sábado, 10 de outubro de 2009


Assista - 16.10.2009

Tv. Brasil

Sinfonia Fina – 23h30
Da Caatinga a Leipzig
Luiz Gonzaga e Bach

O programa desta sexta (16) mostra a vida e obra de Luiz Gonzaga e de Bach, dois símbolos da música internacional. Luiz Gonzaga, considerado o mestre da sanfona e símbolo da cultura nordestina, nasceu no sertão de Pernambuco e, desde cedo, aprendeu a tocar sanfona com seu pai. Em 1941, gravou seu primeiro disco solo, cuja música de sucesso foi Dança Mariquinha. A partir daí, iniciou sua carreira artística e ficou conhecido por todo Brasil como Rei do Baião. Ele influenciou vários compositores da chamada Moderna Música Nordestina, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fagner e outros.

Além disso, implantou no Brasil os ritmos e as batidas do xote e do baião. Ao todo, gravou 56 discos e compôs mais de 500 músicas. Entre as mais famosas estão Asa Branca, Vozes da Seca, A Triste Partida e Juazeiro.

Já Johann Sebastian Bach é considerado um dos maiores e mais influentes compositores de todos os tempos. Nascido na Alemanha, cresceu numa família de músicos profissionais. Como Luiz Gonzaga, também foi influenciado, desde jovem, pela música e aprendeu a tocar violino com o pai. Protestante, ingressou para o coral da Igreja de São Miguel de Lüneburg, aos 15 anos. Lá pode estudar literatura, teologia, línguas antigas e filosofia. Bach é um símbolo da música barroca e suas composições eram marcadas por complexas contraposições.

Ele também foi violinista na corte ducal de Weimar; organista na igreja de São Blásio, em Mühlhausen; compositor da corte do príncipe Leopold von Anhalt, de Cöthen e diretor de música da universidade da igreja de São Tomás, em Leipzig. Em 1749, perdeu a visão e morreu um ano depois. Com isso, muitas de suas composições ficaram inacabadas, como a Arte da Fuga. Outros sucessos do músico são Concertos de Brandenburgo , Paixão segundo São Mateus , Missa em si bemol menor e O cravo bem temperado.

A Orquestra Sinfônica Paulista, com regência de Adriano Machado, e o Coral Da Boca Pra Fora, regido por Cadmo Fausto, fazem apresentações em homenagem a esses dois grandes músicos.

Apresentação Anelis Assunção
Direção
Guga de Oliveira
Supervisão Musical
Antonio Carlos Neves Campos
Quarta-feira, às 00h
Sexta-feira, às 23h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...