quinta-feira, 1 de março de 2012


Alhos & Bugalhos

MOrte de HUMBERTO SALOMÃO MAFUZ consterna Itajuípe

Humberto Salomão Mafuz
Foi sepultado ontem com grande acompanhamento no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, o advogado e cacauicultor itajuipense Humberto Salomão Mafuz (foto). Homem público, O itajuipense Mafuz residiu por muitos anos em Itajuípe, onde militou como advogado e líder político participando de várias lutas em pró do desenvolvimento de Itajuípe foi presidente do Sindicato Rural de Itajuípe e exerceu o cargo de vereador nas legislaturas de 1963/1966, 1967/1970 e 1971 a 1972, tendo ocupado a presidência do legislativo itajuipense.
Mafuz também foi presidente do antigo Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau (CCPC) e se destacou pela sua luta incessante em defesa da cacauicultura. Também foi secretário da Indústria Comércio e Turismo da Prefeitura de Itabuna durante a administração do ex-prefeito Fernando Gomes.
Como advogado fez uma carreira brilhante, atuando em grandes causas, e possuía grande conceito nos meios forenses. Tribuno respeitável, pronunciou discursos brilhantes na defesa da cacauicultura, em vários ambientes, entre eles, a Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
O anúncio da morte de Mafuz consternou a comunidade itajuipense onde tinhas um grande laço de amizades e a Câmara Municipal de Itajuípe prestará uma justa homenagem ao eterno vereador nesta manhã de quinta-feira.

Ninguém quer

O prefeito MD está tendo dificuldade em nomear a nova secretária de Educação. Apesar do cargo outrora ser bem cobiçado as pessoas ligadas à educação declinaram em não aceitar a nomeação.
Conta-se que várias desculpas foram dadas pelas pessoas cogitadas. Uma delas apesar de ser a pessoa mais indicada para assumir o cargo, declinou o convite em razão de a família toda ter compromisso político com outro candidato a prefeito e que se ela aceitasse estaria indo de encontro aos seus familiares.
 Marcação de território
Comenta-se que num encontro entre um deputado federal e outro estadual da mesma legenda na cidade de Itapetinga com lideranças políticas itajuipense o clima esquentou e o deputado federal falou mais forte e demonstrou que tem força e planos políticos para Itajuípe

Atendendo aos reclames da comunidade Itajuipense legislativo reivindica melhorias
 Passeio inacabado após quase oito de gestão do atual prefeito

Os edis Edmilson Borges, Gean Silva, Gilvan Ribeiro, Gilmário Costa, Fábio Almeida e Conceição Leite apresentaram em plenários pedidos de providências solicitando que a administração municipal viabilize através de suas secretarias e departamentos melhorias a muito reclamadas pela comunidade da sede, distritos e povoado.
O edil Edmilson Borges solicitou a revisão da rede elétrica e reposição de lâmpadas nos distritos e povoado. O edil Gean Silva em seus pedidos reivindicou a revisão da rede elétrica no trecho entre a Pousada de Itajuípe ao trevo da BR-101, o término da reforma da Quadra Municipal de Esporte Jackson Hagge Midlej e a conclusão dos trabalhos de implantação da Casa da Cultura, solicitando também a instalação de passeios margeando os lagos Humberto Badaró e Antonio Salustiano Santos e finalizou com o pedido de reformas das praças Régis Pacheco e Adonias Filho.
O edil Gilvan Ribeiro reivindicou a colocação de redutores de velocidades ao longo da Rua Domingos Fernandes Badaró, na Avenida Presidente Kennedy e na Praça Humberto Badaró solicitando também a sua reurbanização, o término do passeio da Rua Carneiro Ribeiro e a instalação do esgotamento sanitário da Rua Leovigildo Andrade. Já o edil Gilmário Costa através de indicação ao Derba solicitou o asfaltamento do acesso norte que liga o município a BR-101, e pediu a administração municipal a reurbanização da Praça Rosalvo Guimarães (em frente ao Cemitério Campo Santo).  Finalizando os edis Fábio Almeida e Conceição Leite solicitaram a instalação de uma lavanderia publica no Bairro Acácio Almeida e em conjunto com o edil Gean Silva solicitaram a implantação do saneamento básico do mesmo bairro.
Após tramitação as reivindicações foram enviadas ao chefe do Executivo para que tome as devidas providências.

Senado aprova fim do prazo para trabalhador sacar o PIS


Foi aprovado ontem na Comissão de Assuntos Sociais do Senado o projeto para acabar com o prazo de um ano que os trabalhadores têm para sacar o abano salarial do PIS/Pasep (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico).
O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
Tem direito a receber o pagamento anual de um salário mínimo (R$ 622) quem trabalhou com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebendo, em média, até dois salários mínimos (R$ 1.244).
Segundo dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), até 29 de junho deste ano 20,3 milhões de trabalhadores podem sacar o PIS.
As prestadoras de serviço de telefonia fixa ou móvel podem ser obrigadas a atender a todos os distritos dos municípios abrangidos em sua área de outorga. É o que prevê o Projeto de Lei 3143/12, que estabelece o prazo de dois anos após a aprovação da lei para que as empresas cumpram a nova regra.
O autor da proposta, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), explicou que as operadoras vêm privilegiando as áreas mais povoadas e com maior renda em detrimento daquelas mais pobres ou menos populosas.
“Esse processo configura-se em um vetor de fomento às desigualdades sociais e regionais, pois a expansão da cobertura do serviço fica subordinada à lógica do lucro e do mercado, em prejuízo da cidadania e dos aspectos sociais”, reclamou.
Por Hoje é só. Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...