Na noite desta quarta-feira (15) o Diário Oficial Eletrônico do Município de Itabuna trouxe uma relação de 44 decretos contendo nomes de ocupantes de cargos de confiança exonerados sumariamente pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. Há algum tempo que o prefeito promete “fazer uma limpeza” na folha de pagamento, e para confeccionar a relação teria solicitado a sugestão de nomes aos secretários das diversas pastas.
Lista feita e entregue ao prefeito, os mesmos secretários foram surpreendidos pela mudança realizada na relação dos “degolados”, causando um grande mal-estar entre os colaboradores diretos de Azevedo. O clima funesto permaneceu por todo o dia, provocando choros e desmaios nas pessoas de temperamento mais sensíveis. Irredutível, o prefeito não aceitou negociar nomes, mantendo a publicação da lista original.
O que mais estranhou alguns servidores é que o prefeito voltou atrás nas ameaças de exonerar quem não “era chegado a pegar no batente”, deixando continuar “mamando na viúva” uma série de apaniguados. São os conhecidos funcionários fantasmas, que todos conhecem de nome, mas que ninguém nunca os viu trabalhando. Somente os indicados pelos vereadores da base aliada devem somar mais de uma centena.
A lista com os nomes dos exonerados contem nomes conhecidos, a exemplo do jornalista e cerimonialista Paulo Lima, um dos filados históricos do DEM e um dos primeiros a aderir à campanha de Azevedo à Prefeitura de Itabuna. A ambientalista Maria Luzia e o líder comunitário do bairro São Caetano, Elvis Cordier, o Gringo, petista convertido ao azevedismo.
Confira a lista completa no Diário Oficial do Município.