segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Agricultura cacaueira inspira escritor itajuipense
Plante! A Terra Garante é o mais novo título de Wanderlito Barbosa, o Litinho, que será lançado nesse sábado (20), às 21 horas

A lavoura cacaueira tem sido, desde muitos anos, fonte de inspiração para a criação de obras de arte, letras musicais e, dessa vez, é motivo para mais um escritor se debruçar sobre a temática. Considerado um apaixonado pela natureza, o itajuipense Wanderlito Barbosa, o Litinho, lançará o livro intitulado Plante! A Terra Garante, nesse sábado (20), a partir das 21 horas, no Clube Kamuá, em sua cidade natal. Autor de outras 11 obras, Litinho, além de celebrar a produção de mais um título, também vai comemorar os seus “80 anos de lágrimas e sorrisos”.

Recheado de crônicas, o mais novo livro, segundo Litinho, retrata toda a história da agricultura cacaueira, bem como a sua atual situação. Por acompanhar de perto os problemas da lavoura, o escritor faz uma crítica ao que chama de falta de investimento político para com a agricultura da região. “Aproveitei a crise para falar um pouco sobre economia, já que o Governo libera recursos para outros tipos de setores, enquanto a agricultura se encontra nas circunstâncias em que todos veem, as quais foram provocadas não pela natureza, mas por culpa do homem”, adianta.

Além disso, o autor presta homenagem a alguns cultivadores do cacau e resgata, a partir de arquivos documentais e fotográfico, o extinto Instituto do Cacau da Bahia, citado na obra como um órgão transformado em “trampolim político”, antes de seu fechamento. O 12º livro de Litinho faz menção ao que ele denomina de “forjadores das florestas de cacau” e ainda discorre sobre a vida dos trabalhadores na roça, a exploração da mão de obra e “libertação” da classe proletária, assim como os abusos cometidos pelos coronéis da época, como traições e festas.

Ingrediente principal

“Desde 1989, analiso a situação e também cito as pragas que atingiram a região, sobretudo a vassoura-de-bruxa, deixando claro de que esta praga foi fruto de uma ação criminosa”, antecipa. Polêmicas à parte, Litinho não lança mão de sua veia poética para retratar a história da agricultura cacaueira. Inspirações oníricas de um poeta que aprecia a natureza motivaram a seleção de alguns poemas que, ainda, vêm acompanhadas de diversas histórias. Como principal ingrediente, o autor fala de uma descoberta baseada em alguns documentos. “Cito o alto preço que hoje pagamos pela atual situação da agricultura, que é o do sangue derramado nas terras pretas do cacau, além de algumas informações em documentado em rascunho deixado por familiares do coronel Baldoíno”, revela.

Divido em seis capítulos, Plante! A Terra Garante ainda reserva uma parte, segundo Litinho, que só será descoberta por quem o lê. “Neste trabalho independente haverá uma parte especial, que prefiro deixar em suspense. Mas, em suma, é uma obra que revela a história de um povo. Como sempre digo, quando não mais existir, meus livros falarão por mim”, diz. De acordo com o escritor, toda a renda obtida com a venda dos exemplares (R$ 15,00) será destinada para a Campanha dos Bancos, da Igreja Católica de Itajuípe, que tem como objetivo restaurar o templo(Fonte.: www.agora-online.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...