Receita do Dia <> Lambreta e caldo de Lambreta
– POSTED IN: COMIDA BAIANA
Quem não provou quer provar. Dizem até é afrodisíaco, que faz bem a alma e ao coração. Crendices a parte alambreta é um molusco que habita as águas salobras e lamacentas do mangue e um dos tira-gostos prediletos dos soteropolitanos.
As de tamanho médio e pequenao são as melhores , mas vale a pena se render as lambretas grandes, suculentas, que praticamente “pocam” na boca. Um comida indecente, gostosa, simples e de sabor peculiar. è praticamente um ritual comê-la: abre-se, pinga-se limão, um pouco de molho de pimenta e leva-se a boca para uma viagem solitária sem igual.
A lambreta é encontrada nos cardápios de Salvador e preparada de diversas maneiras: cozida com água de coco, vinho branco, refogada com alho e óleo, tem gente que inventa um monte e aja criatividade para prepará-la. Prefiro do modo simples e onde podemos ter uma experiência gastronomia sem igual.
E como já diz um trecho da letra da música “Voltar pra Bahia” de Os 3 do Nordeste:
“Longe, distante não consigo lhe esquecer
Daquela festa do Bomfim onde se brinca pra valer
Do caldinho de lambreta no mercado todo dia
Eu me acabo de saudades se eu não voltar pra Bahia
-Eu me acabo de saudades se eu não voltar pra Bahia”
Ingredientes para fazer a lambreta
Azeite doce
3 cebolas grandes picada
2 tomates cortados em pedaços rodelas grandes
1uma porção de coentro picado
4 xícaras de água
3dúzias de lambreta
Sal a gosto(coloque pouco, pois a lambreta já é salgada)
Como escolher as lambretas:
Escolha as de tamanho médio e confira para que venham fechadas. Elas geralmente vem cobertas de lama e areia, portanto, escovinha nas mãos e uma por uma vai-se esfregando a dita cuja. Eu te disse que é um ritual. Elas ficam claras, certifique-se de que toda a areia e lama foram retiradas.
Modo de Preparo
Numa panela grande com o azeite, coloque a água, os temperos, exceto o coentro, e deixe ferver Coloque a o coentro e a lambreta. Tampe a panela e deixe ferver até todas as conchas da lambreta abrirem. As lambretas abertas significa que estão prontas para ser saboreadas.
Sirva as lambretas em pratos rasos ou cumbucas de barro e o caldo em copos simples grossos ou canecas. Não esqueça da pimenta. Do molho de pimenta fresca. Nada de conserva, viu?!. Me conte o restante depois aqui no blog!!! Boa sorte!


Nenhum comentário:
Postar um comentário