terça-feira, 22 de março de 2011


Pra que tanta segurança?

                                                    Antonio Nunes de Souza*
Fiquei estarrecido com as precauções na segurança do Presidente Obama ao Brasil, já que em nosso país um afro-descendente passa completamente despercebido pelas nossas ruas e avenidas, uma vez que somos uma nação de mestiços e estamos habituados a ver com o maior carinho e admiração, um negro charmoso tranquilamente transitando.
Imagine vocês o custo absurdo do deslocamento de mais de três mil homens de todas as forças armadas, duas centenas de seguranças pessoais, trinta e um carros blindados vindo dos States, fora a grande revoada de helicópteros e caças que estrelam no céu Brasiliense. Os cães treinados e os equipamentos detectores de armas e bombas eu nem vou falar, pois é fichinha em função do grande aparato digno de uma guerra classe média ou uma modésta invasão territorial.
Sinceramente, se tivessem me consultado sobre o assunto, mesmo não sendo especializado na área de segurança nacional, teria apresentado um plano que seria imbatível e, além fazer a alegria do povo brasileiro, deixaria a família Obama tranqüila e desfrutando as belezas tupiniquins!
Embora não haja mais condições de ser aproveitado, vou expor o meu plano, pois, quem sabe, alguém do Itamaraty pode anotar e em outra viagem aplicá-lo tranquilamente:
a)      Mandaria uma ala do Olodum e outra da Banda Didá para a Casa Branca com a antecedência de 30 dias, que seria para ensinar ao brother Bara (lógico que ele já seria tratado assim pelos baianos) a tocar o bumbo e fazer evoluções com o tambor e as vaquetas. Já Didá seria encarregada de treinar Michelle e as meninas as variadas danças, principalmente o rebolation e a do Super-men.
b)      Após essa primeira fase, no dia da vinda esta seria em um avião de carreira normal e, para os passageiros, seria apenas o retorno de duas bandas baianas depois de uma apresentação na terra de Tio Sam. Com certeza, no meio dos nossos queridos afros, eles não seriam identificados.
c)      Chegando a Brasília iriam todos em um ônibus para a Granja do Torto, onde a presidenta Dilma vestida de baiana estaria esperando todos na porta para amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no pulso os ilustres visitantes e, o ex presidente Lulla, disfarçado de Jorge Portugal, cantaria  “A massa” acompanhado pelo conjunto de pagode de Ronaldinho Gaúcho.
d)      Depois das rasgações de sedas (é o cara pra lá, é o cara pra cá, a primeira presidenta, etc.), partiriam para trocar de roupas, colocando algo mais formal para seguir em direção ao Itamaraty para a apresentação oficial.
e)      E, seguindo o nosso protocolo brasileiro, Neguinho da Beija-flor, da sacada daria seu famoso grito de guerra: OLHE O OBAMA AQUI GENTE!!!
f)      Milhares de pessoas estariam ocupando os gramados em frente e aplaudiriam freneticamente o famoso presidente americano, que faria o seu discurso, arrancando coros e gritos de alegria pelo inusitado e importante acontecimento.
g)      Terminada essa parte oficial e as conversas de interesses financeiros e econômicos, seguiriam para o hotel para descansar um pouco e partir para o almoço, regado a uma boa caipirinha nacional preparada pelos experientes barmens da Granja do Torto!
h)      Depois de se familiarizar e ver que o nosso povo é do bem e da paz, a comitiva já estaria tranqüila e, seguindo para o Rio, Obama já poderia, sem aparato nenhum, fazer o seu discurso no Sambódromo, logo após o desfile da escola campeã de 2011. Logo em seguida, seguiriam para o Cristo e voltariam para a visita a comunidade da Cidade de Deus. Sendo que lá, todos já totalmente descontraídos e tranqüilos, haveria uma apresentação do Olodum e Didá e, para o delírio de todos, a família Obama participaria mostrando que aprenderam as lições e que se sentiam um pouco brasileiros.
i)        Sendo essa a última etapa da viagem, todos seguiriam diretos para o aeroporto, voando cheios de saudades.

Tenho convicção absoluta que não teria problema nenhum, seria uma grande economia de dólares e reais, mais alegria para os brasileiros e, quando Obama chegasse aos Estados Unidos e a mídia perguntasse como foi a viagem ao Brasil, ele responderia alto e bom som, com uma expressão bem nossa: FOI DO CARALHO!!!
*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...