segunda-feira, 30 de maio de 2011


Governo emparedado (Editorial)

Para ler a íntegra clique em Governo emparedado

O Globo
É preocupante a decisão da presidente Dilma Rousseff de cancelar a distribuição do kit anti-homofobia — sem discutir seu conteúdo —, uma cartilha elaborada por organizações não governamentais para ajudar a combater o preconceito contra homossexuais em escolas públicas.
Primeiro, porque o governo federal acabou por dar abrigo a um retrocesso na questão do combate ao sexismo, num momento em que se reproduzem, em diversos estados, manifestações de violência, física principalmente, motivadas pela intolerância sexual.
Segundo, porque, ao se dobrar a um grupo de pressão — no caso, a bancada evangélica no Congresso —, o Planalto deixou evidente que continua contaminado pelo clientelismo do toma lá dá cá da baixa política, marca dos governos do PT na relação com a base.
Dilma procurou justificar o veto com argumentos que disfarçam os reais motivos de sua decisão.
Também nesse aspecto o governo passou ao largo de uma discussão que poderia até ser enriquecedora — a qualidade do material a ela apresentado (de resto, fica a suspeita de que a presidente teria sido vítima de uma esperta pegadinha dos líderes evangélicos, ao examinar um kit que não corresponderia ao conteúdo dos cadernos a serem distribuídos).
Mas, embora seja mais um elemento a mostrar a maneira rasteira como a questão foi decidida em Brasília, este chega a ser um dado menor em comparação com a carga de estragos que o episódio da suspensão da cartilha contém, pontual e estrategicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...