quinta-feira, 12 de novembro de 2009


Caso Leal lembrado na Argentina

O assassinato do jornalista Manoel Leal de Oliveira voltou a ser debatido pela SIP, Sociedade Interamericana de Imprensa. O nome do jornalista itabunense foi citado em uma resolução da entidade num evento em Buenos Aires, Argentina.

Na 66ª Assembléia-Geral, os dirigentes da SIP lembraram que Manoel Leal foi executado com seis tiros, em janeiro de 1998 e o governo da Bahia não coordenou corretamente as investigações na época. Por isso, deve ser responsabilizado.

Manoel Leal foi assassinato no período em que fazia graves denúncias contra o então prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e o delegado Gilson Prata. A cada semana, o jornalista publicava, no jornal A Região, a relação suspeita entre Gomes e Prata.

No encerramento da Assembléia-Geral, os representantes da Sociedade Interamericana de Imprensa também apresentaram um relatório que aponta uma ação de governos na América Latina para tentar controlar a imprensa.

Além disso, em uma das resoluções, a SIP pede ao Senado e à Câmara dos Deputados do Brasil que seja preservado o acordo que não exige o diploma de jornalista para o exercício da profissão no país. (Jornal ARegião - online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...