segunda-feira, 13 de maio de 2013



alhos & bugalhos

FRASE DO DIA
Não dá para falar que tudo começou com o PT, é uma burrice não reconhecer o que outros fizeram.
Jaques Wagner (PT), governador da Bahia

Reforma da torre da Igreja Matriz é iniciada


  
 






 Com a retirada dos quatro mostradores que compõe o conjunto do relógio da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, foi dado os primeiros passos para reforma da torre e restauração do equipamento que por muito tempo soava como sinfonia nos ouvidos dos moradores de Itajuípe e não deixava ninguém faltar a um compromisso por falta de hora certa. 
O Padre Edson Hagge, em Celebrações Eucarísticas, conclamou a comunidade itajuipense em colaborar com os trabalhos de reformas, lembrando ainda da importância do conjunto arquitetônico construído em estilo neo-clássico.
A Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi erigida num terreno doado à igreja católica pelo coronel Misael Tavares e foi considerada, como uma das belas da diocese de Ilhéus pelo atual Bispo Diocesano, D. Mauro Montaggnolli, que elogiou o projeto para  a sua restauração e vem acompanhando o projeto com muito entusiasmo.
No passado a igreja era decorada com painéis bíblicos do artista plástico Junot Mattos, já falecido e que durante um das reformas foram encobertos apesar dos reclames dos católicos.
Histórico da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
Em 20 de março de 1925, foi empossado como pároco de Pirangi Frei Bento de Souza, que aqui chegou acompanhado do Padre Francisco Xavier Costa.
No dia 23 de Março foi celebrada a primeira missa.
Em 03 de abril foi lançada a primeira pedra da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Em 27 de Outubro de 1927, o Coronel Manoel Misael da Silva Tavares doou através de escritura uma área de 25 metros de frente por 45 metros de frente a fundo para a igreja.

PC de Itajuipe identifica autores de duplo homicídio

 
O delegado da Polícia Civil de Itajuípe, Humberto Matos, já descobriu os autores do duplo homicídio que aconteceu na cidade na última terça-feira (8). As vítimas foram Maxsuel Ferreira, de 38 anos, e Luciano Fernandes Pereira, 26 anos, e o crime aconteceu na rua Beira Rio, o motivo do duplo homicídio foi a disputa por ponto de venda de drogas. “A autoria está definida, um traficante de Itajuípe deu o primeiro tiro, depois três elementos de Itabuna deram os demais tiros. Os criminosos usaram dois revólveres e uma pistola. Nossa equipe está agora coletando mais provas para pedir as prisões dos assassinos.“, declarou Humberto Matos. Blog – politicosdosuldabahia

Inscrições para o Enem 2013 começou hoje

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou nesta segunda-feira (13), às 10h, e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Leia também:
Edital do Enem é publicado no Diário Oficial
Projeto destina royalties do petróleo para educação

O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. É com essas informações que o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la também através do 
site oficial do Enem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição. 

Nota Pública

A Universidade Federal do Sul da Bahia, por deliberação de sua Comissão de Implantação (Portaria 108/2013/SESu/MEC), notifica aos interessados em nela ingressar como estudantes que, como requisito ao processo seletivo dos cursos de Graduação, para o ano letivo de 2014, serão utilizados os escores padronizados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja inscrição no MEC encontra-se aberta a partir desta data, com encerramento previsto para o dia 27 do corrente. Edital específico referente aos processos seletivos pertinentes será publicado oportunamente.

Salvador, 13 de Maio de 2013.


Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Naomar Monteiro de Almeida Filho
Presidente

TCM investe na área de Inteligência

O Tribunal de Contas dos Municípios, visando desenvolver projetos na área de inteligência de negócio, realiza processo de licitação para aquisição de uma ferramenta de Business Intelligence - BI.
Com esta ferramenta o Tribunal poderá desenvolver diversos trabalhos de análise, utilizando os dados disponíveis em todos os seus Sistemas de Informação, bem como integrar com bases de dados de outros órgãos.
Assim, a ferramenta de BI disponibilizará ao TCM uma tecnologia que permite transformar os dados guardados em seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão, programação de auditorias e inspeções.
Os detalhes do processo de licitação podem ser obtidos através do endereçohttp://www.licitacoes-e.com.br/aop/index.jsp através do processo de Licitação Nº  480731.

Tragédia em números
Pesquisa coordenada pelo professor Marcelo Santos Cruz, da UFRJ, foi divulgada no International Journal of Drug Policy, analisando o comportamento de 160 usuários regulares de crack, no Rio e em Salvador. 
O estudo revela que a prostituição é importante fonte de renda de 17% dos usuários cariocas e de 8% dos viciados da capital baiana.
Aliás...
De cada 100 usuários, 67 em Salvador e 56 no Rio afirmaram não usar preservativo regularmente nas relações sexuais. – ancelmo.com


Marcela Mattos, Veja - Na última terça-feira, representantes do Ministério Público, do Congresso Nacional, do Ministério da Justiça e da polícia se reuniram pela primeira vez para tentar acabar com o impasse causado pela PEC 37 – proposta de emenda à Constituição que concede poder exclusivo às polícias Federal e Civil de conduzir investigações criminais. Se a medida for aprovada, o Brasil entrará para um grupo restrito de países que proíbem promotores e procuradores de investigar: Quênia, Uganda e Indonésia.
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho, além do retrocesso na democracia que representa a proposta, também há de se observar que a polícia não passa por bons momentos: além dos problemas estruturais, falta de capacitação e efetivo, sua eficiência é questionada, principalmente quando o assunto é transparência e isenção.

POR HOJE É SÓ. VOU GUARDAR A TESOURA, AGULHA E A Linha.
 
VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...