quinta-feira, 16 de setembro de 2010


José Américo pega 98 anos de cadeia

O tribunal do Júri condenou o ex-funcionário da Petrobras José Américo dos Reis Filho a 98 anos e 9 meses de prisão. A sentença foi anunciada por volta das 21h40 desta quarta-feira pela juíza Emanuela Vita.
jose america
O julgamento começou por volta das 10 horas desta quarta, no fórum Desembargador Orlando Pereira Santos, em Itajuípe. José Américo foi condenado por homicídio duplamente qualificado, sem chance de defesa para as cinco vítimas.
A defesa informou que vai recorrer da decisão. Diferente da audiência de primeiro de setembro, quando chegou ao fórum de cabelo extremamente longo, desarrumado e com a barba por fazer, desta vez Américo apareceu com novo visual.
Ele cortou o cabelo, fez a barba e parecia tranquilo. O advogado Cosme Reis parecia confiante na absolvição do cliente e afirmou que não existiam as ligações telefônicas feitas do celular de José Américo para Anderson e Alex de Paula.
Mesmo alegando a inocência de Américo, Cosme Reis tentou adiar o julgamento alegando que havia um pedido de desaforamento do júri no Tribunal de Justiça da Bahia. O Ministério Público Estadual reagiu.
O promotor Yuri Lopes lembrou que a defesa solicitou o desaforamento, que é a transferência do júri para outra cidade, somente na semana do julgamento, sendo que teve cinco meses para entrar com o pedido. E rebateu o argumento de que a mídia influencia o júri.
Yuri Lopes lembrou que o papel da imprensa é noticiar os fatos. Depois de ouvir os argumentos das partes, a juíza Emanuela Vita negou o pedido de adiamento e deu início ao julgamento. Foram ouvidas seis testemunhas de defesa e acusação.
Depois foi a vez de José Américo ser ouvido. Ele negou que tivesse ligações próximas com Anderson Gonçalves e Alex de Paula. Os dois foram condenados pela chacina. Anderson pegará 102 anos e 4 meses de prisão e Alex 100 anos e 8 meses.
José Américo foi condenado por mandar assassinar Ediane Duarte de Souza, Leidilura da Paz Santos, Geisa Silva Santos, as crianças José Américo Duarte Júnior (filho dele com Ediane, de 5 anos) e Pedro Henrique dos Santos, de 3, filho de Geisa.
As crianças foram mortas afogadas em um tonel de água e as mulheres executadas a tiro e facadas. José Américo, Anderson e Alex estão presos no Conjunto Penal de Itabuna.(www.aregiao.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...