quinta-feira, 23 de maio de 2013


alhos & bugalhos

Leitura do Dia

Convite
A Prefeitura Municipal de Itajuípe através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SEDUMA convida todos a participarem da CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES, com o tema: “QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!”. Que será realizada no dia 29 de maio, às 8H, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Os interessados devem procurar a sede da Administração Municipal, o SAAE u a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano a partir do dia 27. A inscrição é gratuita. Não fique de fora dessa. Faça parte você também.

Contas 2011, do ex-prefeito Marcos Dantas poderão ser rejeitadas hoje no Legislativo Itajuipense


O ex-prefeito Marcos Dantas e sua ex-vice Si Dantas

As Contas 2011, do Executivo Municipal, relativas ao exercício 2011, de responsabilidade do ex-gestor Marcos Barreto Dantas, serão votadas hoje no plenário do Legislativo itajuipense. O Conselheiro Relator do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCMBa), Raimundo Moreira, opinou pela rejeição, sendo acompanhado pelos demais conselheiros do tribunal.
 O vereador João Magalhães, relator da Comissão Técnica de Finanças da Câmara Municipal de Itajuípe, através do Parecer 03, de 14 de maio do corrente, opinou pela rejeição, porque irregulares das Contas da Prefeitura Municipal de Itajuípe, relativas ao exercício financeiro de 2011. A decisão de João Magalhães, acompanha o Parecer Prévio do Processo TCMBa nº 07910-12, de autoria do Conselheiro Relator Raimundo Moreira, que opinou pela rejeição.
De acordo com o Regimento Interno e Resoluções do TCMBa, o ex-prefeito foi convidado a fazer a sua defesa por escrito ou verbal no plenário da câmara, podendo ainda, nomear um representante para exercer a sua defesa. Marcos Dantas, hoje em Itajuípe, é o ex-prefeito que detém o maior número de contas rejeitadas pelo TCMBa.
A sessão ordinária onde tramitará o processo de votação das contas terá inicio na manhã de hoje, com inicio previsto para as 09h e 30 min.
Se o plenário da câmara votar pela rejeição, o prefeito Marcos Dantas poderá ficar inelegível para os próximos pleitos e figurará na lista dos políticos ficha suja.

Céu de Brigadeiro


As contas 2011, do Legislativo Itajuipense, de responsabilidade do ex-presidente Edmilson Borges (foto), foram aprovadas sem ressalvas pelo Pleno do TCMBa. Como a decisão de aprovação das contas do legislativo, é do pleno do tribunal, as contas não são votadas em plenário pelo legislativo itajuipe, como ocorria anteriormente.

Câmara de Itabuna aumenta salários dos servidores

Foi aprovado nesta quarta-feira, (22), por unanimidade, na Câmara de Itabuna, o projeto de lei da revisão dos salários dos servidores da Casa, para cumprir determinação do Artigo 37, inciso X, da Constituição Federal.
A aprovação foi feita por se tratar de um direito assegurado ao trabalhador, de recompor seu poder aquisitivo, ou seja, o que perdeu em razão da inflação de 2012. Foi concedido aos servidores aumento de 5,85%, com base no IPCA.
Segundo o presidente do legislativo, Aldenes Meira, o aumento foi dado para que a casa não enfrente possíveis ações judiciais. “A Câmara sabe que, se não fizesse, poderia enfrentar ações na Justiça do Trabalho", alega. Aregiao.com.br

Do blogdothame

Preço mínimo do cacau e sisal é debatido na Seagri

Em reunião com o secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), José Gerardo Fontelles, na manhã de terça-feira (21), o secretário estadual da Agricultura, Engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reiterou a inclusão do cacau na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A reunião aconteceu no gabinete da Secretaria da Agricultura (Seagri), em Salvador.
Salles reiterou pedido dos agricultores, para aumentar o preço mínimo do sisal, que hoje é de R$ 1,24, e a implantação da subvenção econômica direta, como já acontece com a cana. “Entendemos que o sisal é uma das culturas símbolo de resistência à seca, terrivelmente afetada pela pior seca dos últimos anos e precisa de um alento para recuperação da lavoura”, disse.
A subvenção, segundo o secretário, é um prêmio pago diretamente ao produtor que, no caso da cana-de-açúcar, o governo federal concede subsídio de 12 reais por tonelada de cana-de-açúcar para produtores afetados pela seca severa no Nordeste, região responsável por cerca de 10 por cento da produção brasileira. “A medida permite que o produtor aplique diretamente o recurso na lavoura, gerando aumento da competitividade”, explicou.
A inclusão do cacau no PGPM é também um dos pleitos dos produtores apresentados ao Mapa há cerca de um mês. Segundo Fontelles, para o preço mínimo, o critério utilizado é o custo variado de produção (semente, fertilizante), não entra nesse calculo os custos fixos, como terra. Segundo ele, “já existe um esboço sendo trabalhado no caso do cacau, mas no caso do sisal, no fundo será feito apenas uma atualização, porque já existe”, explicou.
Ainda segundo Fontelles, esta semana haverá uma conversa com a indústria para estimar a necessidade das processadoras e poder definir as tarifas de importação e o prazo do drawback, para o caso do cacau, com o objetivo de firmar um acordo entre o produtor e a indústria.

Prefeitos de cidades baianas são cassados pelos TRE

Os prefeitos das cidades baianas de Campo Formoso (distante a 400 km de Salvador) e Amélia Rodrigues (a 80 km da capital) foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), conforme informou a assessoria do órgão, nesta quarta-feira, 22.O diploma do prefeito de Campo Formoso, Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes (PSD), e o de seu vice, Eurico Soares do Nascimento, foi cassado após votação realizada pela manhã, na sede da Corte Eleitoral.Segundo o TRE, Adolfo, eleito em 2012, é suspeito de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação. A determinação é que seja realizada nova eleição no município. O órgão informou, também, que a decisão ainda pode ser contestada por meio de embargo de declaração ao próprio TRE ou através de recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).O afastamento do prefeito do cargo só poderá ocorrer após a publicação dos acórdãos (decisão do TRE) com os julgamentos dos eventuais embargos de declaração impetrados pela sua defesa.

APOIO PEC 37

Declaração do presidente nacional da OAB


Do presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado, ao comentar a decisão do Plenário da entidade que, ampla maioria, decidiu apoiar a PEC 37 que mantém o texto constitucional quanto à tarefa do Ministério Público e da Polícia nos inquéritos envolvendo desvios de recursos públicos: 

“A sociedade espera que o Ministério Público e a policia se unam no combate a impunidade.  O Ministério Público tem poder no inquérito, mas não tem poder de inquérito. O Ministério Público pode e deve colaborar, fiscalizar e controlar todos os inquéritos.  Possui o poder de requisitar a instauração do inquérito, de determinar à polícia que realize diligências e, mais, pode mandar que seja feito novo inquérito ou nova investigação complementar. Para fazer tal atividade de controle, o Ministério Público necessita se dedicar a essa função. Se o Ministério Público for realizar inquérito, quem irá fiscalizar a atividade policial? Qual tempo terá o Ministério Público para fiscalizar se ele estará ocupado em realizar parte dos inquéritos? 
A OAB entende que a campanha contra a impunidade será mais exitosa se o Ministério Público se concentrar e se dedicar ao controle dos inquéritos! A impunidade será beneficiada se os inquéritos foram feitos sem o controle do Ministério Público. A posição da OAB não é pautada por disputa de categorias pelo poder. Entendemos, como melhor para Brasil, para o sistema de inquérito e para o combate à impunidade, que os inquéritos devem ser realizados pela polícia e controlados pelo Ministério Público, como previsto na Constituição Federal”.
Por Ana Cláudia Guimarães – ancelmo.com

Beco Matarazzo

Do vereador tucano Andrea Matarazzo, sobrinho-neto do conde Francisco Matarazzo, que sonha em ser candidato a prefeito de São Paulo:
— O conde virou nome de avenida. Espero construir uma história política que me faça merecer pelo menos a Viela Andrea Matarazzo.
Modéstia, modéstia.

POR HOJE É SÓ. VOU GUARDAR A TESOURA, AGULHA E A Linha.
  
É. POde ser...
VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...