segunda-feira, 23 de novembro de 2009


AL debate PEC dos policiais
O deputado socialista Capitão Tadeu, que comanda a Subcomissão de Segurança Pública, informou que a mobilização ''está muito grande na Bahia'' Parlamentares e representantes das polícias lotaram o plenário para reivindicar melhorias


A força tarefa para fortalecer a reivindicação para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que vem rodando o Brasil, teve sua etapa baiana, ontem, durante audiência pública realizada pela Subcomissão de Segurança Pública e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Capitão Tadeu (PSB). A proposta pretende equiparar os salários dos policiais de todo o Brasil aos do Distrito Federal.
Esta foi a 37ª das 40 audiências públicas previstas para serem realizadas antes da PEC 300 ser colocada para votação no Congresso. A próxima cidade a ser visitada pela caravana será Fortaleza (CE). Estiveram presentes deputados estaduais baianos e de outros estados, além de deputados federais e policiais militares de Salvador e interior da Bahia, como as cidades de Barreiras, Feira de Santana e Caravelas.
"A mobilização está muito grande e a Polícia Militar da Bahia deu seu exemplo de que está firme no apoio a esta proposta", avaliou o deputado Capitão Tadeu. Para ele, a presença de deputados federais nas discussões é fundamental porque o processo de aprovação da proposta será feito via acordo de líderes.
O deputado federal Colbert Martins (PMDB), responsável pela solicitação para que uma das audiências fosse realizada em Salvador, lembrou que estes eventos têm demonstrado a força dos militares. Daniel Almeida, líder do PC do B no Congresso, lembrou que este é um bom momento para esta discussão, uma vez que se tem discutido reajuste de salários para diversas categorias, como professores e agentes de combate a endemias.

LUTA

Em um discurso inflamado, o deputado distrital Cabo Patrício conclamou os policiais a participarem do primeiro Dia Nacional de Greve dos Policiais Militares, que, segundo ele, está marcado para o próximo 1º de abril. "Nossos companheiros, que são acostumados a enfrentar o fogo nas ruas em defesa da sociedade, vamos saber enfrentar o governo", disse.
Deputados estaduais baianos da bancada de oposição utilizaram a tribuna para manifestar apoio à causa e aproveitaram a oportunidade para criticar a atuação do governo do Estado na área de segurança pública. Gaban (DEM) criticou o baixo índice de investimentos no setor. Segundo ele, o estado do Ceará, que tem metade da arrecadação por ICMS, investiu em frota nova de viaturas e na compra de coletes à prova de balas. "E lá foram novos", ressaltou
O deputado Heraldo Rocha (DEM) disse que a bancada de oposição vai exigir o remanejamento de verbas estaduais, da publicidade para a segurança pública. "Quando o Estado gasta 64 milhões em publicidade e 14 milhões em segurança pública, esta é uma questão de gestão", disse, ressaltando os números de homicídios do último final de semana e o número de policiais mortos este ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...