (PRP), foi líder maior dogrupo integralista, chegando a ter sua ação partidária citada na publicação “Alerta”, nº 44, fevereiro de 2000, do Centro Cultural Plínio Salgado, com a seguinte menção: “Nem a atitude do senhor Governador da Bahia (1938), nem a do Sr. Getúlio Vargas posteriormente, esmoreceu os adeptos do SIGMA, pois continuaram com seus desfiles e seus anauês por todo o estado. Nos municípios de Ilhéus, Itabuna e na província de Pirangi (Itajuipe), a semente do movimento integralista floresceu antes, durante e depois”. João Adry foi comerciante no ramo farmacêutico, rotariano, chegando a ser presidente do clube, elegeu-se vereador do município nos períodos de 1963/66 e 1967/70, chegando a presidir a Câmara Municipal de Itajuípe por três períodos (1963/66 e 67).
Montival de Souza Lucas (Dr. Montival) – Nascido em Sapeaçú-Ba em 13 de dezembro de 1912, concluiu o curso de Medicina em 1937, pela Faculdade de Medicina da Bahia. Faleceu em 25 de novembro de 1986. Chegou em Pirangi (Itajuípe) em 1938. Teve atuação destacada no movimento prol emancipação de Itajuípe, bem, como foi um incentivador na construção e implantação do Hospital Pirangi, na criação do Lactário Santa Eufrosina, do Ginásio 7 de setembro e do Curso Pedagógico e na criação da Legião Feminina de educação e Combate a Tuiberculose.
Foi um dos principais criadores da Guarda Noturna de Itajuíp, e como médico, tinha por hábito atender às sextas-feiras, em sua residência, as pessoas carentes e trabalhadores rurais;entretanto, nunca conseguiu ficar nenhum dia sem que sua casa não estivesse com pessoas para serem consultadas.
Reconhecido pela competência profissional, dedicação e amor aos seus clientes e à cidade por ele escolhida para o exercício da profissão, poderia ser chamado de “o médico humanitário ou o médico dos pobres”.
Foi diretor do hospital que leva o seu nome e tem também homenagem com o nome da rua onde morou. Também foi coordenador médico do hoje INSS em Itabuna.
Tempo Comum
Após quatro semanas de preparação e duas de celebração do Natal, eis-nos de novo no «tempo comum». Nele ficaremos até ao início da Quaresma, a 22 de fevereiro.
É o tempo da caminhada, da paciência… Os textos dos domingos falam-nos dos começos da vida pública de Jesus, da vocação dos discípulos, e das primeiras curas. É-nos pedido que olhemos para esse Jesus e decidamos que resposta lhe dar, que atitude tomar diante desse homem que entra nas nossas vidas com uma simplicidade respeitosa e fascinante.
Compreenderemos que o apelo à conversão que ouvimos durante o Advento se dirige verdadeiramente a cada um de nós e nos toca no mais profundo do nosso coração. É preciso responder e caminhar. Como nos dizia Guerric d’Igny num comentário que nos foi recentemente proposto, «mesmo se estiverdes muito avançados no caminho [do Senhor], fica sempre algo a preparar para que, a partir do ponto a que chegastes, possais ir sempre mais além».
Caminhemos, pois, uns com os outros. E se, no nosso caminhar, encontrarmos gente parada à beira da estrada, não hesitemos em desafiá-los a vir conosco. “Vinde e vede”, disse Jesus a João e André.
Uma forma de lhes mostrar o caminho pode ser propor-lhe o Evangelho como leitura quotidiana…. Muitos dos nossos amigos estão à distância de um clic!
Contamos, como sempre, com o vosso entusiasmo evangelizador, com a vossa crítica e com a vossa oração.
Com amizade. A equipe  EAQ em língua portuguesa.

Na TV, Marco Aurélio Mello diz que CNJ “avança o sinal

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na noite desta segunda-feira, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem “avançado o sinal”.
Como exemplo, disse que citaria “algo que estarrece”, afirmando que há aproximadamente 900 mandados de segurança no STF contra o CNJ e apenas cerca de 100 contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
O ministro, que já presidiu o STF, está no centro de uma polêmica por ter concedido uma liminar que restringe a atuação do Conselho Nacional de Justiça nos processos administrativos contra magistrados, determinando que o órgão só deve agir depois da ingerência das corregedorias de justiça locais.
- Não foi tirar o poder de ninguém e contra o CNJ, mas nos submeter à lei maior que a todos submete. E evidentemente a atuação tem que ser aos moldes da Constituição - justificou. - Concentração ilimitada de poderes é sempre perniciosa. (oglobo) 

  
Por hoje é só... Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação: O Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...