sexta-feira, 2 de março de 2012


Alhos & Bugalhos
Legislativo itajuipense homenageia Humberto Salomão Mafuz
A Câmara Municipal de Itajuípe aprovou por unanimidade na sessão ordinária realizada na manhã e quinta-feira Moção de Pesar subscrita por todos os edis  a Família do ex-presidente do legislativo Dr. Humberto Salomão Mafuz falecido no último dia 29.
Mafuz foi eleito vereador em três legislatura compreendidas entre 1963 a 1972, ocupando a presidência onde executou um trabalho profícuo para o fortalecimento do legislativo itajuipense.
Durante o seu discurso, o vereador Vinicyus Guimarães, fez um breve relato da vida familiar, social, profissional e política do Dr. Humberto, que em vida contribuiu em muito com o desenvolvimento de Itajuípe, tendo sido também um ferrenho defensor da cacauilcultura regional a frente do Sindicato Rural de Itajuípe e do Conselho Produtivo dos Produtores de Cacau.
Para o presidente Edmilson Borges, dr. Humberto deixou um legado exemplar na vida pública que exerceu com zelo e dedicação o que deverá servir de parâmetro a todos que tenham a intenção  de ingressar na vida política administrativa do município de regional e particularmente na de Itajuípe.

TSE decide barrar nas eleições desse ano candidatos com contas rejeitadas

Em uma drástica mudança em relação a julgamentos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (1º) impedir que candidatos com contas rejeitadas disputem as eleições a partir deste ano. Por 4 votos a 3, a corte definiu que não concederá registro aos postulantes a cargos públicos que tiveram as contas rejeitadas até hoje.
Segundo a ministra Nancy Andrighi, há atualmente 21 mil candidatos nesta situação. Não foi estabelecido um prazo para a avaliação de contas já rejeitadas, mas caso o TSE venha a definir um limite, o número de barrados diminuirá. “A decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de quitação eleitoral. Não falamos em prazo”, disse Ricardo Lewandowski. A certidão de quitação eleitoral é documento necessário para obtenção do registro de candidatura, sem o qual o candidato não pode concorrer. 
O tribunal vai analisar caso a caso eventuais liberações de candidaturas apesar da rejeição de contas. 
"O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse Andrighi ao reafirmar que quem teve contas rejeitadas não está quite com a Justiça Eleitoral.
Em 2010, o TSE tinha decidido que a simples apresentação das contas já seria suficiente para a concessão do registro. O tribunal deu nova interpretação à legislação eleitoral, o que visa evitar contestações de alteração das regras para as eleições municipais a menos de um ano antes do pleito –o que é proibido.
A Corte definiu que se as contas forem rejeitadas depois da posse de um candidato, a sanção valeria para as eleições seguintes.

Votaram a favor da decisão os ministros Nancy Andrighi, Marco Aurélio de Mello, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. Contra ficaram Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Marcelo Ribeiro. Irritado, Dipp se manifestou e criticou a decisão ao afirmar “meu Deus do céu”.

O TSE exige dos candidatos a discriminação de gastos com comitês eleitorais, material de campanha, pessoal, entre outros. No Brasil, o financiamento é misto: em parte privado, mas também com recursos públicos do fundo partidário.
A sessão definiu as regras para as eleições municipais deste ano, em termos de arrecadação, gastos e posterior prestação de contas. A corte tinha até 5 de março, a próxima segunda-feira, para estabelecer essas diretrizes.Por -  Maurício Savarese
Do UOL, em Brasília
Humberto Salomão Mafuz
Deus levou o nosso grande amigo, homem de palavreado fácil, grande competência do ramo advocatício; discursos afinados e qualificados.
Fez história na época áurea do cacau e conduziu o CNPC como um verdadeiro, autêntico e extraordinário líder. Assim era o Dr. Humberto Salomão Mafuz. Sou eternamente grato a Deus por ter-me oportunizado a ser seu amigo e sei que ele me queria muito bem.
Saló, era assim que eu tinha o respeito com a liberdade aproximativa, e gostava de lhe tratar. Tive a oportunidade de atender três propriedades suas: a São Leonardo, Boa Vista e Estrela do Rio. Fico extremamente entristecido com o seu falecimento e pela transformação regional que frustrou também alegria do nosso grande amigo, que tanto fez pela lavoura, pela região e pela sociedade.
O seu semblante nos dizia da maleficência da terrível doença vassoura-de-bruxa, que abalou os sonhos dourados de tantos anos de luta e trabalhos benéficos com os frutos de ouro.
Saló, a sua partida prematura será sentida por todos nós, você fará muita falta à nossa região. Peço a Deus que dê muita paz de espirito e resignação a sua maravilhosa família. Sua querida esposa, Beto, Leonardo, Carol, Romildo (seu sobrinho que lhe adorava), genro, nora e todos outros familiares.
Esta lacuna que ficará aberta em nossos corações será difícil de ser preenchida com a sua ida para a eternidade e pedimos a Deus que lhe guarde com muito carinho.
ADEUS MEU GRANDE AMIGO
MARIOSVALDO MORAIS MACEDO

“AMOR & SEXO” E CHOCOLATE


Chocolate Caseiro Ilhéus
Uma equipe da TV Globo filmou nesta quarta-feira (29) durante quase três horas, uma das seções da fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus. A equipe, formada pela diretora Daniela Gleiser, o ator Léo Jayme, o diretor de fotografia Rodrigo Graciosa, produtor Jailson Matos, operador de áudio Rodrigo Velozo e o câmera Guga Millet, se concentraram exclusivamente na produção da linha erótica da empresa, tendo o ator Léo Jayme simulado todas as etapas da fabricação.
O ator brincou com as peças Cacau do Nacib, Cacau do Bráulio, a Gabriela, Nacibinho e outras, entrevistando as funcionárias da área de produção e as vendedoras da loja. A filmagem é destinada a um dos capítulos da novela Amor& Sexo, que a TV Globo exibe todas as terças-feiras depois do BBB. A filmagem feita em Ilhéus, na fábrica do Chocolate Caseiro deverá ser exibida dentro de duas semanas segundo afirmação da diretora Daniela. Será uma boa promoção para Ilhéus, que tem na fábrica do Chocolate Caseiro uma das suas atrações turísticas.
Por Hoje é só. Vou bater o martelo.
Ponto Final. (Redação o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...