Walmir Rosário
A edição do JORNAL AGORA desta quarta-feira (18) traz um editorial de primeira página assinado pelo diretor José Adervan de Oliveira, denunciando o cerceamento do trabalho do jornal pela coordenador da Polícia Civil de Itabuna, delegado Moisés Damasceno.
No editorial, intitulado “Cidade Insegura”, fica evidenciada a falência da segurança pública em Itabuna (o que não é diferente em toda a Bahia), com a população exposta aos bandidos que agem à solta em toda a cidade. O editorial ainda apresenta dados alarmantes, a exemplo do assassinato de 61 jovens de janeiro deste ano até a presente data.
Impotente no combate ao tráfico de drogas, principal vetor da falta de segurança, os delegados não admitem que os jornais noticiem os fatos como eles são. Os que não se enquadram ao jugo dos delegados não podem realizar o trabalho de reportagem no complexo policial de Itabuna,
Os delegados agem de forma arbitrária com jornalistas e radialistas – com a conivência de alguns deles –, em troca de informações privilegiadas. Com isso, as informações são triadas para chegar ao grande público. Quem não se submete a esse jogo são vistos como inimigos da polícia.
Para apresentar um curriculum com o “bom trabalho” realizado, delegados ignoram que não são eles e nem a corporação que irão diminuir a insegurança e sim a promoção de projetos e programas sociais. Apesar de terem conhecimento disso, o autoritarismo tolhe a liberdade de imprensa, joga a Constituição Federal no lixo.
O JORNAL AGORA que noticia os fatos e acontecimentos da insegurança pública é o mesmo que também defende mais recursos para o trabalho das policiais Civil e Militar, que não dispõem de pessoal especializado ou recursos materiais, a exemplo de combustíveis para o patrulhamento da cidade, feito através das viaturas.
Esta não é a primeira vez que o JORNAL AGORA sofre esse tipo de censura, de cerceamento do seu trabalho, apesar das garantias constitucionais. Antes, um outro delegado, Nelis Araújo, tentou intimidar a equipe do Agora, quando este jornalista exercia o cargo de editor-chefe, não logrando êxito. E os delegados continuarão passando por Itabuna e o JORNAL AGORA seguirá noticiando os fatos, denunciando as omissões, defendendo a comunidade.
Faz parte da vida em sociedade.
Jornalista, ex-deitor do Jornal Agora, advogado e editor do site ciadanoticia.com.br