Menos um prédio histórico em Itabuna, uma cidade sem qualquer memória
O prédio do antigo Colégio Divina Providência está com seus dias contados. Toda sua estrutura – tombada pelo município em 2008 – deverá ser demolida dentro de pouquíssimo tempo para dar lugar a um estabelecimento comercial qualquer.
Para isso, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e o secretário de Assuntos Governamentais, Carlos Burgos, elaboraram e publicaram o Decreto Nº 9.387, de 11 de abril de 2011, que constitui uma comissão “composta dos servidores municipais a seguir nominados: JOSÉ SIDENILTON DE JESUS PEREIA – Diretor do Departamento Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/Procuradoria-geral do Município; CARLOS VELOSO LEAHY – Secretário de Indústria, Comércio e Turismo e VENERANDA ANDRADE SANTOS – Advogada/Secretaria Municipal de Administração, para, sob a presidência do primeiro, procederem o estudo e posterior retificação dos atos de tombamento do prédio situado na Rua São Vicente de Paula, nº 152, Centro, nesta Cidade de Itabuna, onde funcionou o Colégio Divina Providência, declarado tombado através do Decreto nº 8.171-A, de 29 de dezembro de 2008.para os fins que indica e, dá outras providências”.
A dita comissão tem a “encomenda” de encontrar meios legais para promover o DESTOMBAMENTO do prédio do antigo Colégio Divina Providência. A criação da comissão atende pedido da empresa, que pretende “tombar”, de forma literal, toda a estrutura predial histórica.
O Colégio Divina Providência foi responsável pela educação formal de milhares de alunos, hoje, em grande maioria pessoas de destaque em Itabuna e ocupando cargos importantes em todo o Brasil. A primeira tentativa de promover o destombamento provocou a reação de parte da população itabunense, entre eles o advogado Allah Góes (clique aqui para ler o artigo), que escreveu um artigo contrário ao destombamento.
Um dos últimos atos do ex-prefeito Fernando Gomes, em dezembro de 2008, foi o Decreto Municipal nº 8.171/2008, que declarou o prédio do Colégio Divina Providência como Patrimônio Histórico e Cultural de Itabuna, o que representou o primeiro passo para o seu tombamento.
À época, o secretário de Governo da Prefeitura de Itabuna, Luiz Fernando Guarnieri, cuidou pessoalmente das ações, para que ficasse garantida a preservação de um dos poucos patrimônios históricos da cidade. E assim foi feito, garantido sobrevida ao prédio, ameaçado de ser demolido para dar lugar a um estabelecimento comercial qualquer.
Leia no neste link ou abaixo o teor do decreto do prefeito:
+ LEIA MAIS »
www.ciadanoticia.com.br