quinta-feira, 16 de maio de 2013


alhos & bugalhos

Leitura do Dia

ITAJUIPENSE PAGARÁ MAIS CARO PELA ÁGUA

Após dois anos sem aumento a água fornecida pelo SAAE chegará a partir de 6 de junho mais cara para o itajuipense, conforme Decreto Municipal nº 271/2013. Os valores estão abaixo do necessário já que ao longo dos últimos 2 anos o custo operacional do sistema subiu e hoje apresenta uma defasagem para cobrir esses custos, mas de acordo o Diretor do SAAE Alex Gonzaga ele garante que esse aumento não deve pesar tanto no bolso do usuário; exemplificando quem paga hoje uma conta residencial dentro de uma media de R$ 8,50 pagará a partir de junho R$ 10,00, ele ainda destaca a qualidade do serviço bem como o empenho dos funcionários que trabalham para que Itajuipe tenha um dos melhores sistemas de distribuição da Bahia além da qualidade da água que chega nas torneiras das residências e um dos únicos que atende toda cidade 15 horas todos os dias da semana. Alex Gonzaga ressalta ainda que o poder aquisitivo do consumidor de baixa renda foi observado para que não onerasse o orçamento dessas famílias.

Do  ancelmo.com

HANSENÍASE

Carta aberta para a presidenta Dilma

O governo brasileiro tem uma conduta diferenciada para com os anistiados políticos. Independentemente se presos políticos foram ou não. Basta dizer que foi “olhado de uma maneira estranha na época opressiva”, pra se lamber os beiços com pedidos de indenização. Isso é fato.
Não discuto a luta merecida de muitos deles, que lutaram pelo país nos tempos de ditadura e de muitos que sofreram e até hoje têm sequelas e são, de fato, merecedores de indenizações. Falo de injustiças. Falo de uma luta que devia ser igualitária. Falo de um grupo ilhado pela ignorância de um povo acostumado ao "plim plim da bunda de fora".
Cegos em como se deve reivindicar e lutar, bradar pelo respeito humano e pela sua dignidade. Preconceito brabo contra minorias. Estranhos no ninho, como os homossexuais, os negros. Abro espaço pra falar dos hansenianos. A Dona Igreja, com campanhas de fé e devoção escondida no conceito da “fraternidade”, pra amealhar mais dinheiro, sequer lembra que foi ela a disseminar o peçonhento apelido do ser “Leproso”.
Nada faz pra mudar isso. Esconde-se. É a própria “covardia”. Não quer questionar pra não futucar um dito bíblico. Descarregaram, assim, a maior e mais duradoura forma de preconceito que se tem notícia. Abro espaço pra falar da luta de pessoas, ainda crianças, que nas décadas de 50 e 60 foram retiradas à força de seus pais, pelo Estado. O objetivo era o de não espalhar ou disseminar a tal doença, não erradicada, mas diagnosticada e às portas da cura, cura essa já estabelecida nos dias de hoje.
Falo pra chamar a atenção de historiadores, cientistas, psicólogos, sociólogos, políticos, religiosos, artistas, jornalistas, antropólogos, enfim... de pessoas de bom senso.
Falo para a presidenta Dilma, que sabe como essa opressão é dolorida. Chamo a atenção de milhares de filhos que hoje vivem esse pesadelo do esquecimento, da angústia e da sofreguidão pela dor do silêncio de suas verdadeiras identidades. Falo de um Estado que ditou regras espúrias, venenosas, inconcebíveis, desumanas contra crianças sadias, jogadas em cestos, separadas do meio social, dando-lhes um futuro incerto. Até hoje sofrem na prisão angustiante do silêncio. São forçados a isso, tal o preconceito que os envolveram e os envolvem.
É hora, presidenta, de ter uma atitude de estadista, corrigir e reparar, com indenizações ou não, o maior crime cometido contra os filhos do Brasil. Filhos que um Estado repressor e opressor não deu a mão, ignorou atitude de estadista. Ignorou. Eles são vítimas desse desequilíbrio. Vítimas de muitos que até hoje lhes viram às costas. Vida ainda perturbadora, oprimida pelo esquecimento público.
* Carlos Araújo é filho de hansenianos que viviam na colônia de Itaboraí, RJ, e faz parte de um grupo que luta por indenizações.

  Luiz Carlos Prestes
Excelentíssimo Senhor 
Celso Luiz Nunes Amorim 
Ministro de Estado da Defesa do Brasil 

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2013 

Receba os mais afetuosos cumprimentos da minha parte, dos meus nove filhos, vinte cinco netos e dez bisnetos. Especialmente, pela corajosa gestão frente ao Ministério da Defesa. Vosso papel junto ao Exército, Marinha e Aeronáutica se destaca no cumprimento do compromisso de proteção das fronteiras da nação e no fortalecimento da tradição democrática das Forças Armadas. 

O Exército brasileiro, desde a Proclamação da República, até a marcha da Coluna Prestes, revolução de 1930 e participação na Segunda Guerra Mundial, demonstrou bravura e forjou sua identidade na busca da liberdade. Sendo assim, nada mais natural que plenamente recuperar a imagem de Luiz Carlos Prestes junto ao Exército do Brasil.

Conseguimos, desde 1979, a anistia política e a anistia militar do Cavaleiro da Esperança. Agora, o Senado Federal, a meu pedido, revogou a cassação de seu mandato de Senador da república. 

Portanto, seria justo elevar sua patente a General do Exército. Tanto pelo mérito de ser um dos maiores estrategistas militares do Brasil, como por ter comandado oficiais, que, por idade, mérito e trajetória, chegaram à patente de Marechal, como – por exemplo - Osvaldo Cordeiro de Farias. 

Sendo Luiz Carlos Prestes elevado à patente de General, seu gênio estratégico e tático poderá ser incorporado devidamente à História do Exército, fortalecendo ainda mais o talento do soldado brasileiro. “A Pátria tudo devemos dar e nada pedir, nem mesmo a compreensão”, disse um dos maiores amigos de Prestes, o Comandante do Terceiro Destacamento da Coluna Prestes - Antônio de Siqueira Campos. Este espírito de entrega total aos interesses na nossa querida terra norteou a vida de Prestes. Por isso contamos com a Vossa generosidade. 

Sendo o que se apresenta. 
Com admiração e respeito, 

__________________________________ 
Maria do Carmo Ribeiro (Maria Prestes) 
Viúva de Luiz Carlos Prestes 

General Prestes 


Além da restituição do mandato de senador a Luiz Carlos Prestes, que será feita hoje no Senado, a família do grande líder comunista quer mais. 


A viúva, Maria, vai hoje a Brasília entregar ao ministro Celso Amorim um pedido para que Prestes receba a patente de general do Exército (Veja a carta escrita por Maria Prestes para Celso Amorim no post acima). 

Ponto final

 
Agora que a ciência descobriu que a galinha nasceu primeiro que o ovo, ainda resta um mistério. Por que será que Ahmadinejad (na foto ao lado do pupilo Esfandiar) não usa gravata? É promessa? Crença? Moda? Cartas para o jornal.

Por hoje é só. Vou guardar a tesoura, agulha e a linha.
Colabore na Restauração da torre da Matriz do Sagrado Coração de Jesus Itajuipe-Ba
Vou bater o martelo... Ponto Final. (Redação: o Bolso do Alfaiate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...