quinta-feira, 10 de março de 2011



Parlamentares colocam implantação de ferrovia no centro de debates
 
A deputada Ângela Sousa propôs a realização de audiência pública para debater o tema


A implantação da Ferrovia Oeste-Leste e do complexo Intermodal Porto Sul deu a tônica da 2a reunião ordinária da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que ocorreu ontem. O colegiado aprovou por unanimidade o requerimento da presidente da comissão, a deputada Ângela Sousa (PSC), que solicitou a realização de audiência pública conjunta dessa comissão com a Comissão Especial do Complexo Intermodal e Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Porto Sul.
"Esta audiência será extremamente importante, pois precisamos saber como está o andamento de uma das mais importantes obras para desenvolvimento do estado. Precisamos unir forças. Vamos convidar vários segmentos e o governador Jaques Wagner para somarmos nesta luta", enfatizou Ângela. Para o parlamentar Cacá Leão (PP), os entes federais devem estar presentes. "Vamos pedir apoio a nossa presidenta Dilma Rousseff, mais agilidade. Esta obra é primordial para o estado", frisou.
Este pensamento foi corroborado e ampliado por vários oradores. Maria Del Carmem (PT), por exemplo, ressaltou a necessidade de chamar ao debate as entidades envolvidas com o meio ambiente e o Ibama, para que as questões das licenças ambientais sejam discutidas. Rosemberg Pinto lembrou da participação decisiva do Ministério Público nestas grandes obras.
Neste sentido, o deputado Augusto Castro (PSDB) informou que o Ministério Público deve entrar com a suspensão da obra, no trecho conhecido como Ponta da Tulha, em decorrência de um parecer técnico apresentado pelo Ibama. "Precisamos saber qual o verdadeiro teor deste parecer", enfatizou Castro. A vice-presidente do colegiado, a comunista Kelly Magalhães, disse que estes problemas não só atrasam as obras, mas também atravancam o desenvolvimento dos municípios e, por consequência, a vida das pessoas.
"Sabemos o quanto é importante a preservação da natureza. De maneira nenhuma nos opomos a isso. Mas é preciso buscar o desenvolvimento sustentável; buscar uma harmonia para que as pessoas ganhem o direito de viver com dignidade e equidade social", conclui Ângela.
SUBCOMISSÃO
Na reunião de ontem também foram escolhidos a coordenação e os membros que integrarão a subcomissão especial de desenvolvimento urbano e de acompanhamento para a Copa de 2014. A coordenação ficou com a deputada Maria Del Carmem, que propôs a criação, tendo como membros os deputados Augusto Castro, Rosemberg Pinto e Cacá Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois dos coronéis e da bruxa, o cacau entra na era do chocolate

alhos & bugalhos Depois dos coronéis e da bruxa, o cacau entra na era do chocolate Fenagro é palco de anúncios sobre o sucesso inter...