sexta-feira, 30 de março de 2012


Alhos & Bugalhos
Falecimento
Faleceu no inicio da noite ontem o Sr. José Nascimento Santos, pai do vereador Gilmário “Zé do Lactário” Costa, o corpo está sendo velado em sua residência à Rua José do Patrocínio, de onde sairá o enterro.
Fica registrado os votos de pesar da equipe do: correioitajuipense.blogspot.com a toda família enlutada.

Audiência Pública
Em virtude do falecimento do Sr. José Nascimento Santos, a audiência pública que seria realizada na Câmara Municipal de Itajuípe, ontem a noite para discutir a atual situação do esporte amador em Itajuípe, foi suspensa.
O vereador Gean Silva, autor do requerimento que solicitou a realização do evento, transferiu a audiência em consenso com os presentes, para a próxima terça-feira (3).

Ex-prefeito pega 7 anos de prisão

Por ter criado a Lei Municipal 084/02, que permitia que o orçamento municipal de Jitaúna fosse suplementado em mais de 85%, contrariando dispositivo legal que fixava em 25%, o ex-prefeito de Jitaúna foi condenado..
Nesta quarta (28), o site do Ministério Público da Bahia divulgou que Adeilson Silva Bastos, denunciado em 2003, foi condenado pela Justiça a 7 anos de prisão em regime fechado por falsificação de documento público.
Também foi condenado por um crime de responsabilidade, "ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinentes".
A ação, apresentada pela então procuradora-geral de Justiça Adjunta Sara Mandra Moraes Ruscolelli Souza, denunciava o gestor por ter criado e sancionado uma falsa lei municipal, sem aprovação da Câmara.
A condenação é a segunda registrada na Bahia, de acordo com levantamento do promotor Antônio Faustino. “Cerca de 400 processos criminais da mesma natureza permanecem sem julgamento de mérito”.(Do. aregiao)

Presidente do STJ diz que decisão sobre estupro de vulnerável pode ser revista


 

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, disse hoje (29) que o tribunal poderá revisar a decisão tomada pela Terceira Seção da Corte, segundo a qual nem sempre, o ato sexual com menores de 14 anos pode ser considerado estupro. "É um tema complexo que foi decidido por uma turma do tribunal. É a palavra do tribunal, mas, evidentemente, cada caso é um caso, e o tribunal sempre está aberto para a revisão de seus julgamentos. Talvez isso possa ocorrer."
O pedido de revisão deverá partir do governo, informou a secretária de Direitos Humanos, ministra Maria do Rosário. Ela informou que vai entrar em contato com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, para tratar do caso.
O tribunal entendeu que não se pode considerar crime o ato que não viola o bem jurídico tutelado, no caso, a liberdade sexual. No processo analisado pela seção do STJ, o réu é acusado de ter estuprado três menores, todos de 12 anos. Tanto o juiz que analisou o processo quanto o tribunal local o inocentaram com o argumento de que as crianças “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”. da Agência Brasil
 FRASE DO DIA
Tem que pegar aquele pessoal que está trabalhando no negócio e verificar se o texto te agrada e também se satisfaz aquele presidente. Eu vou lá [na Câmara] e consigo pautar.
Demóstenes Torres,em conversa com Carlinhos Cachoeira, defendendo os interesses do bicheiro no Congresso Nacional

A Demóstenes só cabe renunciar

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pode escolher uma de duas opções: sangrar lentamente em praça pública até morrer. Ou dar um tiro na cabeça e morrer rapidinho.
Dito de outra maneira: pode esperar o desfecho do processo de cassação do seu mandato que só terá início no Senado depois do próximo dia 10 de abril, sem data marcada para terminar.
Ou pode renunciar ao mandato a qualquer instante - se possível logo. E sair de cena.
Escafeder-se. Mergulhar nas águas do Lago Paranoá. Refugiar-se no interior de Goiás. Ou pedir abrigo pra sempre em um monastério do Himalaia.
Na reportagem publicada, hoje, pelo O Globo, Demóstenes conversa pelo telefone com o ex-bicheiro Carlinhos Cachoeira. Pelo menos dois fatos ganham realce:
a) ele sabia das atividades ilegais de Cachoeira, o que sempre negou;
b) ele defendia os interesses empresariais de Cachoeira dentro do Congresso e junto à Justiça e empresas estatais. Fazia lobby para ele.
Que eu me lembre, jamais foram apresentadas provas tão cristalinas, irrefutáveis e escandalosas da atividade criminosa de um senador. (Do blogdonoblat)

LUA DE MEL OU DEMONSTRAÇÃO DE COMPETÊNCIA?

É incrível como as matérias começaram a ser apreciadas e votadas no Congresso Nacional. Na Câmara Federal…nem se fala. Tudo isso é creditado à ausência da presidenta Dilma Rousseff do Brasil e o exercício da Presidência da República estar sob a direção do atual presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS).
Sem mais delongas, os senhores congressistas se animaram e voltaram ao batente, apresentando resultados positivos, apreciando e aprovando projetos de interesse do Governo Federal. Na prática, as ações de Marco Maia criaram ou certo mal-estar entre os que ficaram no comando da Câmara dos Deputados.
Diante da repentina vontade de trabalhar, e tirando as situações embaraçosas que porventura foram criadas, dá até para imaginar que alguma coisa não está funcionando a contento no Planalto Central do País. Algo está errado entre o Palácio da Alvorada e o prédio do Congresso Nacional. Para acertar as contas, dá até para ir a pé, sem nenhum constrangimento.
Por Hoje é Só. Vou bater o Martelo.

 
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

O Evangelho do Dia
Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma

Santo do dia : S. João Clímaco, religioso, +649,  S. Leonardo Murialdo, confessor, +1900,  Santa Irene, virgem (séc. IX)
image Saber mais sobre os Santos do dia 
  Matriz do Sagrado Coração de Jesus - Itajuípe-Ba
Leituras

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Bem-aventurado João Paulo II 
«Está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'»


Evangelho segundo S. João 10,31-42. 
Naquele tempo, os judeus voltaram a pegar em pedras para  apedrejarem Jesus.
Jesus replicou-lhes: «Mostrei-vos muitas obras boas da parte do Pai; por qual dessas obras me quereis apedrejar?»
Responderam-lhe os judeus: «Não te queremos apedrejar por qualquer obra boa, mas por uma blasfémia: é que Tu, sendo um homem, a ti próprio te fazes Deus.»
Jesus respondeu-lhes: «Não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'?
Se ela chamou deuses àqueles a quem se dirigiu a palavra de Deus e a Escritura não se pode pôr em dúvida
a mim, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, como é que dizeis: 'Tu blasfemas', por Eu ter dito: 'Sou Filho de Deus'?
Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim;
mas se as faço, embora não queirais acreditar em mim, acreditai nas obras, e assim vireis a saber e ficareis a compreender que o Pai está em mim e Eu no Pai.»
Por isso procuravam de novo prendê-lo, mas Ele escapou-se-lhes das mãos.
Depois, Jesus voltou a retirar-se para a margem de além-Jordão, para o lugar onde ao princípio João tinha estado a baptizar, e ali se demorou.
Muitos vieram ter com Ele e comentavam: «Realmente João não realizou nenhum sinal milagroso, mas tudo quanto disse deste homem era verdade.»
E muitos ali creram nele.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

quinta-feira, 29 de março de 2012


Alhos & Bugalhos
Para Fabrício Matos - Bibito

Bibito sobre o seu artigo postado no itajuipeonline postei o seguinte comentário: Cláudio da Luz diz:
Com profundidade vc analisa a atual situação esportiva de nossa velha e querida Itajuípe. No passado, as pessoas de bem se reuniam para construir. Hj se reúnem para desconstruir, levando em consideração do “levar vantagem em tudo”. Itajuípe como sempre se diz: “A terra do já teve” e o pouco de que restou vai se deteriorando a olhos vistos sem nenhuma providência quer do poder público, quer dos segmentos civis organizados, quer da população inerte que a tudo assiste e a tudo critica.
Vejo que o espírito de seu avô Ciríaco Anunciação brilha em vc, que em suas preocupações relembra o passado com os olhos no futuro.
Tivemos na velha guarda esportiva atletas da estirpe de Marujo, Piaba, Abel, Almir do Correio, Tirso Weyll, Ivone e muitos outros que glorificaram Itajuípe vestindo a camisa do Esporte Club Bahia de Itajuípe e diretores como Osvaldo Gigante, Cemi Hage, seu Botelhos e muitos outros. Quem viveu viu. Quem vive hj só observa calada a degradação.

A queda de Demóstenes Torres, o último "paladino" do DEM


Não é segredo para ninguém que o Democratas (DEM) é um partido desgastado quando o assunto é corrupção, sobretudo em Brasília. No ranking divulgado pelo Movimento de Combate à Corrupção eleitoral, a legenda foi apontada como a mais corrupta do país. Só entre 2000 e 2007, 69 políticos do DEM foram cassados. A revelação do "Mensalão do DEM", em 2009, só serviu para jogar ainda mais a reputação do partido na lama.
Cachoeiras de tristeza
O que ninguém esperava era que o próximo alvo de denúncias seria o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o parlamentar assinava qualquer CPI e atacava todo indício de corrupção que cruzasse o seu caminho. Ele chegou a ganhar o apelido de "senador ficha limpa".
Cachoeiras de tristeza II
No entanto, segundo a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, Demóstenes manteve um vínculo próximo com o contraventor Carlinhos Cachoeira nos últimos anos. Os dois trocaram 298 ligações entre fevereiro e agosto de 2011. Para piorar, Cachoeira deu um presente de casamento no valor de R$ 30 mil ao senador.
Diga-me com que andas...
Surpreso com a situação, Demóstenes disse apenas que não sabia do envolvimento de Cachoeira com atividades ilícitas. Nas ligações registradas pela Polícia Federal, o senador se referia ao bicheiro como "professor". Se alguns ministros de Dilma caíram e foram bombardeados por bem menos, resta saber o que será de Demóstenes. Do JORNAL DO BRASIL

STJ DIZ QUE BAFÔMETRO E EXAME DE SANGUE É QUE VALEM


A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o bafômetro e o exame de sangue são osúnicos meios que podem provar embriaguez ao volante. A decisão foi tomada por um placar apertado de 5 votos a 4, e o entendimento deve ser aplicado a todos os outros casos que tratarem do mesmo assunto.
O julgamento começou em fevereiro, e desde então foi suspenso por três pedidos de vista. Os ministros analisaram o caso de um condutor que se envolveu em um acidente de trânsito em 2008, antes da edição da Lei Seca. Em sua defesa, o motorista alegava que não ficou comprovada a concentração de álcool exigida pela legislação em vigor e que, por isso, não podia ser punido.
O relator do processo, ministro Marco Aurélio Belizze, abriu o placar defendendo a admissão de outros meios de prova além do bafômetro para atestar embriaguez ao volante, como exame clínico e depoimento de testemunhas. Ele foi acompanhado por Vasco Della Giustina, Gilson Dipp e Jorge Mussi.
A divergência foi aberta pelo desembargador convocado Adilson Macabu, que alegou que apenas o bafômetro pode ser usado como prova, e que os ministros estariam legislando se ampliassem esse leque probatório. Ele lembrou, ainda que o cidadão tem o direito de não produzir prova contra si e foi acompanhado pelos ministros Laurita Vaz, Og Fernandes e Sebastião Reis Junior.
A presidente da seção, Maria Thereza Assis Moura, precisou votar porque houve empate. Ela também entendeu que não é possível usar outros meios de prova além de bafômetro e exame de sangue para provar a embriaguez ao volante.

Mais atrasos

A Rede 21, arrendada pela Band para a Igreja Mundial do Poder de Deus, é mais uma vítima de atraso de pagamentos do pastor Valdemiro Santiago.
Valdemiro já vinha deixando de pagar em dia pelo horário da madrugada na emissora da família Saad.
Por Lauro Jardim


Assembleia Legislativa aprova Lei Antibaixaria

Sob aplausos das mulheres que tomaram as galerias da Assembleia Legislativa, o projeto da deputada Luiza Maia (PT), conhecido como Lei Antibaixaria, foi aprovado, na noite desta terça-feira, 27, por 43 votos a nove, após ter o texto reescrito pelo deputado-relator João Bonfim (PDT), que manteve, no substitutivo, porém, a essência da proposta.
Ou seja: o Estado agora não poderá destinar "recursos públicos para contratação de artistas que, no objeto do contrato de show, apresentem músicas que desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres a situações de constrangimento". No lastro, Bonfim acrescentou a proibição a manifestações de homofobia ou discriminação racial e apologia de drogas ilícitas. A lei segue para sanção do governador Jaques Wagner (PT).
Por Hoje é Só. Vou bater o Martelo.


Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

A situação atual do esporte de Itajuípe é culpa da nossa inércia!

Por Fabrício Matos (Bibito)
O processo de construção dos equipamentos urbano-arquitetônicos do município de Itajuípe sempre foi marcado pela participação popular. Muitos dos serviços que a cidade dispõe, só existem, ou, “funcionavam”, porque a população participou ativamente desta empreitada, em uma espécie de parceria – informalmente formal – entre os governados e os governantes. Realidades como: a igreja matriz Sagrado Coração de Jesus; o Colégio Diógenes Vinhaes; a Escola de Comércio; o Hospital Dr. Montival Lucas, dentre outros, atestam essa afirmação.

E com o esporte não foi diferente!

A título de curiosidade, desde o início do povoamento e da formação dos primeiros arruados, do antigo Sequeiro do Espinho – Pirangy, os moradores daquela época já se socializavam, divertiam e confraternizavam através da prática de um esporte muito conhecido de todos, o futebol.  Organizavam até excursões regionais para disputar partidas amistosas contra outras equipes de futebol.  É, acreditem, em 1913, antes mesmo da realização da primeira Copa do Mundo de Futebol que ocorreu em 1930, Itajuípe (Sequeiro do Espinho – Pirangy) já tinha uma equipe de futebol chamada de “Sport Club Aliança” (Jornal de Ilheos Set/1913).  Com isso se pode deduzir que estas pessoas jogavam seu futebol em algum lugar, este lugar de localidade não identificada, na verdade o primeiro equipamento esportivo de Itajuípe, construído pelo povo, um campo de futebol.
Com o passar dos anos foi sendo introduzida no currículo escolar a prática da educação física o que trouxe novas modalidades esportivas ao cotidiano da população de Itajuípe, como o vôlei, futsal, handebol, atletismo, alongamento, dentre outros, e com a chegada de novas modalidades cresceu também a demanda por novos equipamentos esportivos no município. Estas novas formas de praticar esporte alteraram o cotidiano dos jovens naquele período o que reflete no dias atuais. Porém, o reflexo, hoje em dia, resumiu-se em lembranças de um passado esportivo que existia em Itajuípe, associados a décadas de esporádicos projetos esportivos de curta duração, pouco investimento no setor e isolamento de outras modalidades desportivas. E quem nunca ouviu ecoar pelas ruas da cidade a vergonhosa frase: “Itajuípe é a terra do já teve”.  É realmente uma frase vergonhosa, mas temos que admitir que com relação ao esporte local, ela tem um pouco de veracidade.

Itajuípe era uma cidade que tinha uma vida esportiva ativa dentro das suas possibilidades.

Tomamos como exemplo a quadra municipal situada a Rua Alcino Nascimento, pois com a construção deste centro poliesportivo, várias modalidades começaram a ser praticadas neste “saudoso” centro de lazer e consequentemente muitos eventos ocorreram neste local, e tais encontros esportivos faziam parte da rotina do povo desta cidade. Porém, pensem! O que leva a construção de uma quadra municipal?! Resposta: a necessidade de centro poliesportivo para melhor atender aos anseios de um público crescente de desportistas, os quais inconscientemente pressionaram o poder público para a realização desse sonho (a construção da Quadra Municipal). Será que o número de atletas itajuipenses reduziu? Com certeza não. Então por que estes permanecem praticamente em “estado vegetativo” assistindo tudo o que “não” está acontecendo, há mais de duas décadas com o esporte da cidade?!

O mundo esportivo de Itajuípe literalmente estagnou e em muitos casos regrediu.

Pois, tomando-se como base que Itajuípe possui uma população de estimada em 22 mil habitantes (segundo o censo – IBGE 2010) e seu núcleo urbano composto por aproximadamente 12 bairros: o centro; Santa Rita de Cássia; Alto da Liberdade – Galo Morto-; Santo Antônio; Santa Edvirgens; Rio Branco; Av. Itabuna; Beira Rio; Grande Pitangueira, este formado pela união dos bairros da Urbis, Rua Nova e Caixa D’água; Coração de Jesus, situado próximo ao colégio Polivalente e o Bairro Novo “Acácio Almeida”) e a relação existente entre as práticas e equipamentos esportivos que existem no município, mostram que pouco foi e está sendo feito há quase “duas” décadas nesta área. E o mais interessante! O povo assiste tudo de camarote.

Para que as coisas sejam mais bem esclarecidas é só fazer uma breve análise dos fatos.

Hoje, Itajuípe conta com os seguintes equipamentos desportivos: um Estádio de Futebol, 2 campos para futebol society, 3 campos de futebol, 7 quadras “poliesportivas” sem cobertura, um ginásio de esportes, 2 piscinas e a área  de entorno do lago. Destrinchando os dados, dos aproximadamente 17 equipamentos desportivos que a cidade possui (quadras poliesportivas; campos de futebol; centros de atletismo; parque aquáticos; centros esportivos diversos, artes marciais, canoagem, áreas para pratica de skats e patins etc.) apenas 4 foram construídos com recursos “exclusivos”  do poder público (municipal, estadual e ou federal), que são eles: Quadra Municipal de Itajuípe, construída na década de 60; as quadras e outros equipamentos existentes no complexo de lazer que fica localizado no entorno do Lago Humberto Badaró, construído no final da década de 80;  o Ginásio de Esporte, construído no final da década de 80 e a quadra “poliesportiva” situada no bairro Alto da Liberdade, construída sobre uma praça nos anos 10 deste século. Ou seja, contando desde a emancipação (1952) até os dias atuais, o poder público só construiu 4 equipamentos, o que corresponde a uma obra a cada 15 anos, ou quase 4 gestões administrativas de um município.  E com relação aos demais equipamentos, 13 restantes, 8 deles não estão abertos diretamente a população por pertencerem a particulares, escolas e clubes.
 É importante também esclarecer que o Estádio de Futebol não foi construído inteiramente com recursos do poder público, ele nem mesmo pertence ao município e sim a uma associação chamada Liga Itajuipense de Desportos Terrestres, logo não entra na estatística citada anteriormente. Por falar no Estádio de Futebol da cidade, que apesar de não pertencer “oficialmente” ao município, este é um patrimônio do povo de Itajuípe, e apesar de sua importância, este foi interditado por decisão do ministério público, respaldado por laudos emitidos pelo CREA e Corpo de Bombeiros, desde 2009, isso quer dizer que, há aproximadamente 4 anos não tem um jogo de futebol no estádio municipal. No entanto, por muita pressão da população e da câmara de vereadores, o poder executivo repassou 23.000,00 para ajudar nos custos de manutenção das arquibancadas do estádio, pois os recursos para a recuperação do gramado e do sistema de drenagem foram conseguidos através de doações da população de Itajuípe, aproximadamente 6 mil reis (mediante livro de Ouro). Sem contar que as arquibancadas do Estádio não contam mais com o sistema de cobertura protetora contra chuva e sol! Pois estas tiveram que ser retiradas, por medida de segurança, porque as mesmas estavam com suas estruturas de sustentação completamente enferrujadas e a “Liga Itajuipense de Desportos Terrestres” não teve recursos para dar manutenção devida.
Outro ponto a ser ressaltado é com relação às quadras “poliesportivas”, é vergonhoso, pois das 8 quadras, incluindo a do ginásio de esporte, hoje em dia, apenas 4 estão literalmente abertas ao público e em péssimas condições, sem marcações que caracterizam uma quadra poliesportiva e nem piso adequado para a prática desportiva, para ser mais especifico apenas no ginásio de esportes pode ser praticado outras modalidades a não ser futsal e “baleado”. Vergonhoso, também, é saber que a quadra Municipal de Itajuípe, a quadra do Colégio Diogenes Vinhaes e a quadra da Escola de Comércio (esta nem existe mais), três símbolos da conquista de um povo estão em uma situação de completo abandono e não atendem mais as necessidades esportivas destes.
Agora é só imaginar, se a situação dos equipamentos desportivos de Itajuípe, na sua grande maioria, encontra-se jogados a própria sorte e expostas as intempéries do clima, a quase duas décadas, imaginem os projetos e programas voltados ao esportivos desta cidade como se encontram? Imaginem! É só imaginação.
 E mais, imagine um dos maiores bairros da cidade, a Pitangueira, que nunca foi contemplado pelo poder público com uma obra voltada para o esporte, apesar de situar-se relativamente distante desse poucos “centros desportivos”, esta localidade não possui nem uma quadra poliesportiva para atender a comunidade e a única estrutura existente é um campo de futebol construído e mantido pela comunidade.
Porém, pior que passar 15 anos para se construir uma quadra na cidade é deixar o que já foi construído ser sucateado; é o município não ter projetos continuados de incentivo ao esporte; é o município ter uma “Gerência de Esportes” que não tem autonomia por não possuir verbas próprias, pois em Itajuípe esta é apenas um apêndice da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismos (Secretaria 4 em 1); é ver pessoas que lutam pelo que resta do esporte no município não receberem o apoio que merecem e o pior acima de tudo, é ver que os munícipes, principalmente esportistas e simpatizantes, vem perdendo a força de continuar lutando contra esse anos de descaso com as políticas de esporte do município.
Uma das soluções para tentar melhorar a situação de estagnação em que se encontra o esporte do município de Itajuípe, é a união das classes dos desportistas e simpatizantes, com o objetivo de lutar pelos seus anseios, desejos e necessidades de lazer e recreação que as práticas desportivas proporcionam. O que deve ser planejado e implementado é a criação de uma associação ou associações voltadas aos interesses do esporte e lazer dos itajuipenses. Tais associações terão como objetivo primordial a de discutir e buscar soluções de curto, médio e em longo prazo, para programas e projetos viáveis e continuados, que visem a promover o desenvolvimento do esporte local, visando beneficiar um interesse comum, sendo não um instrumento do poder público, mas sim, um “centro” formador de opinião e que tenha participação ativa na elaboração das políticas esportivas do município. Por meio de associações pode-se ainda captar recursos tanto dos programas dos governos Estaduais, Federais e Municipal de incentivo ao esporte, como da iniciativa privada, tudo isso via elaboração de projetos. Um bom exemplo disso: São as atividades e projetos de cunho cultural e artístico que são desenvolvidos pelas associações como ABARÁ- Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais; AFAI- Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe; a primeira, juntamente com a parceria do governo municipal, estadual e de outros entes, conseguiram a implementação do Memorial Adonias Filho, e a segunda, viabilizou a revitalização do antigo casarão que se encontra na Praça João Adry (antiga praça da feira) e a criação de um cinema, o Cine AFAE, e isto “sem participação” do poder público municipal, angariando recurso via projetos  e por meio de contribuições da comunidade.
Só através de movimento organizado é que o poder público irá definitivamente aprender a respeitar o esporte local, pois os programas voltados a esta área não podem simplesmente se resumir a planos de governos montados sem no mínimo ouvir as necessidades e anseios de que se beneficia com as práticas desportivas. O povo tem que se recusar a receber as “migalhas” que há anos são oferecidas pelo poder público, no que diz respeito ao esporte, e definitivamente exercer o seu direito de cidadania participando da construção das políticas desportivas da cidade (itajuipeonline)
.

A CRONICA DE WALMIR ROSÁRIO - DIRETO DE CANAVIEIRAS

  UM HOMEM QUE SE FEZ JIPE EM CARNE E OSSO em  março 21, 2024 Jipe caracterizado na estrada e na porta de uma oficina Por  Walmir Rosário* E...