quarta-feira, 28 de março de 2012


Alhos & Bugalhos
Vice de quem?

O vereador Gilvan “Van Basters” Ribeiro vem sendo intensamente cogitado a compor como vice em duas chapas que concorrerão nas eleições para prefeito 2012.
Vez ou outra “Van” vem sendo parado na rua por alguns eleitores, que indagam se ele vai ser vice de Si Dantas ou de Gilka Badaró.
Como macaco velho não põe a mão em cumbuca “Van” disfarça e sai com um sorriso de canto da boca, que não confirma e não desmente a indagação dos eleitores ávidos por uma ressposta.
E por falar em eleição, o PCdoBde Itabuna saiu na frente lançando a candidatura do vereador Wenceslau Jr. Exemplo para que o PCdoB de Itajuípe, que é legenda forte lance “Van” como seu candidato oficial. Fazendo isto “Van” ficaria em condição de compor com qualquer outro pré-candidato como cabeça de chapa ou como vice.
Tá dado o recado.

Apoio

O pré-candidato a prefeito José Reis anunciou como um grande troféu o apoio da deputada estadual Ângela Sousa, a sua candidatura. Na divulgação José Reis registra que conseguiu na última eleição 400 votos, para a insigne deputada, o que praticamente não resultou em nenhum benefício para Itajuípe, que não teve nenhuma alocação de recursos no orçamento do estado para a bela cidade dos lagos, o que seria de obrigação da deputada como agradecimento dos 400 prestigiosos votos.
É bom lembrar que esta senhora, na época da greve dos PMs, ela com o intuito de angariar simpatia da classe se reuniu com eles e depois na assembléia legislativa votou contra o projeto que  em alguns itens beneficiaria a classe.
Como se diz: Os PMs se reuniu com o inimigo. E José que fique com as orelhas em pé. (Do ciadanoticia)

Eleição
 Eleição dos membros do CMS

O Conselho Municipal de Saúde se reúne extraordinariamente logo mais às 16 horas, para eleição e posse de sua nova diretoria, que dirigirá a entidade no biênio 2012/2013.
A diretoria será composta pelo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários e um secretário executivo, nomeado pelo chefe do executivo e pela secretária de saúde.
A nova diretoria do CMS será eleita por voto direto, pelos membros do conselho e serão empossados pelo gestor municipal e pela secretária de saúde do município.

A INSEGURANÇA DA UFESBA

 Walmir Rosário


 Os “olhos grandes” de políticos de outras cidades, principalmente Teixeira de Freitas e Porto Seguro, sempre estiveram voltados para Itabuna. Eles acham que esta cidade já tem escolas de terceiro grau demais, por isso deveriam deixar o comando da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) para outro município.
E não foram poucas as gestões políticas feitas por deputados e prefeitos dessas cidades. Com a primeira reação de Itabuna, antes mesmo da presidenta Dilma decidir e o Congresso votar, Teixeira de Freitas deixou de ser uma ameaça. Mas os políticos ligados a Porto Seguro ainda continuaram agindo pelos gabinetes de Brasília.
Apesar das constantes ameaças, Itabuna, ou melhor, seus políticos, inclusive o prefeito não davam a mínima importância para a questão. Apenas algumas lideranças “partiram pra cima”, a exemplo do vereador Wenceslau Júnior, contando nessa empreitada com a ajuda de parlamentares como a deputada federal Alice Portugal e o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.
Um dos pontos críticos da instalação da Ufesba em Itabuna ainda é a área a ser indicada ou doada ao Governo Federal. A preferência sempre foi pela a localização no bairro de Ferradas, onde nasceu o escritor Jorge Amado, o que ampliaria a irradiação de Itabuna na mídia internacional, inclusive com a vinda de estudantes de todo o mundo para estudar a vida e a obra do nosso romancista mais conceituado.
Uma ideia vitoriosa que casaria, inclusive, com ampla possibilidade de doação da área, haja vista que o Município de Itabuna possui grande extensão de terra naquela região. Mas, como os membros do governo municipal sempre colocam dificuldade para vender facilidade, a iniciativa foi rechaçada de pronto, sem qualquer tipo de desculpa plausível.
De início, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, cultivava a ideia de tomar parte do território ilheense, com a finalidade de colocar a reitoria da Ufesba na sede regional da Ceplac, mas desde que fosse território itabunense. Fora disso, iria procurar outra área, em local totalmente diverso.
E encontrou. Terreno de gente amiga! Uma área que poderia ser desapropriada a preços considerados “amigos”, para servir aos não menos amigos. E bateu o pé, refutando qualquer outra condição, indicação ou oferecimento. Preços camaradas a apontar compadrio condenável às vésperas de uma eleição. Enquanto isso, Itabuna aguarda, pacientemente, que os assuntos e interesses particulares se sobreponham ao interesse público, seja qual for o tema em debate, a exemplo da educação. Após muita luta e sacrifício, quando pessoas e instituições pensam que valeu a pena o esforço envidado, eis que surgem os “vampiros” dos recursos públicos a sugar o sangue dos coitados dos contribuintes.
Entretanto, gostaria de lembrar que Itabuna é uma cidade cujo povo não deixa por menos as artimanhas praticadas pelos políticos – sejam do executivo ou legislativo – e costumam dar o troco na mesma proporção. A reprovação nas urnas é um desses castigos impostos pelo cidadão itabunense, principalmente quando os espertos buscam a reeleição.
É aguardar para constatar. *Jornalista, advogado e editor do www.ciadanoticia.com.br

MUNICÍPIOS DEFENDEM PORTO SUL

Representantes dos municípios do Sul da Bahia das áreas de influências diretas e indiretas do Complexo Intermodal Porto Sul se reuniram nesta segunda-feira (26), na Prefeitura de Ilhéus, para discutir sobre os detalhes do ato de protesto que acontecerá no próximo dia 20 de abril contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou ao Ibama que realize audiências públicas em Itacaré e Uruçuca. No encontro foram criadas comissões que cuidarão da organização e mobilização da comunidade para o ato público, na tentativa de mostrar ao TRT que a audiência pública realizada pelo Ibama no dia 29 de outubro do ano passado, no Centro de Convenções de Ilhéus, foi participativa e esclarecedora, não havendo assim a necessidade de uma novareunião para discutir sobre os impactos ambientais gerados pelo Porto Sul.
Durante o encontro, foram criadas comissões que cuidarão dos detalhes do movimento. Um grupo ficará encarregado de mobilizar as prefeituras, câmaras de vereadores e clubes de serviços dos municípios. Outra equipe ficará incumbida de organizar a estrutura, roteiro, percurso e participação das lideranças políticas regionais, estaduais e nacionais no ato de protesto. A idéia é de realizar um grande movimento em defesa do Porto Sul, com a participação de políticos, empresários, trabalhadores, estudantes e a comunidade regional de um modo geral. Os participantes serão divididos em caravanas dos municípios, como forma de mostrar que as cidades das áreas que terão influências diretas e indiretas do Porto Sul estão engajadas na luta pela implantação definitiva com Complexo Intermodal.
A coordenação do novo movimento em defesa do Porto Sul é da Prefeitura de Ilhéus contando com o apoio do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região (Coeso), além de entidades, sindicatos, associações e clubes de serviços dos municípios do Sul da Bahia. A idéia de se realizar o manifesto surgiu após a decisão do TRF-1 de determinar a realização de mais duas audiências, o que, na avaliação dos mais diversos segmentos regionais, nada mais é que uma tentativa de atrasar o início das obras do Porto Sul. A decisão saiu após análise de pedido de antecipação de tutela apresentado ao TRF pelo Ministério Público Federal. O primeiro entendimento era que uma audiência de amplitude regional, realizada em Ilhéus no ano passado, fosse suficiente. Mas procuradores federais discordaram, entrando com ação para que audiências ocorressem também em Uruçuca e Itacaré. Do ciadanoticia

“GABRIELA” É GRAVADA NO PIAUÍ

 Sonia Braga a primeira Gabriela na novela e no cinema

Que Ilhéus… A Rede Globo decidiu gravar cenas de Gabriela no município de São Raimundo Nonato, no Piauí. A atriz Juliana Paes está na cidade desde ontem para gravações da novela das 11, prevista para estrear no próximo semestre.
Juliana interpretará Gabriela. Humberto Martins foi escolhido para o papel de Nacib. A Globo gravará poucas cenas de Gabriela em Ilhéus, cidade de um dos principais romances do escritor itabunense Jorge Amado.

Por Hoje é Só. Vou bater o Martelo.

 
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...