Na sessão plenária desta terça-feira (24) da Câmara de Vereadores, os vereadores ilheenses traçaram um Raio X das administrações do ex-prefeito Jabes Ribeiro. A última gestão, segundo os vereadores, foi a mais desastrosa e inconsequente, retrocedendo a administração municipal e anulando todos os avanços conseguidos.
Em seu discurso, o vereador Marcus Flávio Rhem fez um relato completo das “maldades” que teriam sido praticadas pelo ex-prefeito, deixando o município em completa desordem econômica e financeira. Marcus Flávio também creditou ao ex-prefeito as atrocidades políticas e administrativas feitas pelo seu sucessor, responsabilizando-o pela inviabilização das futuras gestões.
Em um aparte concedido pelo vereador Marcus Flávio, seu colega Paulo Carqueija, solicitou que as acusações fossem feitas “dando nomes aos bois”, e fez questão de nominar o ex-prefeito Jabes Ribeiro como o autor das más-gestões de Ilhéus nos últimos tempos.
Para ser mais explícito, o vereador Paulo Carqueija afirmou que o responsável direto por Valderico Reis ter chegado à Prefeitura de Ilhéus foi Jabes Ribeiro, pois foi pelas suas mãos que o empresário dos transportes coletivos veio parar em Ilhéus. “Além disso, foi o próprio Jabes quem provocou as brigas com Valderico, transformando-o em seu principal adversário”, relatou.
Carqueija disse acreditar que Jabes Ribeiro deva ter planejado essa briga com o intuito de transformar Valderico, que não tinha nenhuma consistência política, em seu adversário, com a intenção de promover o seu retorno à Prefeitura. “Tudo foi feito de caso pensado, apostando no caos. Só que Jabes não contava que a era Valderico era apenas passageira e que o Governo Newton Lima realizaria mais em três anos do que ele em oito”, concluiu.
Por último, o vereador Zé Neguinho arrematou os discursos dizendo que Jabes Ribeiro representava o passado e que Ilhéus merece um prefeito que tenha a acrescentar e não diminuir, ainda mais, o desenvolvimento de Ilhéus