quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Estados e municípios vão receber 800 mil kits para tratamento de gripe suína

Agência Estado

Estados e municípios vão receber neste mês 800 mil kits para o tratamentos da influenza A (H1N1) gripe suína. A informação foi divulgada hoje (11/8) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante debate sobre a doença no plenário da Câmara dos Deputados.

Ao comentar as críticas sobre a distribuição do medicamento Tamiflu, Temporão afirmou que a recomendação de evitar o uso indiscriminado do remédio será mantida. Segundo ele, algumas pessoas vêm defendendo a banalização do uso do medicamento. É uma medida perigosa, disse, ao acrescentar que casos de resistência do vírus H1N1 ao Tamiflu já ocorreram em países como o Canadá e a China.

Sobre a indisponibilidade do remédio nas farmácias, ele garantiu que a decisão foi tomada pelo ministério em parceria com o laboratório produtor e que a medida é uma das recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, infelizmente, a automedicação é rotina. O cenário cultural cria problemas.

De acordo com o Ministério da Saúde, 178 países já foram afetados pela gripe suína, com um total de 162.380 casos confirmados. Mas o número, de acordo com Temporão, é subestimável, uma vez que muitos países incluindo o Brasil passaram a contar apenas os casos mais graves da doença.

Ainda temos pouca informação para prognósticos robustos [sobre a proliferação da doença]. Muitas perguntas ainda não têm respostas, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...