quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Alhos & Bugalhos
Legislativo itajuipense retoma trabalhos no dia 02

A Câmara Municipal de Itajuípe realizará no próximo dia 2, sessão de abertura dos trabalhos legislativos 2012. A sessão solene acontecerá no plenário quando na oportunidade o prefeito Marcos Barreto Dantas ou seu representante fará a leitura da mensagem do Executivo com as ações que serão encetadas no primeiro semestre pela administração municipal.
Durante a sessão o presidente do legislativo Itajuipense, vereador Edmilson Borges do Nascimento, usará o parlatório do legislativo dirigindo a sua mensagem com as diretrizes dos trabalhos parlamentares no primeiro período legislativo de 2012. Mesmo no recesso parlamentar os membros do legislativo se reuniram em caráter extraordinário para analisar e aprovar três projetos de lei de autoria do Executivo Municipal.
Para Edmilson Borges, os vereadores tem se pautado com responsabilidade no exercício da função legislativa, visando com suas ações, o fortalecimento do município e o bem-estar da comunidade itajuipense, sem distinção, e acima de tudo respeitando a independência dos poderes constituídos.

ITAPÉ: TSE PODE IMPEDIR CANDIDATURA A REELEIÇÃO DE PREFEITO

O prefeito de Itapé, Jackson Rezende (PP), pretende ser candidato a reeleição, porém, ele terá que contratar um bom advogado para conseguir registrar a sua candidatura. Já que o mesmo foi eleito vice-prefeito em 2004, e neste período ele assumiu o cargo algumas vezes.

O então prefeito, Pedrão (PSB), tem provas mais que suficientes que o mesmo assumiu o cargo entre 2005 e 2008. O apoio do ex-alcaide foi reeleito em 2008, mas foi considerado inelegível, aconteceu outra eleição em 2009 e o seu apoio foi essencial para a vitoria de Jackson Rezende.
Mas em 2010 aconteceu o rompimento político e pessoal entre os dois, e desde então Pedrão (foto) está preparando um dossiê para tentar barrar a reeleição de Jackson. (do políticosdosuldabahia)

Terminam nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, as inscrições para o Vestibular 2012.1 da Rede de Ensino FTC. Há vagas em 12 diferentes cursos compreendidos na área de saúde entre Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição, em ciências humanas com Administração, Direito e Publicidade e Propaganda e no campo de exatas através de Engenharia Ambiental e Sistemas de Informação.

As provas estão marcadas para o domingo, dia 29 de janeiro, no horário das 14 h às 18 h e serão aplicadas na própria sede da FTC, em Itabuna.
Para realizar a inscrição é necessário o candidato acessar o site www.ftc.br, preencher o formulário e imprimir boleto para pagamento bancário da taxa no valor de R$ 20,00. (do agoranarede.net)
TCM inicia fase de sessões em fevereiro
Findo o exercício de 2011, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia já inicia os preparativos formais para, logo após o recesso de janeiro, a partir do mês de fevereiro, levar a efeito as sessões do Tribunal Pleno, examinando os processos das primeiras pautas, os quais, em sua maioria, dizem respeito a pedidos de reconsideração de decisões sobre processos de prestação de contas referentes ao exercício anterior, algumas denúncias, termos de ocorrência, etc.
O TCM-BA analisa anualmente processos de 417 Prefeituras Municipais jurisdicionadas, outras tantas Câmaras e de cerca de 120 entidades da administração indireta municipal, através de seus setores técnicos, sendo inúmeros os documentos que são julgados nas sessões.
As sessões ordinárias do Tribunal são realizadas em três tardes durante cada semana (terça, quarta e quinta-feira), a partir de 14:30h, no Tribunal Pleno, cujo auditório tem capacidade para 200 pessoas, abertas ao público e à cobertura da imprensa.
As sessões do Pleno são precedidas da publicação, em Diário Oficial, de pautas das quais constam processos diversos a serem examinados – prestações de contas, denúncias, termos de ocorrências etc.
Primeira chamada de matrícula do ProUni termina na próxima semana
Os estudantes selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até o dia 1º de fevereiro para comparecer às instituições de ensino para a qual foram aprovados a fim de confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.
Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita a segunda chamada de candidatos, prevista para 7 de fevereiro, com prazo para comprovação da documentação até 15 de fevereiro.
Após as duas chamadas, haverá a formação de uma lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para preencher bolsas remanescentes.
O ProUni atende estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Para ter direito à bolsa, o estudante precisa ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.
Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. (do agenciabrasil)

Novo instrumento legal poderá proteger cidadão de calúnias

Projeto em tramitação na Câmara institui a ação de legalidade de conduta e de inexistência de desrespeito à lei – uma espécie de atestado de boa cidadania.
De autoria do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), o Projeto de Lei 2306/11 prevê que esse novo tipo de ação judicial poderá ser proposto por qualquer pessoa, física ou jurídica, sobre a qual pese indício ou suspeita de violação da lei, ou sobre a qual autoridade pública ou qualquer outra pessoa tenha feito questionamento ou levantado dúvida sobre a licitude da sua conduta.
De acordo com a proposta, serão réus na ação todas as pessoas jurídicas e órgãos de direito público que tenham por atribuição apurar, perseguir e reprimir a conduta ou o fato alegadamente ilícito, e aqueles que alegarem ter sido vítimas do ato praticado pelo autor.

Coletes à prova de bala para jornalistas poderão se tornar obrigatórios


As empresas de comunicação poderão ficar obrigadas a fornecer coletes à prova de bala para funcionários que façam cobertura jornalística de operações policiais. É o que prevê o Projeto de Lei 2658/11, do suplente de deputado Lindomar Garçon (PV-RO), em análise na Câmara. Pela proposta, os coletes deverão oferecer nível de proteção que resista, no mínimo, ao impacto de um projétil que tenha energia cinética igual ou superior a 3.400 joules, como tiros de fuzil.

Atualmente, a legislação permite a venda irrestrita de coletes que protegem contra impactos que tenham energia cinética de 1.411 joules, o que corresponde a um disparo de revólver calibre 44.

O autor da proposta explica que nos morros cariocas, por exemplo, os criminosos utilizam armamento com calibre igual ou superior a 7,62 x 51 mm, que é o calibre de munições utilizadas por fuzis, como o FAL – armamento empregado pelas Forças Armadas brasileiras. “Neste caso, os coletes de uso permitido não têm qualquer utilidade , como se constatou, de forma dolorosa, no caso de cinegrafista morto recentemente em serviço no Rio de Janeiro”.
Autorização especial
As empresas de comunicação ficariam autorizadas a comprar os coletes diretamente na indústria, com autorização do Exército Brasileiro. Atualmente esses equipamentos são usados por órgãos da administração pública e por empresas privadas em serviço de vigilância e transporte de valores.
O projeto ainda prevê que, caso a determinação não seja cumprida, a empresa de comunicação social e os seus diretores com poderes de gestão serão civil e criminalmente responsáveis por lesões corporais ou pela morte dos seus funcionários, em razão de ferimentos por armas de fogo, sofridos em razão de cobertura jornalística em operações policiais.

Dando início aos trabalhos de regravação da novela Gabriela, a direção de atores da trama vai realizar uma seleção para o elenco de apoio e figurantes.

Segundo o site Ilhéus Virtual, os selecionados durante as apresentações, que começam na próxima quinta-feira (26) no Teatro Municipal, vão interpretar trabalhadores rurais, jagunços e lavadeiras.

A regravação de Gabriela, baseada nos escritos de Jorge Amado, vai começar em março, indo ao ar no segundo semestre desse ano, no horário das 23h. Entre o elenco já confirmado, estão Juliana Paes e Humberto Martins.

 Por Hoje é só. Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...