terça-feira, 27 de setembro de 2011


Câmara Mirim divulga os três projetos vencedores em 2011

Saiu a lista dos vencedores do Câmara Mirim. A iniciativa da Câmara dos Deputados seleciona, todos os anos, os três melhores projetos de lei criados por estudantes de 7 a 14 anos de todo o País. Neste ano, foram mais de 1.200 propostas, quase 400 a mais que no ano passado.
Um dos vencedores foi Marco Túlio Campos Machado, aluno da 8ª série do Colégio da Polícia Militar de São Paulo, que propôs que todos os produtos mostrem quais os impostos estão embutidos nos preços.
Marco Túlio disse que a ideia surgiu depois de uma pesquisa na internet. “Percebi que os produtos estadunidenses são mais baratos, e os brasileiros são mais caros. Aí vi que lá se paga menos imposto. Eu fiquei com uma curiosidade de saber o quanto eu estou pagando de imposto nesse produto.”
Outro ganhador foi André Dantas Ferreira da Silva, da 5ª série do colégio Mackenzie em Brasília, com o projeto de lei que obriga todos os órgãos públicos a terem um site com linguagem para crianças, assim como a Câmara tem o site Plenarinho. “A ideia principal era que as crianças conseguissem entender como funciona os órgãos públicos. E esse jeito do Plenarinho, de sites infantis, é muito legal, dá para ensinar direito, dá para entender tudo.”
A terceira vencedora foi Juliana Fredo Marques, estudante da 7º série do colégio Bom Jesus, de Curitiba. Ela apresentou um projeto de lei que cria um número de telefone único para o atendimento de todo o tipo de emergência. “As pessoas não sabem, muitas vezes, para que número ligar. Daí liga para um serviço e o atendente diz que não é aquele, daí liga para o serviço que a pessoa indicou e, até explicar tudo de novo, acaba acontecendo uma tragédia.”
Simulação em Brasília
Os três vencedores virão a Brasília no dia 18 de outubro, quando haverá uma simulação, só com crianças, do trabalho dos deputados federais, disse a coordenadora do Plenarinho, Ana Cláudia Lustosa.
“Neste dia, a Câmara serão quase 400 crianças de todas as partes do País no Plenário, para discutir os três projetos selecionados, votá-los e depois encaminhá-los para as comissões temáticas, onde ficarão disponíveis para os deputados federais apadrinharem ou não.”
Para Ana Cláudia, o Câmara Mirim tem um objetivo educador para as crianças. “Permite que participem e interajam um pouco mais com o Legislativo brasileiro”, afirmou.
Reportagem – Ginny Morais/Rádio Câmara
Edição – Ralph Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...