sexta-feira, 12 de abril de 2013


alhos & bugalhos
Leitura do Dia

Itajuípe comemora Dia Mundial da Saúde

Acontece nesta manhã na Praça Regis Pachec, a Feira da Saúde do Município, com as presenças da prefeita Gilka Badaró e da Secretaria da Saúde Josabete das Neves. O evento é organizado pela secretaria, com  a participação profissionais da saúde que atenderão os munícipes com orientações médicas, exames e palestras.
Os stands podem ser visitados na Praça Régis Pacheco.
O evento é mais uma realização do governo Gilka Badaró.

Lamentável: HOSPITAL MONTIVAL LUCAS VAI A LEILÃO

  Foto. ubaitabanoticiasagora
A noticia caiu como uma bomba para os itajuipenses  mas, a verdade é uma só - A Direção do Hospital já recebeu a notificação da justiça, informando que já está marcado o leilão da sede onde funciona o Hospital Dr. Montival Lucas. Conforme o Blog do Ligação, apurou que o motivo que levou a justiça a marcar o leilão seria dividas com o INSS avaliada em torno de 4 milhões de reais. Essa divida foi contraída a partir de décadas passadas, quando as direções da Sociedade Beneficente de Itajuípe, mantenedora do Hospital Dr. Montival Lucas (antigo Hospital Pirangi), deixaram de pagar as contribuições ao órgão.
Na tarde desta quinta  (11),  os vereadores que compõe o legislativo itajuipense estiveram no Hospital, mas encontraram apenas um funcionário administrativo, que deu detalhes sobre a notificação da justiça, bem como o montante devido,  o funcionário afirmou ainda aos vereadores, que já preparou a defesa, e espera que os argumentos elencados sejam aceitos pela justiça, e conseqüentemente promova a suspensão o leilão até que as dividas sejam renegociadas com o INSS. 
Além da divida com o INSS, a associação tem um passivo R$ 500 mil reais, oriundos de ações trabalhistas relacionados a processos em tramitação.
Se não houver uma intervenção entre as parte que vislumbrem um acordo, o imóvel irá a leilão no próximo dia 9 de maio. 
Itajuipe terá o seu único hospital leiloado, como ocorreu com o hospital do vizinho município de Coaraci. 
É bom lembrar que na década de 70, quando Sebastião Otoni de Oliveira,  era prefeto, houve (o que hoje se chama de audiência pública) uma reunião no extinto Cine Teatro Hage  para transferir o acervo do hoje Hospital Dr. Montival Lucas para o INSS. Estavam presentes o Executivo Municipal, O Legislativo, as entidades, Loja Maçônica Acácia do Sul, Rotary Club, Aliança dos Artistas, Igrejas e outros segmentos organizados da sociedade. Naquela época os argumentos foram em vão e a doação não foi aceita pelo INSS. Matéria com Otávio Jr.TudoFM

Aplausos
 Foto: Cláudio da Luz
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Itajuípe, ocorrida na manhã de ontem (11), foi conduzida com equidade pelo presidente Eduardo Portela, substituído em parte pelo vereador Ivan Junior. Com pleno controle as tramitações foram conduzidas atendendo o RI e os debates foram respeitosos e objetivos. Todos os vereadores presentes usaram os espaços e a sessão foi realizada de acordo com as tradições da casa.
As matérias Anteprojetos de Lei dos Postos, Aumento dos salários dos Agentes Comunitários e Endemias e do Saae, foram aprovadas por unanimidade, em primeira e segunda discussão. Os Reclames das comunidades do município foram encaminhados.
Parabéns nobres edis. Parabéns senhor Presidente.
Aplausos.  E que as sessões continuem assim.
Assim é a linha editorial do correioitajuipense.blogspot.com
Aplaudir sim. Negligenciar jamais.
Em branco
É bom lembra que no último dia 5 de abril, o legislativo itajuipense, completou 58 anos de sua primeira legislatura, lógico, sem nenhuma comemoração.
No inicio da primeira legislatura em 1955, ocupou a presidência, o vereador Manoel Agostinho de Santana, os vereadores José Paulino de Freitas e Dr. Francolino Neto, ocuparam também a primeira e segunda secretaria, respectivamente. Fizeram também parte da primeira legislatura os vereadores Aristharcho Guilherme Weyll, Domingos Chaves (este o primeiro prefeito cassado de Itajuípe), João Deway Guimarães, Álvaro Farias Machado e Nelson Belo dos Santos.
Na oportunidade foi empossado como primeiro prefeito por sufrágio popular, o senhor Firmo Bernardino dos Santos.
Naquela época o legislativo tinha tão somente oito vereadores.
É a memória do legislativo sendo passada a margem dos anais.
41 anos
 Foto arquivo google
O Colégio Estadual Polivalente de Itajuípe comemora 41 anos. No próximo dia 13 de abril, no decorrer do dia, diversos eventos acontecerão para abrilhantar as comemorações da data.

Os eventos estão sendo organizados pelas professoras Suely Carvalho, diretora da escola, Rosana Aparecida, Cristina Ramos e equipe.


SEXTA DO FUXICO NO ALTO BECO

 Foto: Divulgação


Nesta sexta-feira (12) tem a primeira Sexta do Fuxico, com Lílian Casas e Alex Félix, a partir das 19 horas, cantando o melhor da MPB, nos bares Confraria, Artigos Para Beber, no Alto Beco do Fuxico, e Sheik Quibes, na Duque de Caxias. Informações: José Senna (73) 8831-7904

Site mostra despesas das escolas da BA
Estudantes, pais ou qualquer cidadão podem acompanhar os investimentos e as despesas das escolas públicas estaduais por intermédio do Transparência na Escola.
O sistema, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, está disponível no novo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e permite um controle social dos recursos encaminhados para as unidades.
Os cidadãos podem saber dos recursos recebidos e gastos em alimentação, conservação, compra de material permanente e de consumo, além do investimento com a implantação do projeto pedagógico.
Segundo o secretário Osvaldo Barreto, a intenção foi transformar o novo portal em "um ambiente de democratização das relações entre a secretaria e a sociedade, trazendo a comunidade mais para o dia a dia da unidade".
“Criamos o sistema Transparência na Escola para que a comunidade tome conhecimento do que o Estado gastou nas unidades escolares, sabendo o que foi alocado em cada segmento".
Em Itajuípe as contas das Escolas Estadual Polivalente e Dr. Luiz Viana Filho poderão ser consultadas através do site.

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.
 Dª. Lourdes e Dr. Montival Lucas 
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...