terça-feira, 6 de dezembro de 2011


HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE CARLOS MARIGHELLA

Do. blogdogusmao
Este homem morreu pelo Brasil.
Este homem morreu pelo Brasil.

“Os que assumem a grave responsabilidade de combater pelo interesse de todos tornam-se símbolos e constituem patrimônio coletivo. Carlos Marighella deu a vida pelos oprimidos, os excluídos, os sedentos de justiça. Ao fazê-lo, transcendeu a sua própria opção partidária e se projetou na posteridade como voz dos que não se conformam com a iniqüidade social”.

Antonio Candido.

Hoje, dia 05 de dezembro de 2011, a história nos lembra os 100 anos de um verdadeiro herói do povo brasileiro, assassinado no dia 04 de novembro 1969. Um homem e “mulato baiano”, indignado, inquieto, que escreveu: “É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer”.

Carlos Marighella dedicou toda a sua vida ao combate à injustiça social. É certo que tenha cometido erros, como qualquer ser humano, porém, nunca perdeu a coerência de herói. Ao saber das atrocidades cometidas por Stalin (seu ídolo e referência obrigatória aos comunistas), após a divulgação do relatório Krushev em 1956, chorou copiosamente de decepção e constrangimento.

Vivemos uma época em que as lutas pelas causas coletivas estão cedendo lugar aos interesses pessoais. Ler sobre a vida de Marighella nos possibilita uma reflexão profunda, que vai de encontro a esta tendência.

Abaixo, texto do site www.carlos.marighella.nom.br.

Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...