quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Nesta quarta INSS deposita benefícios com final 2
Crédito inclui segunda parcela do 13º salário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga, a partir desta quarta-feira (25), os benefícios de novembro para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão de benefícios com final 2, excetuando-se o dígito. Na folha de novembro também está sendo creditada a segunda parcela do 13º salário.

No total, esta parcela representa uma injeção extra de R$ 8,234 bilhões na economia. Os beneficiários podem consultar o extrato mensal de pagamento, já disponível na página do Ministério da Previdência Social na internet, para conferir os valores pagos e os descontos efetuados. O desconto do Imposto de Renda sobre o 13º salário, embora seja calculado sobre o valor total recebido, é feito apenas no recebimento da segunda parcela.

Até o dia 30 de novembro serão pagos os benefícios de quem ganha até um salário mínimo e têm cartão de benefício com final de 1 a 5. De 1º a 7 de dezembro poderão sacar os segurados que ganham acima do mínimo e o restante dos que recebem o piso previdenciário.

Valores - Os segurados que começaram a receber benefício depois de janeiro têm direito ao 13º salário proporcional. Nesses casos ele é calculado de acordo com o período e a segunda parcela será menor que 50%.

É a quarta vez que a Previdência paga a gratificação natalina em duas parcelas. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. O acordo prevê que a antecipação do 13º seja mantida até 2010, último ano do governo do presidente Lula.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...