segunda-feira, 20 de maio de 2013


alhos & bugalhos

Leitura do Dia

Itajuípe - a grande virada

O Partido Socialista Brasileiro avança cada vez mais de uma eleição a outra, e em todo o país, Até por isso, era bom saber o que pensa o PSB de sua recente chegada ao Poder Executivo de Itajuípe. A senadora Lídice da Mata é líder nacional e estadual do PSB pela Bahia. Pode-o, pois, dizer a sua palavra sobre o assunto, ou talvez já tenha dito. E dá para imaginar o que ela disse ou tem a dize-lo. Para Lídice, a prefeita Gilka Badaró vem de uma família tradicional da cidade e era uma aliada do antigo senador ACM, Por isso a sua virada para o PSB representa uma atitude de muita coragem e lucidez. Arriscou aí todo o seu passado político e se fez basicamente compreender pelo eleitor, que a acompanhou na mudança. Foi, pois, por mérito da própria Gilka e do seu povo que Itajuípe conseguiu essa importante vitória. E o PSB na Bahia e no Brasil – está com Gilka e o seu povo.
Já o que a prefeita Gilka Badaró, que só a vimos em foto, vai fazer com a vontade das urnas, não dá sequer para imaginar. O que nos disseram por fora, em nada ajuda a apurar aquilo que ela pensa e sente sobre o Socialismo, como sistema econômico. Deu foi para atestar o seu caráter, a sua dignidade e a sua capacidade de gestão desde os tempos do senador ACM e até hoje. Mas é aí que bate o ponto O seu Partido Socialista Brasileiro, PSB, tem a obrigação de ajudá-la nessa nova missão. Por um lado, e se for o caso, passando lhe a visão econômica- social do socialismo do PSB, em termos sistêmicos. Por outro, garimpando em Salvador e Brasilia as verbas que Itajuípe talvez careça. De cofre (por hipótese) vazio, é que não dá para fazer a mudança que as apoiaram precisam.
Quanto ao Socialismo, ao que em linha gerais se sabe, nasceu com utopia (um sonho) e se tornou cientifico. O PSB por sua vez não pensa a sua política Socialista como a da antiga União Soviética ou a de Cuba. Nem a prefeita. Só que a abordagem do Socialismo Cientifico  à PSB, é ao mesmo tempo diferente  (da) e igual visão do antigo senador ACM. Como ele, o PSB está de acordo com o lucro e a propriedade privada, mas não ao jeito do mercado desregulado dele! Mudança essa que talvez vá requerer da eficaz Câmara de Vereadores local, uma Jurisprudência dos interesses sociais e privados. Ou por outra, as novas leis teriam de respeitar a atual intenção de votos da cidade. É que só assim pode haver a garantia de equilíbrio social.
A patrões, empregados e os demais.
Há ainda a cidade em si. Da nossa parte só a conhecemos em criança. Mas segundo informações que temos, se você gosta de ser bem tratado em uma comunidade, é só dar um pulinho a Itajuípe. Gente educada e eficaz na prestação de serviços (e não só) – é por lá. E segundo outra fonte: Gilka Badaró talvez vá se empenhar por um Turismo da Paz. Isto é onde a cidade, para que a vive e a visite, não seja um esgoto de poluição sonora, droga e violência, em forma de “diversão”. As festas religiosas e afins, a par com a cozinha local, estas, sim, dariam a Itajuípe uma convivência coletiva e sadia, em linha com o que o país mais precisa. Saúde, Respeito e Paz. O que conta da Pedagogia das Liberdades. Do PSB.
E no mais, é s[o esperar um tempinho. Até a prefeita, o vice-prefeito, o seu Secretariado e a Câmara se reorganizem como as casas do Poder local. Depois é só colaborar mais um pouco e receber em troca uma cidade ainda mais feliz e mais bonita. Se Deus quiser!
Luis Carlos Barreto – ex-jornalista do Diário de Noticias – Lisboa – Portugal.

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGARÁ BOATO SOBRE O FIM DO BOLSA FAMÍLIA

 
Agência Brasil - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A informação falsa de que só seria possível sacar o benefício até o dia 18 levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e há beneficiários perguntando se o Bolsa Família será suspenso ou cancelado.
A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS.
”A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal”, diz a nota da Caixa.
O calendário de pagamento está no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

ENEM 2013 JÁ TEM MAIS DE 2,7 MILHÕES DE INSCRITOS

 
O Ministério da Educação contabilizava, até a noite de sexya-feora, 17, mais de 2,7 milhões de inscritos na edição 2013 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que, pelo menos, 6 milhões de estudantes se inscrevam para fazer o exame neste ano.
No sul da Bahia, pelo menos duas instituições de ensino superior público vão utilizar as notas do Enem como forma de ingresso em seus cursos. Além da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a expectativa é que a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) comece a funcionar em 2014.
Nesta semana, o presidente da comissão de instalação da Ufesba, Naomar Almeida, divulgou nota em que recomendava aos interessados em estudar na instituição para que façam o Enem. O acesso é feito por meio de inscrição no Sistema Unificação de Seleção (Sisu).
GOIS DE PAPEL

Ponto final


Karl Marx (1818-1883) deve estar se revirando em seu túmulo no cemitério de Highgate, em Londres. É que o Museu do Comunismo, em Praga, veja só, funciona entre um... cassino e uma loja do McDonald’s.

POR HOJE É SÓ. VOU GUARDAR A TESOURA, AGULHA E A Linha.

VOU BATER O MARTELO... PONTO FINAL. (REDAÇÃO: O BOLSO DO ALFAIATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...