sexta-feira, 13 de julho de 2012


alhos & bugalhos
Orelha em pé

Os moradores da Rua do Passeio, no Bairro São Sebastião estão com a orelha em pé. A razão é que a administração municipal depois de sete anos e sete meses sem dá atenção a comunidade, resolveu  ontem, vespera de sexta-feira 13, realizar serviços de terraplenagem e colocação de materias para calçar a rua.
Os moradores do beco que dá acesso da rua do Passeio ao Bairro Novo (calçado) tenha a mesma atenção.
Um morador do bairro desabafou que: ” esta intervenção em vespera de eleição, mostra a falta de compromisso da administração municipal com a comunidade de todo o municipio, durante estes quase oito anos, e hoje temos que conviver com a paralisação da obra da creche, com a reforma do Campo José Domingos de Oliveira sendo realizada a passo de cagádo, procedimento este que derrespeita o Termo de Ajuste de Conduta,  - TAC celebrado entre o Ministério Público e o Município que está vencido e de nenhuma intervenção na Praça Dr. Humberto de Oliveira Badaró para melhorar o padrão de vida dos moradores.

Viúva não precisa mais perder a pensão para se casar de novo


Viúvas que decidirem se casar, oficialmente, podem ter assegurado o direito a manter a pensão por morte paga pelo INSS, referente ao primeiro marido. O inovador entendimento é dos juízes da Turma Nacional de Uniformização (TNU), que direciona a posição dos magistrados dos Juizados Especiais Federais. Segundo o relator da matéria, o juiz federal Paulo Arena, “quando não há comprovação de melhoria na situação financeira da beneficiária com o segundo casamento, o cancelamento do benefício de pensão por morte é descabido”. O posicionamento aplicado pela TNU foi, inclusive, precedente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Hoje, quando a viúva se casa em cartório, o INSS é informado e suspende o benefício. “A decisão da TNU é um avanço nos direitos das viúvas, pois considera a união pelo lado afetivo, e não simplesmente pela questão financeira. Hoje, a lei do concubinato já garante proteção para as viúvas que decidirem por uma segunda união”, diz o assessor jurídico da Federação dos Aposentados e Pensionistas (Faaperj), João Gilberto Pontes. Segundo o especialista, a Justiça já considera como união estável o casamento não oficial com, no mínimo, três anos. Dentre as provas jurídicas necessárias para comprovar o vínculo afetivo e a dependência financeira entre os companheiros estão: conta corrente conjunta, declaração de Imposto de Renda como dependente, além de testemunhas.

APLB considera proposta do governo e do MPE ‘muito ruim’; greve continua

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, considerou a proposta apresentada pelo governo estadual no encontro com o Ministério Público Estadual nesta quinta-feira (12), “muito ruim”. A intermediação era uma tentativa de encerrar a greve dos professores, que já dura 93 dias. “Se depender do comando de greve, o movimento continua. Mas a decisão será tomada nesta sexta (13) na assembleia às 10h”, apontou Oliveira, em conversa com o Bahia Notícias. A reunião teve início nesta quinta, por volta das 14h, e teve a participação do procurador-geral de Justiça, Wellington Lima e Silva, do governador Jaques Wagner e dos secretários Osvaldo Barreto (Educação) e Manoel Vitório (Administração). Nesta quarta (11), Wagner e os secretários detalharam ao procurador a proposta de reajuste para os professores, além de informações complementares sobre o Fundeb e as planilhas com aplicação das promoções. De acordo com Wagner, além dos reajustes salariais concedidos à categoria este ano, com variação de 6,5% a 11,5%, o governo se propõs a conceder aos professores licenciados, em novembro de 2012, promoção por meio de curso, com ganho de 7%, e em abril de 2013, nova promoção, também com ganho de 7%.
http://www.bahianoticias.com.br

Site da Receita ficará fora do ar este fim de semana

A Receita Federal do Brasil informou que os serviços disponíveis pela internet em www.receita.fazenda.gov.br ficarão indisponíveis das 7h do sábado, 14 de julho, às 20h do dia seguinte. A parada técnica ocorrerá em razão da necessidade de manutenção das instalações elétricas do Centro de Dados do Serpro, Regional São Paulo, local em que os serviços prestados estão hospedados.

Silvana Andrade tem projeto selecionado para o II Simpósio Baiano de Licenciaturas
A professora Silvana Andrade da rede municipal de Itajuípe e aluna do Curso de Pedagogia da UESC, teve projeto de Pesquisa selecionado para o II Simpósio Baiano de Licenciaturas, que aconteceu nos dias 05 e 06 de julho em Salvador, o trabalho foi apresentado no auditório Sílvia Ganem Assmar no Instituto Anísio Teixeira – IAT.
O projeto intitulado: Levantamento da inclusão de  crianças com Necessidades Educacionais Especiais  nas classes regulares da educação básica do município de Itajuípe, foi aprovado entre os mais de trinta  inscritos e o sétimo aprovado entre os 8 classificados para o Grupo de Trabalho (GT): Formação de professores para a afirmação da Educação Inclusiva – Políticas Curriculares.
A pesquisa foi fundamentada na Declaração de Salamanca (1994), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e Adolescente, as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Política Nacional da Educação Básica, autores como, Mª Teresa Mantoan, Mª Cecília Minayo, Altair A. Fávero, Mirian Goldemberg, entre outros.
O projeto de pesquisa foi desenvolvido nas escolas do ensino fundamental da zona urbana do município, embasado no que estabelece a Declaração de Salamanca, as crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas regulares, de modo que, a integração possa possibilitar aos alunos a construção de uma escola inclusiva.
A pesquisa constatou que a formação Continuada é crucial na efetivação da educação inclusiva, pois a mesma implica por parte dos educadores e gestores, políticas públicas e reflexão sobre as práticas pedagógicas de integração escolar e mobilização social.
Nesse sentido, a pesquisa apontou que o município de Itajuípe apesar de todas as dificuldades enfrentadas no que tange a educação inclusiva, vem caminhando a largos passos em direção aos princípios da inclusão, quando comparamos a outros municípios do estado da Bahia
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Casarão da Praça
Praça Vereador José Adry, S/N

20/07
(20h00) FILME: CACAU CINE GIRL
Direção, Roteiro e Produção: DIRCEU MARTINS ALVES
Duração: 25 minutos
27/07
(20h00) FILME: SEDE DE VIVER
Direção: VINCENTE MINNELLI
Gênero: biografia/drama
Duração: 122 minutos
Classificação etária: 12 anos

28/07

(20h00) SHOW MUSICAL DO DUO BEM-TE-VI:  
“NOSTALGIA SEM FRONTEIRAS I”
 PARTICIPAÇÃO DE DÉBORA NUNES

29/07
(20h00) FILME: A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA
Roteiro e Direção: Marleen Gorris
Gênero: comedia/drama
Duração:
Classificação etária: 16 anos
ATENÇÃO:
MATINÊ às sextas-feiras, no horário das 15h00, contando com
a parceria da Secretaria Municipal de Educação
(programação visdando atender à faixa etaria das turmas
 previamente agendadas)

Essa é uma homenagem à turma de cabelos brancos. 


Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.

- "Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo!"

O estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

- "Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet , celular , televisão, aviões a jato, viagens espaciais,
homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ...," - fez uma pausa para tomar outro gole de cerveja.

O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse: 

- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos ocupados em inventá-las. E você, um bostinha de merda arrogante dos dias de hoje, o que está fazendo para a próxima geração?

Foi aplaudido de pé ! 
 Por hoje pé só. Vou bater o martelo.

Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...