sexta-feira, 28 de agosto de 2009


Itabuna terá 21 vereadores em 2013

O número de vereadores em Itabuna deveria aumentar de 13 para até 21 ainda neste ano caso uma lei recém-aprovada na Comissão Especial da Cãmara Federal estivesse em vigor no ano passado.

A chamada "PEC dos Vereadores" foi aprovada nesta quinta-feira pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, mas ainda terá que ser aprovada em duas votações pelo plenário. Depois disso, sobe para o Senado, para outras duas votações.

Caso não sofra nenhuma alteração no Senado, ela irá para o presidente da República, que pode vetar a nova lei total ou parcialmente. Ou aprovar. Neste caso, alguns deputados consideram que poderia ser aplicada de imediato.

Mas tanto a maioria dos juristas, quanto o TSE e os ministros do STF consideram que a nova regra só poderá valer a partir das eleiçoes de 2012. Citam a enxurrada de ações que inundariam o STF se houver aplicação imediata.

Um exemplo simples diz respeito aos meses do mandato deste ano. Todas as leis e decretos aprovados pelas Câmaras em 2009 poderiam ter sua validade questionada na Justiça. As Mesas Diretoras teriam que sofrer nova eleição.

Além disso, os novos vereadores teriam direito a erceber todos os vencimentos e vantagens já pagos aos vereadores atuais. Além de Itabuna, a Câmara de Ilhéus também ganharia entre 6 e 8 novos vereadores.

Pela proposta, o país terá 8 mil novos vereadores, passando dos atuais 51.700 para 59.700. Os deputados também aprovaram a proposta que reduz os gastos com as Câmaras de 5% para 4,5% da arrecadação nos municípios com mais de 500 mil habitantes. (A Região – online)

Com estas modificações o município de Itajuípe terá 11 vereadores também em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...