segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


A ALAMBIQUE METE A COLHER (OU O COPO) NA GUERRA DE EGOS DA ALITA

Vai um chazinho de cana aí pra relaxar, irmãos de imortalidade?
A guerra de egos que explodiu na recém criada Academia de Letras de Itabuna (Alita), envolvendo o imortalmente e internacionalmente conhecido poeta Cyro de Mattos e o presidente da casa, excelentíssimo e imortalíssimo juiz Marcos Bandeira mostra o quão foi acertada a criação da Academia de Letras, Artes, Biritas, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc, a gloriosa  ALAMBIQUE.
Na diatribe de Cyro, sobrou até para o bispo Dom Ceslau e para o editor Agenor Gasparetto, sem contar com o time de pretensos imortais da equipe do Capitão Azevedo, alvejados pela língua ferina do poeta.
Pois na ALAMBIQUE, que tem este blogueiro como fundador e presidente vitalício e Walmir Rosário como vice igualmente vitalício (ambos imortalicios também), isso não acontecerá jamais.
Primeiro porque o regime é ditatorial. Quem discordar do presidente e do vice perde o direito à cachaça grátis.
Segundo, porque a ALAMBIQUE não tem sede, nem mobiliário, nem vestuário. Tem é sede de uma branquinha honesta, e isso a gente degusta num bom boteco e ultimamente na sala de José Adervan e seu farto estoque.
Terceiro porque, cá pra nós, tem gente se leva a sério demais.
E disso, embora imortais, a gente morre de rir.
Os pobres mortais que desejam conhecer os motivos das futricas na Alita pode acessar aqui o Pimenta Blog.

Aluga-se um partido - Paga-se bem
José Adervan - teimoso ou obstinado?
A cada dia que passa a política itabunense cria contornos dignos da desmoralização. E quem vivencia isso de perto é o outrora “glorioso” Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), responsável pelo soerguimento da economia e da política brasileira.
Os “tucanos” ficaram 10 no poder maior da República, com assento na Presidência (dois anos com Itamar Franco e oito com Fernando Henrique Cardoso), mas, pelo que se observa, continuam neófitos na política. Pelo menos no que concerne aos “tucanos” baianos.
Em Itabuna, os “tucanos”, ou quem se aboletou na legenda, despreza o poder e tenta alugar o partido ao prefeito Capitão Azevedo, do DEM. Se antes o prefeito alugou apenas um “puxadinho”, agora quer ocupar todo o “patrimônio” político do PSDB.
Desde a posse de Azevedo que o deputado estadual Augusto Castro “vende” seus préstimos ao prefeito. Não contente, quer entregar o partido inteiro, à custa de empregos para apaniguados (não precisa trabalhar), além de negócios outros, bastante lucrativos, por sinal.
Na esteira, eis que aparece outro “tucano”, esse reprovado nas urnas, João Almeida, ávido para fazer mais um “negocinho” com o prefeito Capitão Azevedo. Mas essas transações não envolvem coisas particulares e sim coisas e instituições públicas, todas conseguidas através do suado trabalho dos pobres contribuintes.
Mas a insistência do deputado estadual e do ex-deputado federal esbarra na teimosia de presidente do Diretório Municipal do PSDB, o jornalista José Adervan, que defende candidatura própria. O negócio de Adervan é promover o crescimento do partido, fazendo com que volte ao centro do poder.
Já o negócio dos deputados, atuais ou ex, é promover o crescimento individual (deles, claro), usando as benesses da máquina pública para tentar voltar a Brasília, do caso do ex, ou de permanecer na “crista da onda”, caso do estadual, não importando que preço pagar.
Quanto ao partido: simples, afundando um, muda para outro, de preferência que tenha condições de ser manobrado como o anterior.



CONDEMA APROVA CONSTRUÇÃO DO GBARBOS

Conselheiros deliberam pela liberação da obra
O Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) do Município de Ilhéus aprovou na tarde desta última quinta-feira (1º), durante reunião extraordinária realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, a licença ambiental da obra de construção de uma unidade do Hipermercado GBarbosa, na avenida Lomanto Júnior. De acordo com o presidente do Condema, José Nazal, a resolução do conselho será publicada no Jornal Oficial de Ilhéus, seguida da emissão do licenciamento por parte da Secretaria do Meio Ambiente, o que possibilitará a emissão do alvará de construção por meio das secretarias da Fazenda e do Planejamento.
Além de conselheiros, a reunião contou com a presença de representantes do Grupo GBarbosa e da Associação de Moradores da Sapetinga. Após a leitura dos pareceres da Secretaria do Meio Ambiente, da Câmara Técnica de Licenciamento e dos conselheiros que pediram vista do processo no último dia 14, durante reunião ordinária, foram iniciados os debates. Depois do saneamento das principais dúvidas, foi aprovado o acréscimo de novas condicionantes ao relatório final. Entre elas, a apresentação obrigatória de um projeto voltado para a redução dos ruídos causados pelo gerador de energia e pela câmara frigorífica. Também foram transformados em condicionantes os projetos de solução viária para o acesso dos clientes e para o processo de carga e descarga, de aproveitamento das águas pluviais e de contratação de, no mínimo, 80% da mão de obra ilheense.
Criado nos termos da Lei nº 2.853, de 11 de maio de 2000, o Condema é um órgão deliberativo e formulador da política municipal de meio ambiente, nas áreas da preservação, conservação e recuperação ambiental. O órgão integra os sistemas Nacional (Sisnama) e Estadual de Meio Ambiente, com o apoio dos serviços administrativos da Prefeitura Municipal de Ilhéus.
Já o Grupo GBarbosa, considerado uma das maiores redes de supermercado do Nordeste, foi fundado em julho de 1955 no Estado de Sergipe pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa. Consolidando-se como a quarta maior rede varejista do país, entre 2008 e 2010, o GBarbosa acelerou seu processo de expansão, inaugurando novas unidades. Em 2011, a rede deu continuidade ao crescimento e se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais quatro lojas no formato supermercado. Atualmente, empregando cerca de 12 mil pessoas, o grupo acumula mais de 150 estabelecimentos, distribuídos entre Supermercados, Eletro Shows e Farmácias nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...