A antiacademia amplia as atividades no Beco do Fuxico
O “ABC da Noite” recebe, nesta sexta-feira (20), às 18 horas, os membros-fundadores da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., a Alambique.
Às 19 horas, quando o Caboclo Alencar determinar o fechamento do boteco, os pretensos imortais rumarão em bando para outro boteco, o “Artigos para Beber”, onde serão recebido por José Eduardo.
Na condição de idealizador e fundador da nova academia, na falta de comendas, o jornalista Daniel Thame levará encomendas de brinde: um litro de cachaça tirada diretamente de um alambique em Itarantim e alguns charutos do Recôncavo.
No mais, como dizem os amigos de “sunpolo”, cada um paga a sua e a amizade continua.
Democrata de coturno, Daniel Thame vai logo avisando que a Alambique não tem cadeiras, a não ser cadeiras de bar. E nem tem patrono, apenas um presidente de honra, o catedrático e apreciador Luiz Inácio, democraticamente escolhido pela prerrogativa ditatorial de quem inventou esse troço.
Ouvido pela nossa reportagem, um dos candidatos a antiacadêmico diz que a imortalidade própria dos membros da Alambique não decorre da intelectualidade dos acadêmicos, mas por terem o corpo conservado no álcool.