quarta-feira, 8 de julho de 2009

Petrobrás apoia projetos da APA da Lagoa

A Petrobrás está apoiando uma série de projetos na APA (Área de Proteção Ambiental) Lagoa Encantada e Rio Almada, como forma de compensação da obra do gasoduto Sudeste-Nordeste, que passará por municípios do sul da Bahia.

Os projetos foram propostos pelo Conselho Gestor da APA, que reúne 30 entidades governamentais e da sociedade civil, em atividade desde 2002.

A organização ABARÁ (Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais) está realizando várias ações que integram o projeto "Fortalecimento da Gestão Ambiental", envolvendo cursos de capacitação para os conselheiros.

Também é feita orientação para a regulamentação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e criação de Fundos Municipais de Meio Ambiente, além de atividades de educação ambiental nos sete municípios que integram a APA.

São eles Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Barro Preto, Itajuipe, Coaraci e Almadina. O projeto tem realizado reuniões do Conselho Gestor e cursos de gestão ambiental nesses municípios.

Ele promove vivências ambientais na Lagoa Encantada, atividades de comunicação, documentação, arte e educação ambiental nas comunidades. Também viabilizou a doação de equipamentos de informática para os conselhos municipais.

Mais 12 projetos apresentados por diversas instituições que compõem o Conselho Gestor da APA e Conselhos Municipais de Meio Ambiente estão sendo avaliados pela Petrobrás.

Entre as propostas, estão a construção de sedes para o conselho municipal e um centro de capacitação ambiental. Em Ilhéus estão previstos projetos na Colônia de Pescadores Z34, Vilas de Juerana e Areias. (Jornal A Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe

alhos & bugalhos Alunos andam 5km até ônibus escolar em Itajuípe A vida do estudante da zona rural não é fácil. Muitas vezes, as dificul...