sexta-feira, 9 de março de 2012


Alhos & Bugalhos
Documentário Piranjuipe será exibido nesta sexta
                                                      O itajuipense José Carlos Ngão ator convidado
A Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe lança hoje (9), às 20 horas o documentário “Piranjuipe”. O documentário é dirigido pelo cineasta itajuipense Cícero Bathomarco, que também assina os argumentos e roteiro com o  itajuipense João Lucas. O documentário tem como ator convidado, o itajuipense José Carlos Ngâo, que trabalhou como ator nos filmes O Jardim das Folhas Sagradas, da diretora Pola Ribeiro, Senhor do Labirinto do diretor Geraldo Mota e no Eu me lembro, do diretor Edgar Navarro.
Com duração de 33 minutos, Piranjuipe sintetiza 266 anos da história da região cacaueira, tendo como eixo a cidade de Itajuípe. Os desbravadores, os coronéis do cacau, o surgimento dos povoados, depois vilas e cidades, o auge da produção cacaueira, o declínio com a chegada da vasoura-de-bruxa, a esperança na revitalização da lavoura e o papel da juventude no futuro da cidade são temas abordados no documentário que será exibido no Cine Clube Afai, na praça Vereador José Adry.

HANS SCHAEPPI LANÇA “A HISTÓRIA DE UMA TOCAIA”


O empresário, jornalista e acadêmico, Hans Schaeppi, lançará no próximo dia 14 de março, Dia de Castro Alves, o seu livro “O Velho Adolpho – A História de uma Tocaia”. O lançamento do livro de Schaeppi, editado pela Via Litterarum, coincide com a reabertura dos trabalhos da Academia de Letras de Ilhéus, onde o mesmo ocupa a Cadeira número 3.
O livro que se desenrola em sua maior parte na Região Cacaueira, contém cenas de romance, sexo e muita ação e conta a história de um moço vindo de Sergipe, passando pela Bahia, Ilhéus e cidades que na época eram chamadas de Tabocas, Pirangí, Água Preta, Palestina; hoje Itabuna, Itajuípe, Uruçuca e Ibicaraí, respectivamente, fixando-se na Região do Rio do Braço. É nesse local onde ele vive sua vida de fazendeiro de cacau e onde quase toda a ação se passa, sendo a “tocaia” que ele prepara, o principal suspense do livro.
Schaeppi construiu o primeiro hotel voltado para o turismo, o  Ilhéus Praia Hotel, e foi pioneiro ao construir a primeira fábrica de chocolates finos da Bahia e do Nordeste, a Chocolate Caseiro Ilhéus. Como produtor de cacau, durante  muitos anos percorreu roças montado em burros ou a pé. Sabe, portanto, do que está falando. E o que está escrevendo. “O Velho Adolpho – A História de uma Tocaia” é uma história  agradável e surpreendente, que prende o leitor da primeira à última página. (da Ciada noticia)

Particulares e conveniados terão que apresentar Cartão de Saúde

Por determinação do Ministério da Saúde, desde o último dia 1º de março, todos os Hospitais e prestadores de serviço de saúde estão tendo que, por obrigatoriedade, requerer o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para todos os pacientes atendidos. O que antes somente era exigido para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), passa agora a ser exigido mesmo para os pacientes que tenham plano de saúde e para pacientes particular.
De acordo com a determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), subordinada ao Ministério da Saúde, o preenchimento do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário passou a ser obrigatório para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares. “Os sistemas de informação do Ministério da Saúde tem que ter esta informação, sem a qual a instituição, no caso, os Hospitais, não receberão os valores previstos na tabela do SUS pelos atendimentos realizados”, declarou o diretor administrativo financeiro da Santa Casa de Itabuna, André Wermann.
O mesmo procedimento foi determinado para as consultas médicas, em consultórios ou ambulatórios que atendem a pacientes com planos de saúde e particular. A nova determinação do Ministério da Saúde, em exigir o Cartão Nacional de Saúde para aqueles que possuem plano de saúde foi uma demanda da ANS. “A Agência Nacional vai enviar para o banco de dados do Ministério da Saúde a relação (base de dados) de todos que têm planos de saúde com operadoras, conseguindo assim cruzar dados e informações”, disse André Wermann.

PMs de Itabuna comemoram liberdade

No dia das mulheres pfens recebem flores na hora da liberdade (Foto:Oziel Aragão)
A festa foi completa para os seis policiais militares que foram beneficiados com a liberdade provisória concedida pelo juiz militar Paulo Afonso de Oliveira nesta quinta-feira (8). As três pfens que estavam custodiadas, Márcia Oliveira, Tereza e Valéria Morais, receberam flores na saída do 15º batalhão para comemorar o dia Internacional da Mulher.
Os PMs antes de pegarem o rumo de casa e abraçar os familiares se reuniram com os amigos, colegas e sindicalistas para fazer um circulo de oração e agradecer a Deus pela liberdade.
Agradecimento
Os policias não se esqueceram de agradecer em público o empenho do representante da Aspra/Itabuna Fabrício Ninja. Ele em conjunto com a APPM e advogados realizaram manifestações de apoio e pedido de celeridade para que, essa liberdade pudesse acontecer. (agoranarede)

Mas um fato que prova o oportunismo da deputada estadual Ângela Sousa.

Durante a greve da Policia Militar em fevereiro, ela esteve algumas vezes no batalhão-escola da PM em Ilhéus, para dar apoio aos militares amotinados.

Revestida do seu cristianismo de ocasião, ela participou de um culto ecumênico, onde pregou a palavra do “altíssimo” e pediu que ele intercedesse por todos. Após as orações, Ângela fez parte de uma ceia coletiva. Ao lado dos pms, bebeu do mesmo vinho e comeu do mesmo pão.

A facada veio na ultima  (terça, 07) na Assembléia Legislativa. Após ceiar com os militares, Ângela votou contra alguns destaques da lei que aumenta os salários e concede gratificações à categoria. A deputada foi contra o pagamento de benefícios para PMs aposentados, pensionistas e reservistas.

A posição da “irmãzinha” deixou o soldado Augusto Júnior, que liderou a greve em Ilhéus, indignado. O policial enviou uma carta ao blog O Sarrafo, onde externa a decepção. (do blogdogusmao)

EUA põem Vaticano pela 1ª vez em lista de lavagem de dinheiro

O Departamento de Estado americano colocou nesta quinta-feira pela primeira vez o Vaticano na lista de países potencialmente suscetíveis à lavagem de dinheiro.
Embora sua situação não tenha sido descrita como de alto risco, o menor Estado do mundo aparece junto a países como Polônia, Egito, Iêmen, Hungria e Vietnã na categoria "preocupação", a segunda numa escala que tem "maior preocupação" para os casos mais graves e "monitorados" para os menos sérios.
Apesar de recentemente ter estabelecido medidas contra a prática, o Vaticano entrou na lista por ser considerado pelo governo americano como um país vulnerável à lavagem de dinheiro. Ser considerada uma jurisdição de "preocupação" indica que o sistema financeiro está de alguma forma exposto à prática.
— Com os grandes volumes de divisas internacionais que passam pela Santa Sé, é um sistema que o torna vulnerável como potencial centro de lavagem de dinheiro — disse Susan Pittman, da divisão do Departamento de Estado que cuida da aplicação da lei e do combate internacional a narcóticos. O Globo

PROJETO PROÍBE EMPRESAS DE FACTORING DE UTILIZAR JUIZADOS ESPECIAIS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3115/12, do deputado João Arruda (PMDB-PR), que proíbe empresas que trabalham com cheques endossados de terceiros de entrar com ação em juizados especiais para pleitear o recebimento desses títulos.
O projeto evita, por exemplo, que empresas de factoring (que compram cheques pré-datados com desconto) entrem com ação em juizados especiais para receber os cheques antecipadamente.
O deputado lembra que, pela Lei dos Juizados Especiais (9.099/95), apenas pessoas físicas, microempresas, Oscips e sociedades de crédito ao microempreendedor são partes legítimas para entrar com ação nesses juizados. Ele explica que as empresas de factoring não se enquadram em nenhuma dessas categorias, mas, por falta de uma vedação explícita na lei, recorrem aos juizados especiais para fugir do trâmite mais lento da Justiça comum.

 Por Hoje é só. Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...