segunda-feira, 16 de agosto de 2010


Em promoção póstuma, Vinicius de Moraes se torna embaixador
Vinicius de Moraes - que, além de poeta e um dos maiores compositores da música popular brasileira, era diplomata - será promovido nesta segunda-feira (16) a embaixador. A cerimônia para a promoção póstuma ao cargo de ministro de Primeira Classe acontece às 17h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
A promoção post mortem de Vinícius de Moraes estava prevista em projeto da Câmara (PLC 5/10) aprovado pelo Plenário do Senado no último dia 2 de junho. Relatado pelo senador Marco Maciel (DEM-PE), o projeto foi transformado na Lei 12.265, de 21 de junho de 2010, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o evento, que será aberto pelo chanceler Celso Amorim, o presidente Lula fará a entrega de uma placa comemorativa à família de Vinicius de Moraes. Na cerimônia, Georgiana de Moraes, filha de Vinicius, e Mariana de Moraes, neta, além da cantora Miúcha, interpretarão composições do homenageado. O poeta Eucanaã Ferraz declamará poemas de Vinicius. Ao final da solenidade, será inaugurada exposição fotográfica sobre a vida do diplomata, morto aos 66 anos, em julho de 1980.
A votação do projeto atendeu a um apelo feito ao presidente do Senado, José Sarney, pelo senador Marco Maciel, também relator da proposição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Segundo Maciel, Vinícius de Moraes, conhecido popularmente como "poetinha", marcou a música popular brasileira, elevando o seu prestígio para além das fronteiras nacionais e tornando-se um verdadeiro embaixador da cultura brasileira.
No mesmo sentido, o senador José Agripino (DEM-RN) destacou, na discussão da matéria em plenário, que o compositor ajudou a divulgar o nome do Brasil. Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que o poeta enalteceu o Rio de Janeiro e seu povo.
Injustiça
Vinícius teve sua carreira diplomática prejudicada pela aposentadoria compulsória decretada em 1968 pelo regime militar, com base no Ato Institucional nº 5. Com a promoção post mortem, o governo brasileiro busca reparar essa injustiça. A promoção assegura aos dependentes do poeta os benefícios da pensão a que têm direito os ministros de Primeira Classe, cargo mais elevado da carreira diplomática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...